Amplificador valvulado com ruído

    Autor Mensagem
    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20


    Fala, gurizada.
    Eu tenho um Acedo 296 e ele está apresentando alguns ruídos bem chatos.
    O Paulo Acedo pensou que pudessem ser as válvulas, mas fiz todos os testes possíveis, coloquei duas válvulas de pré novas e o ruído persiste.
    O ruído não aumenta conforme eu subo o volume. Permanece sempre na mesma intensidade.
    Alguém tem alguma pista do que pode ser?
    Valeu.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    M.Monks

    Algumas perguntas:

    1. Sempre foi assim ou antes você usava e não havia o ruído?
    2. O ruído acontece mesmo sem instrumento algum ligado no amplificador?
    3. Testou em tomadas ou circuitos diferentes pra ver se altera em alguma coisa?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    M.Monks
    excelentes perguntas do colega makumba

    Testa em outra tomada, testa sem nada plugado, e mais uma, poe todos os pots do EQ no maximo, depois todos no mínimo, veja se altera o ruído.
    Qual a característica do ruído? É tipo um chiado, "shhh", ou é tipo "zzzzz" ou "hmmmm"?

    Filippo14
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Pode ser a rede elétrica.

    Abs,

    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    1. Sempre foi assim ou antes você usava e não havia o ruído?
    Não. Tenho o amp há quase 09 anos e o ruído começou de umas semanas pra cá.

    2. O ruído acontece mesmo sem instrumento algum ligado no amplificador?
    Sim. Mesmo sem nada ligado.

    3. Testou em tomadas ou circuitos diferentes pra ver se altera em alguma coisa?
    Testei e o ruído permanece o mesmo.

    acabaramosnicks
    Testa em outra tomada, testa sem nada plugado, e mais uma, poe todos os pots do EQ no maximo, depois todos no mínimo, veja se altera o ruído.
    Já fiz tudo isso.

    Qual a característica do ruído? É tipo um chiado, "shhh", ou é tipo "zzzzz" ou "hmmmm"?
    Assim:
    https://www.youtube.com/watch?v=JEejYzyku5c

    Mas não é persistente. Tem períodos sem ruído, intercalados com o ruído e alguns pops.

    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20 · Editado por: M.Monks
    · votar


    É bem assim:
    https://www.youtube.com/watch?v=GlLp4SYambQ

    Nos comentários, o cara diz que, no caso dele, eram os capacitores de filtro.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Cara, isso daí não tá com jeito de ser vindo da rede elétrica, mas só por desencargo, tenta fazer o teste do terra. Pega um fio elétrico, numa ponta vc encosta em alguma coisa metálica chumbada na parede, tipo batente de porta de ferro, janela de alumínio, etc... Na outra ponta vc encosta na carcaça do teu ampli. Se melhorar o ruído, o aterramento da sua tomada está ruim.
    Se vc não usa a tomada de 3 pinos, tem outro teste meio besta mas que já vi fazer milagre: dá um 180° na tomada, invertendo fase e neutro

    Eu não acho que nada disso seja a fonte do problema, mas é só por precaução. Se vc já tentou trocar as válvulas e não resolveu, só revisando na bancada mesmo... Só pra esgotar o que dá pra vc mesmo fazer sem conhecimento técnico, vê se alguém aí tem li.pa-contatos, desmonta o amp, tira as válvulas do soquete (anote as posições pra não trocar), espirra o limpa contatos em tudo e vê se ajuda. Se não resolver, só mandando pro técnico mesmo. Pode ser solda fria, capacitor que foi pro saco, fonte com alguma coisinha fora, enfim... Mil possibilidades.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    M.Monks
    Mas não é persistente. Tem períodos sem ruído, intercalados com o ruído e alguns pops.

    Como você mesmo percebeu, o cara desse vídeo em uma das respostas diz que no caso dele o problema era capacitor de filtro. Ele comprou um kit de modificação com capacitores novos, trocou e o problema acabou. Converse sobre isso com o Acedo.

    Del-Rei
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    M.Monks
    O Paulo Acedo pensou que pudessem ser as válvulas, mas fiz todos os testes possíveis, coloquei duas válvulas de pré novas e o ruído persiste.

