Ligar amplificador em pc por line out ou pela entrada de fone?

    Autor Mensagem
    Jaunzera
    Membro Novato
    # 05/out/22 21:28


    Olha, eu pesquisei em tudo quanto é fórum aqui, mas nenhum explica muito bem o que deve ser feito. A questão é que eu queria microfonar minha guitarra, mas sem ligar direto no Pc, até porque sem pre-amp o som fica simplesmente horrível e com um chiado do demônio.

    Eu queria saber se dá pra ligar o amplificador no pc. Na parte de trás, ele tem 3 jack inputs: Send, Return e Line Output.

    Eu tenho um cabo p10/p2, que fiz justamente pra usar a guitarra no pc, mas depois de testar e ouvir o chiado eu simplesmente desisti.

    Bem, meu pc tem uma entrada de linha (creio que seja essa azul). Eu ligaria ele no meu amplificador? Num dá problema não?

    E porque dá problema se ligar a entrada de fone do amplificador no pc?

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 05/out/22 22:11
    · votar


    Pelo o que eu entendi você quer gravar seu amplificador em linha... Já digo que o que você pretende fazer é gambiarra, vai ter chiado mas até que funciona. Liga o cabo no line out do amp e no mic in do pc.
    Se quiser algo um pouco mais decente, compre uma Interface de áudio e ligue a guitarra diretamente nela. Você pode emular amps e tudo mais em um software qualquer de pc.
    Caso queira gravar exatamente o que sai do seu amp, vai precisar de um microfone e uma interface de audio, vai sair caro.

    Ningen
    Veterano
    # 06/out/22 01:57 · Editado por: Ningen
    · votar


    Jaunzera

    Cara, se seu amplificador tem LINE OUT e o pc tem LINE IN não tem o que dar errado por motivos até meio óbvios. Espeta um no outro e seja feliz.

    Jaunzera
    Membro Novato
    # 06/out/22 09:26
    · votar


    guilherminhoGOD
    vai ter chiado mas até que funciona
    Aaah, acho que não tem mais chiado do que se eu ligar a guitarra direto no pc, não. Serio, ainda mais por ser single coil, o som fica simplesmente horrível.
    Se quiser algo um pouco mais decente, compre uma Interface de áudio e ligue a guitarra diretamente nela. Você pode emular amps e tudo mais em um software qualquer de pc.
    Então cara, o problema são questões monetárias ???? Se eu tivesse dinheiro, eu já teria comprado uma interface de áudio (obviamente uma que fizesse o dinheiro valer a pena, não uma dessas de 100 reais).


    Ningen

    Cara, se seu amplificador tem LINE OUT e o pc tem LINE IN não tem o que dar errado por motivos até meio óbvios. Espeta um no outro e seja feliz.


    É que, por mais que eu pesquise, eu não encontro ninguém que tenha feito desse jeito, entende? Sempre tá ligando o Line out do amp numa interface, e depois a interface no pc.

    JJJ
    Veterano
    # 06/out/22 10:52 · Editado por: JJJ
    · votar


    Jaunzera
    É que, por mais que eu pesquise, eu não encontro ninguém que tenha feito desse jeito, entende? Sempre tá ligando o Line out do amp numa interface, e depois a interface no pc.

    É que o seu "line in" do pc faz o papel da interface. Na verdade é uma placa de som interna (direto na placa mãe), provavelmente da Realtek, que equipa 99% das placas mãe por aí. Claro que a qualidade do som de uma interface dedicada costuma ser melhor, ter mais recursos e tal, mas a função de "line in" é a mesma, nos dois casos. O que a sua placa interna não tem é uma entrada hi-z (alta impedância), específica para guitarra/baixo. Por isso a sua gambiarra de p10/p2 ficou ruim. Mas se você tem uma saída "line out" do ampli, a impedância dela - em tese - casa com o "line in" da placa mãe.

    guilherminhoGOD
    Membro Novato
    # 06/out/22 11:29
    · votar


    Jaunzera

    sobre a questão do chiado, você pode diminuir um pouco com blindagem e aterramento do seu ampli/guitarra.

    Fiz a blindagem na minha tele com fita de cobre e gastei uns 50 reais no rolo, so que sobrou 2/3 dele kkk vale muito a pena e o ruído de fato diminui muuuito

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 10/out/22 14:08
    · votar


    Numa situação assim use a saída de linha. Eu uma vez usei a saida de fone de ouvido do meu amplificador e liguei na entrada mic do notebook, e queimou a placa de áudio do meu computador. Maior prejuízo, então tome bastante cuidado.

    foca2
    Membro Novato
    # 15/out/22 14:16 · Editado por: foca2
    · votar


    Jaunzera
    Então cara, o problema são questões monetárias ???? Se eu tivesse dinheiro, eu já teria comprado uma interface de áudio (obviamente uma que fizesse o dinheiro valer a pena, não uma dessas de 100 reais).

    Então...

    Não queria te desanimar, mas mesmo essas interfaces de 60 reais do MercadoLivre, por piores que sejam, são 100x melhores do que a placa de som de PC. Pelo menos elas são feitas pra guitarra.

    Não é simplesmente uma questão de funcionar, é uma questão de que a placa de som do PC não lida bem com as voltagem que sai de pedais e amplis (vai distorcer), tem headroom baixo, portanto tem ruído pra caralho (pq vc vai ter que diminuir o volume de saída), o aterramento é todo ruim (ou seja, mais ruido) e vc provavelmente vai ter perda de frequência se a saída e a entrada não forem feitas pra funcionarem juntas.

    Você pode até conseguir tirar algum som na placa do PC, mas vai ser um som merda que você vai gastar horas tentando melhorar e não vai conseguir. Vai tentar jogar efeito pra mixar e vai ficar lixo.

    Sem falar na latência, que provavelmente vai ser alta e vai precisar de altas gambiarras pra funcionar legal.

    Eu pessoalmente desistiria de gravar com a placa do PC, simplesmente porque não vale a pena, sob hipótese nenhuma.

    Pega uma interface de 65 pra treinar e vende depois. Ou pega uma Behringer UM2 por uns 400 reais, ela é boazinha.

    Fora isso, vale mais a pena gravar botando o celular na frente do amplificador... e eu não estou exagerando.

    Ramsay
    Veterano
    # 21/out/22 23:04
    · votar


    Jaunzera
    O mais correto é ligar o Line Output do amplificador no Line in (Line input) do PC via cabo p10/p2.
    Melhor que isso só com interface USB.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar amplificador em pc por line out ou pela entrada de fone?