Dúvida sobre voltagem de operação no Blackstar HT-20 Mk ii

    Autor Mensagem
    daococao
    Veterano
    # 03/jul/20 20:23


    Boa noite, procurei alguma informação a respeito. Mas a única coisa que encontrei foi sobre como escolher um transformador adequado.
    Minha dúvida é a seguinte, acabei de comprar um blackstar ht 20 mk ii combo.
    O amplificador opera em 110v. Porém na minha cidade, a tensão é de 220v.
    O vendedor da loja afirmou que para utilizar o amplificador em 220v, bastava apenas trocar o fusível para o fusível. Alguém que tenha o amp, pode me confirmar isso?
    Se for possível alterar para 220v apenas trocando o fusível, seria necessário apenas levar em um técnico? Ou eu mesmo poderia fazer essa troca?
    Segue em anexo um link que contem uma foto do fundo do amplificador onde diz no fusivel principal 220v-240v = T0.5AL 250V
    100v-120v = T1AL 250V
    https://www.guitarguitar.co.uk/product/190110337382008--blackstar-ht-2 0rh-mkii-head
    Nessa foto em questão, seria um amplificador de 220v. O meu é de 110v. Mas dá pra ter uma ideia do que estou falando. Tipo, é só trocar o fusível principal para o que está indicado que vai dar certo?
    Obrigado.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 03/jul/20 22:14
    · votar


    Não é só trocar o fusível, o vendedor ou mentiu pra você, agindo de má fé, ou ele é totalmente ignorante sobre o assunto.
    Se tu trocar o fusível e ligar no 220v vai estragar o amplificador.
    Tem que usar um transformador.

    Faz o seguinte, volta lá na loja e pergunta pro vendedor qual é o fusível que tem que colocar. Compra o fusível que ele indicou e leva lá na loja o ampli. Fala pra ele trocar o fusível e testar.
    Das duas uma, ou ele vai se negar a fazer o teste porque sabe que vai pifar, ou ele vai trocar, vai pifar o ampli, e ele vai querer jogar a culpa em você.

    Ou então só compra o transformador mesmo kkkkk

    daococao
    Veterano
    # 03/jul/20 23:38
    · votar


    Kkkkkkkkk. Pois é cara. Mas eu lembro de ter visto em algum fórum gringo sobre algo assim, especificamente sobre um blackstar.
    Mas eu comprei pela internet, então nem tem como fazer isso aí. Rsrs.
    Estou torcendo para alguém que tenha esse amplificador aparecer para ver se pode me tirar essa dúvida. Se não tiver como, acho que vou só trocar a tomada para 110v mesmo. É melhor que ficar usando um transformador.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # 04/jul/20 08:16
    · votar


    daococao

    O que o acabaramosnicks falou é verdade, não é trocar o fusível, tem que usar um transformador.

    daococao
    Veterano
    # 04/jul/20 14:46
    · votar


    Pois é. O foda é que transformador é um negócio muito chato de se usar. Esquenta pra caramba. É pesado. Tenho medo de dar curto.
    Tô pensando em pedir um eletricista para mudar uma tomada no meu quarto para 110v, seria mais prático. E comprar um transformador só para quando eu fosse usar o amplificador fora de casa.
    Mas eu estava contando com a possibilidade de só precisar mudar o fusível mesmo, seria bem prático rsrs.
    Não sei porque uma empresa desse tamanho não faz o amplificador bivolt, mancada. =(

    macaco veio
    Veterano
    # 05/jul/20 21:30
    · votar


    Mancada é comprar uma merda dessa, amplificador pobre em construção. Vendo um video na internet, economizaram ate pra fazer o chassi, não tem lateral não. Pra tirar a válvula põe em risco soltar a base do vidro pois não tem como segurar pela base. Transformadores internos pequenos, ja não fizeram bivolt pra economizar fio, se quizer passar o trafo pra bivolt nem tem como, é pequeno demais. Da-lhe China.

    daococao
    Veterano
    # 06/jul/20 04:05
    · votar


    Cara, hoje em dia tudo é chinês. Não espero o mesmo padrão de construção de um Matchless. Mas também não estou pagando o preço de um Matchless. Tô pagando o preço de qualquer amplificador feito em linha de montagem. Se eu for ficar matutando sobre isso, não compro nada.
    Enfim, tô saindo de um amplificador handmade que me serviu legal por um bom tempo, mas por tudo o que o Blackstar oferece, não tem muita coisa que consiga competir pelo mesmo preço.

    Ismah
    Veterano
    # 06/jul/20 05:24
    · votar


    Talvez o vendedor não agiu de má fé, e nem os colegas. Alguns aparelhos, se muda o fusível (em geral de 120~130 V para 250 V) e também o lugar que este vai encaixado.

    Nunca vi amps assim, mas não seria impossível. Todavia existe algo chamado manual do usuário. E algo chamado importadora e assistência técnica, que são obrigados a dar assistência, e responder essa questão. Nada que um ou dois telefonemas não resolvem.

