Amplificador valvulado com 100 reais!

Autor Mensagem
    nivekk
    Membro Novato
    # mai/21

Me desafiei a construir um amplificador valvulado com custo máximo de 100 reais... Resolvi documentar todo o processo em uma série de vídeos. Aqui o primeiro vídeo da saga, onde comento sobre o projeto, e faço o transformador de força.

https://youtu.be/UAu3MNvsN7M

makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar

nivekk

Legal. Não tenho a menor intenção de fazer um igual, mas vou acompanhar.

Lelo Mig
    Membro
    # mai/21
    · votar

Bem interessante. Acompanhando.

macaco veio
    Veterano
    # mai/21
    · votar

Sugiro o cara do video estudar mais um pouquinho, vão fazer merda, to avisando.

nivekk
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

makumbator
    Legal. Não tenho a menor intenção de fazer um igual, mas vou acompanhar.

Hehe, fique a vontade!

Lelo Mig
    Bem interessante. Acompanhando.
    Valeu!

macaco veio
    Sugiro o cara do video estudar mais um pouquinho, vão fazer merda, to avisando
    Entendo... Bom, estou documentando as coisas que vou aprendendo/acertando/errando, concordo que devo estudar mais.
    Pode me mostrar onde estou errando? (Além de estar fazendo boa parte das coisas no chute).
    Não falo em tom desrespeitoso, sei que tens autoridade no assunto, seus posts no fórum já me ajudaram muito. Quero entender meus erros mesmo.
    Obrigado pelo toque!

macaco veio
    Veterano
    # jun/21
    · votar

A constante G usada no cálculo vem da fórmula de Gauss usado das laminas. Gauss a grosso modo é o número de linhas de indução magnéticas que passam pelo material (ferro melhor passa mais). Procure pela fórmula ao invés de usar G (te mostra exatamente o que está escondido em G). Quando se usa G o valor depende de uma porção de coisas, tamanho do núcleo, tempo que vai ficar ligado, qualidade e tamanho da lâmina, tipo de equipamento que o trafo vai ser usado, temperatura do local que o trafo vai ficar, nivel de ruido, perda admitida, etc. Geralmente para amplificadores vai de 37,5 a 42. Conforme o número de espiras encontrado vai ajustando o valor para arredondar e adequar a um certo número de espiras desejado. Para um amplificador transistorizado o cálculo é relativamente facil (se não precisar de ter muita precisão) mas para um trafo pra válvulas fica mais complicado. Sei que tem outras fórmulas e outras maneiras diferentes de calcular mas eu não as conheço. Essa coisa é meio segredo de estado e isso acaba fazendo a internet ser cheia de mitos errados (tem que ir direto em livros antigos).

nivekk
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

macaco veio
    Essa coisa é meio segredo de estado e isso acaba fazendo a internet ser cheia de mitos errados

Esse tem sido meu maior problema... Obrigado pelos toques, já me ajudou bastante.

nivekk
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

E ae... Seguimos na idéia de construir o bichinho. Pra quem tá acompanhando, já fiz o transformador de saída, e essa semana fiz o chassi. Aos poucos vai tomando forma... Vamos ver no que dá, hehehe.

https://youtu.be/0Ip4KDHZBuU

Se alguém tiver mais conselhos e críticas, são sempre bem vindas. Aprender é sempre bom!

Ramsay
    Veterano
    # jun/21
    · votar

nivekk
    Com esses transformadores e esse chassis não deve sair coisa boa daí.
    Tomara que eu esteja errado!!

nivekk
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

Ramsay

Acho que eu, mais do que qualquer outro, torço pra tu estar errado... Vamos ver hehe

macaco veio
    Veterano
    # jun/21
    · votar

Bom, se era pra ser um amplificador de 100 reais seu trafo de força tá totalmente anti-econômico. KKKK

DoisUm
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

To curioso pra ouvir o som. Manda ver no projeto, maninho!

nivekk
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar

Bora fazer um bolão? Entre quem acha que vai dar boa, quem acha que não vai, e quem acha que vou morrer kkkk.

To curioso pra ouvir o som. Manda ver no projeto, maninho!

Valeu, mano!!

nivekk
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar

Bora fazer um bolão?

Ganhou quem apostou que daria boa!
    Agradeço a preocupação da galera, e a verdadeira aula do macaco veio, nesse caso, eu já tinha feito o transformador, e já tinha funcionado, aí achei melhor ir até o fim com ele. Realmente, seria possível baratear ele, ficou bem exagerado, porém, meu custo com ele foram exatos zero reais. Usei lixo pra fazer.

Enfim, tá funcionando o bichinho, segue o vídeo, com som dele no final:

https://youtu.be/RK_0eKLpcLo

MateusJMDG
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar

nivekk show, ficou bem bacana o som, curti. Quanto foi o custo total? R$ 100,00 mesmo ou mais/menos? Pelo visto curte John Mayer também né. E essas guitarras aí? Voce que fez?

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Amplificador valvulado com 100 reais!