Fazendo uma caixa com 2 x 12

    Autor Mensagem
    meiomundo
    Veterano
    # fev/04


    Tenho um Meteoro Classic Deluxe V8 e estou pensando em fazer (ou mandar fazer) uma caixa com 2 falantes de 12" para usar com ele, que tem 1 x 12". Existe um plug P10 para ligar o falante no amp, então imagino que seja só ligar a caixa ali e está ok, desde que a impendância seja a correta. Alguém saberia me explicar melhor como isso funciona e que tipo de problema eu posso ter?

    Abraço e valeu.

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    se a impedancia for menor, vc vai queimar o power do teu amp e se for maoir num lembro o q acontece

    meiomundo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    crowley666
    Talvez queime os falantes. Valeu.

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    meiomundo
    era alguma coisa assim, o MKazan sabe

    kaskudo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    o power dele é valvula ou transistor?

    caiohleal
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    kaskudo
    esse ampli é total valvulado

    meiomundo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    kaskudo
    O meu? É todo valvulado sim.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    se a impedancia for mais baixa que a especificada, pode queimar Falante, Válvula de power e/ou transformador.

    se a impedancia for mais alta, pode queimar transformador e/ou válvula de power.

    e sim, é só plugar a caixa ali.
    você quer dois falantes. qual a impedancia de saída do amp? e qual a impedancia dos falantes? (se é q vc ja comprou os falantes)

    meiomundo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    MKazan
    Não não comprei nada, estou estudando a possibilidade.

    qual a impedancia de saída do amp?
    Pois é, não sei. No manual dele não diz, mas acho que são 8 ohms, pois é o que diz no manual do Fender Blues Junior, do qual tenho quase certeza que ele é réplica (pela posição dos controles, idênticos, tipo e posição das válvulas, contatos, tudo).
    Ou seja, se a impedância estiver erra eu me f...

    Como eu poderia chegar nisso usando 2 falantes de 12"? Se os falantes forem de 8ohms ligo-os em paralelo?

    Vocês conhecem algum bom falante nacional para essa aplicação? O que vem no Meteoro (não sei a marca) é bem bom, bons graves, etc. Li que o Selenium 12PW3 é indicado, mas não dá graves tão proeminentes e eu sou um viciado em graves abundantes.

    valeu a força!

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    meiomundo
    ser replica, não implica em mesma impedancia de saída. podem ter usado um trafo diferente na saída dele. descubra qual é essa impedancia. pode ter escrito no manual, na trazeida do amp, no falante q vem nele...

    bom, se os dois falantes forem de 8ohms, não tem como chegar em 8, ligando em séie vc teria 16 e ligando em paralelo vc teria 4.

    se os falantes forem de 4, aí vc liga em série e vai dar 8.

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    pega dois falantes de 16 ohms .. da mais som... quanto menos mais fraco ... pelo menos eu ouvi isso de um cara..

    eu precisava de uma caixa com 2x12 com 4 ohms cada mas um amigo meu disse q nao vira pq nessa impedancia o falante fica fraco...

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    silvio_rp
    quanto menos mais fraco
    lenda pura, não tem nada a ver.

    a "força" do falante depende da potência que ele aguenta e de um parametro chamado de "Sensibilidade".

    netolespaul
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    meiomundo
    Sei que o tópico já morreu há muito tempo, mas é que eu adquiri tb um meteoro V8 e não sei qual é a impedância. Como o pessoal da METEORO não resolveu minha dúvida, via email, quero perguntar: descobriu a impedância? Conseguiu a caixa de extensão?
    Valew

    b0fh
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    netolespaul
    como a merdeoro usa falantes nacionais, tem 90% de chance de que um amp com um falante só tenha saída de 8 ohms.

    Agora, deve dar pra ligar na boa uma cx 2x12 de 4 ohms nele. Ligada em 16 ohms não recomendo, pode dar uns arcos no trafo de saída.

    sds

    netolespaul
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    b0fh
    Mas se a impedância da caixa for menor do que a da saída do amp não pode dar pau nas válvulas?
    Valeu!

    Randy78
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    qualquer medida de caixa serve ou é preciso respeitar um padrão para 2x12?

    ramaione
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Randy78
    acho q tem q caber os falantes, só isso... hiauhiauhaihuiahuihaiuih
    ah, isso se for open back... se for fechada tem umas frescuras

    netolespaul
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    valeu galera. O pessoal da METEORO me mandou um e-mail, dizendo que a impedância realmente é de 8 ohms. Pode ser usado, então, com qualquer caixa de 8 ohms, por exemplo, aquela que acompanha o head MHA 2000.

    Randy78
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    comprei um programa pra fazer caixas de som e tava lendo lá que pra cada falante tem uma medida diferente a caixa, mas já aprendi a fazer os cálculos e escolher a madeira.

    barci
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Voltando ao assunto....
    Vc pode ocmprar uam caixa 2x12" do Falcon 50G que é meu amp, ai ficará um som muito parecido com ele. Poiso circuito e semelhante e não é baseado no Fender não e sim no Circuito do Mesa (qual nao sei) o que a Meteoro faz e um pré diferente, no meu Falcon nao tem distorção e sim um botao de ganho (FAT) que nao distorce como um pedal, apenas satura a valvula.

    Meu cabecote tem saida 4 e 8 ohms. A caixa e de 4 ohms.
    Não é bom descasar as impedencias.

    Randy78
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    barci
    já vi dessa caixa pra vender e achei bem barata até, tava uns 750,00, os falantes dela são bons? ela é fechada atras?

    barci
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Randy78
    diz a lenda que sao arlen ... mas sao feitos sob especificação da meteoro... Sima caixa é fechado.. Acho o grave muito foda.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazendo uma caixa com 2 x 12