Trafo de Saída foi pro saco

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # 13/ago/22 00:31


    Pois é, hoje, quando puxei a ponta do plug P10 que liga um valvulado a uma caixa, a cobertura do plug se esfacelou na minha mão.
    Então, resolvi trocar o plug por um outro mais antigo que possuo e aparentemente mais confiável.

    Só que eu me dei mal, porque a cobertura quando rosqueada causava um curto entre os 2 contatos (tip e terra) que eu não testei.

    Daí eu liguei o valvulado, não saiu som nenhum e no máximo uns 20 segundos depois eu o desliguei.

    Então, utilizando um novo cabo eu liguei o valvulado e ele funcionou, mas, após um curto tempo, de repente, a potência do som caiu muito, tipo de 50W para 1W ou menos e o volume diminuiu muito.

    Daí o que eu pergunto é: será que os 20 segundos que o transformador de saída ficou com o secundário em curto são suficientes para colocar espiras em curto no primário a ponto de o som só sair muito baixo e degradado??

    É verdade que esse transformador de saída (há uns 8 anos atrás) já tinha sobrevivido (apesar do cheiro de esmalte aquecido que deu) ao pipoco de uma válvula 6L6 e ao escurecimento de uma EL34 das 4 que tentei ligar juntas. E isso só aconteceu após umas 2 horas de uso.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 16/ago/22 13:10
    · votar


    Ramsay
    Acho que sim, pode ter danificado algumas válvulas de potência e talvez o transf tb. Quando se liga o ampli sem a carga(falantes) e tem uma entrada (guitarra ligada no input e amp fora do standby) pode detonar valv e transformador. Mesmo ligando assim por um curto período de tempo, pode levar a uma falha precoce das válvulas de saída e talvez o transf. Pelo q entendo, se ele estiver no standby não tem problema, pq não passa sinal pelo amp.
    Curioso pra saber... Já levou no técnico?

    Ramsay
    Veterano
    # 16/ago/22 18:11
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    O curto por apenas 20 segundos não danificou nada, nem válvulas de saída e nem o trafo de saída que permaneceu frio e não apresentou nenhum cheiro de queimado.

    E o problema de falha no som e falta de volume já foi solucionado e o valvulado tá funcionando normalmente.
    Era simplesmente acúmulo de poeira num dos jacks de saída P10 que não era usado há anos (eu só usava o outro jack P10 ao lado).

    Bastou injetar spray de limpeza nos contatos do jack P10, inserir um Plug de guitarra e rotacionar bem pra tirar a poeira.

    Conclusão: curto na saída, pelo menos por apenas 20 segundos não danifica nada.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 17/ago/22 12:15
    · votar


    Ramsay
    Ufaaaaaa! Tava preocupado com você. Tenho dois valvuladinhos queridos aqui e tenho mó medo de dar algum prob em um. Que bom que foi só essa merda de jack sujo.
    Eu havia lido em algum fórum que mesmo um curto período de tempo poderia reduzir a vida útil das válvulas e tb causar falha do transformador com o tempo ou detonar tudo imediatamente.
    Mas realmente se fosse tudo detonado você iria sentir o cheiro da coisa queimando kkkkk.
    Enfim. Vida que segue.

    Ramsay
    Veterano
    # 19/ago/22 17:42 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Apaga o que eu disse antes pq o problema voltou a acontecer.
    Logo vi que um mero jack empoeirado por si só não seria capaz de causar problemas como queda drástica na potência do amp valvulado.

    Abri o valvulado e logo de cara notei que uma das válvulas de potência tava detonada (parte de cima do vidro toda esbranquiçada).
    Então, fiz a medição dos componentes próximos a válvula e descobri que o resistor de fio de 5W que alimenta a grade auxiliar dessa válvula estava aberto.
    Daí, substitui o resistor por outro idêntico, coloquei um novo par de válvulas, liguei e pronto, volume e potência normais.

    Eu acredito que talvez o curto no plug P10 intensificou tanto a corrente no primário que fez o resistor da grade auxiliar abrir o que fez a válvula de potência pifar.
    Portanto, ao contrário do que eu disse antes, um curto na saída, mesmo que por curto espaço de tempo, pode sim danificar um amp valvulado.
    Mas, pelo menos, o trafo de saída não foi pro saco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trafo de Saída foi pro saco