    Ningen
    Veterano
    # 07/jul/20 02:23 · Editado por: Ningen
    · votar


    Ismah
    daococao

    Alguns aparelhos, se muda o fusível (em geral de 120~130 V para 250 V) e também o lugar que este vai encaixado.

    Bem lembrado. Os Behringer FCB1010 são assim. Eu nunca tinha visto algo do tipo antes de comprar um. Que por sinal, queimei. Pois sabia que era "bivolt" mas como não encontrei nenhuma chave "110<->220" comum, supus que ele fosse "automático". Erro fatal para o trafo, rsrsrs.

    Behringer

    Tentando ajudar, até li o manual do Blackstar, mas não consegui ter certeza do funcionamento desses fusíveis..
    Meus parabéns à Blackstar por deixar essa questão meio vaga, para alguém com pouco/nenhum conhecimento técnico... (¬_¬")

    Está "explícito" que você só deve ligar o cabo de força em uma tomada que esteja de acordo com as especificações no "Painel Traseiro". Mas não diz se é a especificação do Mains Input (que é onde vai o cabo de força) ou dos fusíveis. Apesar que esse texto está na descrição do Mains Input... ¯\_(ツ)_/¯

    Blackstar

    Edit: Será que o valor menor do fusível 220(T0.5) em relação ao 110(T1), está prevendo a utilização do amp com, por exemplo, um estabilizador 220>110 (como muitos fazem) e por isso o fusível menos resistente na configuração 220 iria proteger o amp no caso de um surto vindo da rede/estabilizador, também, 220?

    Edmarcio
    Membro Novato
    # 07/jul/20 09:05 · Editado por: Edmarcio
    · votar


    Ningen

    A questão do fusível para 220V ser de uma capacidade menor que o de 110V é porque, para uma mesma potência, quanto maior a tensão, menor a corrente.

    A função de um fusível não é a proteção de um surto externo e sim proteção interna.

    Para a proteção de surtos da rede deve-se usar um DPS, dispositivo protetor de surto. O ideal é utilizar um DPS classe 1 na entrada de energia da residência, um classe 2 no quadro de distribuição e para proteger o amp um dps classe 3 na tomada dele, isso com a rede da residência devidamente aterrada.

    Com relação a troca de fusível para a troca de tensão de alimentação, eu não conhecia esse recurso. Acho uma solução bem porca para economizar uma chave seletora.

    Ningen
    Veterano
    # 07/jul/20 13:27
    · votar


    Edmarcio

    A função de um fusível não é a proteção de um surto externo e sim proteção interna.

    Valeu. Não sabia.

    macaco veio
    Veterano
    # 07/jul/20 14:15
    · votar


    daococao
    não colega nem tudo é só chines
    Badcat - USA, Masotti - Italia, Ceriatone - Malasia, Brunetti - Italia, Rivera -USA, Yerasov - Russia, e muitos outros, tem Mashall feito no Vietnam, Fender feito no Mexico e por ai vai. Se voce pesquisar direitinho voce vai ver que tem amplificadores de guitarras feitos ate no seu próprio país.

    daococao
    Veterano
    # 07/jul/20 20:21
    · votar


    macaco veio
    Sim mano. Um Rivera custa uns 1500 dólares pra cima. Um Black Cat custa uns 1000 euros pra cima. Se eu pago $1500 x 5.35 = R$ 8025 (sem impostos), eu espero que o amplificador seja uma obra de arte.
    Mas a grande maioria dos amplificadores feitos por grandes marcas hoje em dia são chineses/coreanos/vietnamitas.
    Quem paga 500 dólares num amplificador de origem asiática não pode esperar que ele use componentes de primeira e nem que seja tudo bonitinho.
    E sim, realmente existem bons fabricantes aqui. Estou saindo de um Alien. Mas o que quero são todas as possibilidades do blackstar. Enfim, se um dia meu esforço permitir me tornar um cara rico, ficarei super feliz em pagar 20 mil num amplificador handwired. Até lá o jeito é me virar com as tranqueiras asiáticas fabricados em linha de montagem.

    daococao
    Veterano
    # 07/jul/20 20:24
    · votar


    [bNingen][b]
    Pois é cara, eu encontrei algumas sobre isso em fóruns gringos. Porém nada no fórum da blackstar (não é um fórum tãoooo ativo).
    Porém no manual do amp eu também não achei nada disso. Na verdade, cheguei a mesma conclusão que você: o manual não diz nada rsrs.
    De qualquer maneira, o vendedor disse que é possível. Se der merda, é culpa dele e eu tenho como provar rsrs.

    daococao
    Veterano
    # 07/jul/20 20:26
    · votar


    Edmarcio
    Pois é cara, cadê a chave seletora? Rsrs
    Nunca tinha visto essa opção de trocar o fusível, mas aparentemente é algo existe mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre voltagem de operação no Blackstar HT-20 Mk ii