    Cara... Acho bem mais interessante você contactar ele e continuar tentando uma solução. Aqui as pessoas podem até te ajudar, mas o Paulo é o pai da criança, provavelmente vai te dar os melhores diagnósticos.

    Um aceno de longe!!!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Vi agora que vc é do RS. Acho que o Acedo tá um pouco longe, né? Cara, conversa com o Ismah, é um user aqui do fórum. Ele mora pra esses lados e tem bastante conhecimento técnico, se ele não puder te ajudar presencialmente, provavelmente poderá te indicar um profissional mais perto de vc.

    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20 · Editado por: M.Monks
    · votar


    Como você mesmo percebeu, o cara desse vídeo em uma das respostas diz que no caso dele o problema era capacitor de filtro. Ele comprou um kit de modificação com capacitores novos, trocou e o problema acabou. Converse sobre isso com o Acedo.

    Sim. Acho que o negócio pode ser por aí, mesmo.

    Cara... Acho bem mais interessante você contactar ele e continuar tentando uma solução. Aqui as pessoas podem até te ajudar, mas o Paulo é o pai da criança, provavelmente vai te dar os melhores diagnósticos.

    Aham. Já conversei bastante com ele sobre isso. No fim, vou ter que mandar para algum técnico, já que é bem caro mandar o amp pra ele.


    Vi agora que vc é do RS. Acho que o Acedo tá um pouco longe, né? Cara, conversa com o Ismah, é um user aqui do fórum. Ele mora pra esses lados e tem bastante conhecimento técnico, se ele não puder te ajudar presencialmente, provavelmente poderá te indicar um profissional mais perto de vc.

    Beleza! Valeu pela indicação.

    Gurizada, valeu pelas dicas!

    Horyon
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Tem um fórum que é quase que específico sobre isso, www.handmades.com.br.

    Não sei se posso postar aqui sobre outro fórum, mas fazendo para tentar ajudar de alguma forma.

    Abraços.

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Eu entendi que vc já trocou as válvulas, mas este vídeo pode ajudar outros amigos que possam ter dúvida sobre o ruído de válvulas com defeito, por isso resolvi postar.

    Embora possam emitir outros ruídos, este é o mais comum.



    Ramsay
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Ramsay
    · votar


    https://www.youtube.com/watch?v=GlLp4SYambQ
    M.Monks
    O cara do vídeo acima está certo. Realmente esse tipo de ruído só acontece quando tem algum capacitor de filtro da fonte com defeito.

    Por isso, sugiro que abra o seu Acedo 296 e verifique se não tem algum capacitor eletrolítico da fonte estufado (são os maiores). Sendo que o estufamento acontece na parte de cima do capacitor que fica meio inchado.

    Mas, mesmo que não encontre nenhum capacitor da fonte estufado, o ideal é trocar todos eles, pq, afinal, 9 anos já é um bom tempo de uso.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: LeandroP
    · votar


    M.Monks

    O meu 296 ficava dando uns pops e depois desligava sozinho.
    Substituí as chaves power e stand by e resolvi o problema (que eram nessas chaves).

    EDIT: Não uso o terceiro pino. Cheguei até a substituir o cabo por um mais longo, e com plugue de dois pinos mesmo.

    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    É... Pode ser muita coisa, mesmo.
    Agora eu coloquei limpa-contatos nos soquetes das válvulas e diminuiu bastante o ruído. Mas ainda tem uns pops de vez em quando.

    macaco veio
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    não, não pode ser muita coisa não, não tem por onde ser muita coisa, pode até ser na fonte, mas já vi esse tipo de ruido no primeiro soquete, não conheço o esquema desse ampli então pode ate ser no segundo. De vez em quando aparecia do nada, de vez em quando sumia e só resolvia quando eu trocava o soquete por um novo. As vezes eu tirava a capa de metal (não sei se esse ampli tem capa de aluminio nas válvulas) e melhorava, nunca descobri exatamente o que causava, aconteceu no passado com uns 3 giannines.

    M.Monks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    As vezes eu tirava a capa de metal (não sei se esse ampli tem capa de aluminio nas válvulas) e melhorava

    Não tem capa. É head, então as válvulas são presas só com aquela presilha de arame.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador valvulado com ruído