Estalo ao ligar o StandBy de amp

    Autor Mensagem
    Nosferatu__
    Membro Novato
    # 10/set/20 20:29 · Editado por: Nosferatu__


    Boa noite.

    Tenho um valvulado Marshall JVM 410C. E observei que ao ligar o StandBy (não o amp, apenas o StandBy) eu ouço um "TUM".

    Isto é: ligo o amplificador, espero alguns segundos para que as válvulas "acordem" e logo em seguida, aciono o StandBy. Ao acionar, ouço um "TUM".

    Isso seria por conta dos falantes serem ativados naquele momento? ele possui 2x12.

    Algumas perguntas parecidas já foram feitas no fórum mas, além da dúvida ser relacionada a um ponto diferente da minha, as perguntas são de décadas atrás.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 10/set/20 21:50
    · votar


    Nosferatu__
    Capacitor de entrada e/ou saída que recebe carga ao ligar e a retransmite aos falantes. Isso nada tem de incomum.
    Cabe uma verificação deles, pois pode ser que algum esteja com "fugas" ou estufado.
    Abç

    macaco veio
    Veterano
    # 11/set/20 01:35
    · votar


    Como ligar um valvulado:
    1- todos os volumes devem estar zerados (isto é o mais importante)
    2- O cabo da guitarra deve estar desplugado, ou seja, só coloque o cabo depois de ligado, Porque? Se o aparelho for bem feito (o engenheiro saber o que que ele fez) o jack de entrada zera o sinal com terra (jack chaveado) quando não há plug.
    3- ligue o botao de power e conte de 1 a 5 (não conte muito lento não) e ligue o stanby. As válvulas não precisam desse aquecimento todo que as pessoas acham que é necessário, só precisam que o stanby (que fornece alta tensão) ligue um pouquinho atrasado depois do power (que acende elas).
    O que não pode é ter sinal de entrada nelas com elas ainda frias, porque a placa da válvula ainda está fria mas se não há sinal não tem problema nenhum.
    Depois que ligar o stanby espere um pouquinho só (conte outra vez de 1 a 5) e enfie o cabo e aumente os volumes (nivel, master, etc).
    O resto é tudo balela, não acredite em americano só porque o cara é americano não. Quem sabe de válvula é tecnico velho igual a eu que aprendeu eletronica no tempo da válvula. Se ainda sim estiver dando Tum então o amplificador não é todo valvulado ou tá com problema. Palavra de macaco veio.
    Obs> a bem da verdade se quizer se mais preciso ainda não zere os volumes dos potenciometros totalmente, deixe um pouquinho só de volume (pouquinho mesmo), porque? Quando voce zera o ruido do chassi gerado pelo transformador entra pelo terra (muito pouco mas uma mixaria minima ainda vai pra placa), isso não acontecia nos amplificadores antigos mas acontece nos mais novos porque os transformadores devido as chapas modernas geram mais ruido mas são mais economicos na construção, (os antigos eram muito mais silenciosos por uma porção de fatores construtivos).

    Del-Rei
    Veterano
    # 11/set/20 03:12
    · votar


    macaco veio
    Cara, esse lance de ter que ligar o power e esperar pra virar a chave do stand by meio que caiu por terra hoje em dia, não? Até porque vários amps sequer têm essa chave de stand by...

    Um aceno de longe!!!

    macaco veio
    Veterano
    # 12/set/20 01:04
    · votar


    Del-Rei
    Amplificadores de menos de 50W não justifica ter essa chave não.
    Balançar o amplificador com ele ligado ou ainda quente (tipo tocar em palcos de madeira, buleia de caminhão, etc) é muito mais prejudicial para as valvulas. Os russos ainda fabricam as válvulas militares feitas para aguentar balanço (mais caras). Com o tempo elas passam a dar microfonia e as vezes queimam os filamentos mais cedo.

    Del-Rei
    Veterano
    # 13/set/20 14:00
    · votar


    macaco veio
    Eu não entendo nada de eletrônica, então fico vendo o que os entendedores dizem a respeito. No YouTube tem alguns vídeos sobre isso. Já vi fabricante de amp famoso dizer que só coloca essa chave pra não ter que ficar respondendo a mil perguntas sobre isso, porque se não tiver a chave certamente as pessoas vão estranhar, mas que na verdade não precisa.
    Eu não tenho conhecimento pra afirmar nada....

    Um aceno de longe!!!

    Schelb
    Veterano
    # 16/set/20 09:12
    · votar


    Fiquei curioso com a questão da chave de standby em amp de menor potência .. será que alguém sabe responder?

    Ismah
    Veterano
    # 17/set/20 04:58
    · votar


    Del-Rei

    O stand by é meio auto-explicativo... Agora, vias de fato, é conveniente que exista o atraso para o filamento aquecer - e quem dita isso, é o manual das válvulas. O tal do warm up, que é bem mais breve do que se mitigou por aí.
    Era mais funcional, nas trocas de instrumentos, que poderia ser feita sem o problema de um novo warm up. E como escrevo abaixo, os ciclos térmicos não são benéficos.

    Além disso, lembre-se que em 1900 e rock'n'roll, se usava retificação por válvula diodo. Essa, em tese, teria maior desgaste por precisar conduzir ainda fria. E a chave stand by, daria tempo para isso acontecer.

    Existem amps sem ela, que usam um atraso eletrônico.

    Schelb

    Um dos motivos, era diminuir consumo de energia, e claro a temperatura. Não deve ser exatamente a melhor circunstância, tocar ao sol da Califórnia.
    Porém, os ciclos de aquece e esfria, não são exatamente a melhor coisa. Conhecidamente, isso afeta metais, e no caso contribui para o desgaste das válvulas.

    Logo, convinha "desligar" o amp, mas deixar ele pronto pra começar o show. Cortando a tensão de placa, também se corta a corrente quiescente, ou corrente de BIAS, que faz o consumo cair bastante. Meio que se criou assim o stand by, ou modo de espera.

    Porém... Isso é bem mais relevante num Fender PS400 de 400 W, do que num Fender Champ de 5 W. Logo, ter a chave além de custar mais, é meio que inútil. A diferença de consumo e temperatura não é significativa.

    Schelb
    Veterano
    # 17/set/20 16:36
    · votar


    Hmmmmm, faz todo sentido esse modo de espera em shows com amps grandes .. mais quanto ao warm up? Tbm é menos necessário em amps de baixa potência, ou só nos que tem algum tipo de circuito como o atraso eletrônico? Num entendi direito essa parte

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # há 2 horas
    · votar


    Cara, esse lance de ter que ligar o power e esperar pra virar a chave do stand by meio que caiu por terra hoje em dia, não? Até porque vários amps sequer têm essa chave de stand by...


    meu amplificador é um marshall valvulado de 20w e dá um "pomp" se liga-lo fora de sequencia!!

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # há 2 horas
    · votar


    e estranho é que as valvulas ficam estalando quando toco em certos volumes!!
    isso é normal?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # há 39 minutos
    · votar


    felipe bento pereira
    Cara, lembre-se que todas as coisas sofrem dilatação quando aquecidas. Com a válvula, não é diferente. Por causa da dilatação do calor que ela gera ela pode dar estalos, mas geralmente isso acontece mais quando é nova, e só se escuta quando não está tocando, e o estalo também não deveria sair pelo falante, é um som no próprio componente mesmo, não no circuito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estalo ao ligar o StandBy de amp