Ruido 120Hz no amp (valvulado)

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # jun/07


    Olá gente blz? to com um amp chato aqui pra resolver o problema.
    É um amp de PA antigo, feito por algum handmaker da época com saida em 100W com 4x6l6.
    Bem, troquei todos os capacitores da fonte, bias ajustado, valvulas legais, troquei todos os capacitores de desacoplamento dos estágios, porém, este ruido está acompanhando, tenho conseguido "atenuá-lo" porém não solucioná-lo, como sei que, 120Hz é na fonte, pois a rede de 60Hz quando retificada dobra a frequência, gostaria de saber oq mais posso fazer pra corrigir esse barulho muito xato.

    O power é parecido com o dos gianninis nessa faixa de potência, não usa choke de filtro, o +B é em ponte, dando 462v quando retificado por diodos 5399. a linha de +B segue com:

    50uF>470ohms>50uF>10Kohms>50uF>10Kohms>50uF>10Kohms>22uF

    o bias está fixo em -52v
    já testei com outras valvulas, e posições diferentes, o ruído aumenta quando o master é aumentado e o pré-volume(ganho) tbm..
    os fios estão organizados, e nos primeiros estágios do pré, os filamentos são retificados em +3v/-3v (6vDC) em ponte por capacitor de 4700uF em paralelo com um de 1000uF.

    O CT do filamento parece estar conectado ao terra do enrolamento de bias dentro do trafo de força. no mais o funcionamento do amp é normal.
    sem sobreaquecer, sem outro tipo de xiado, hiz ou hum de 60Hz, "motorboating" ou coisa do gênero.

    vou trocar os diodos da fonte pelos banais 4007 e se possível subir a primeira etapa para 100uF, mas com falei, só consegui atenuar, não resolver o eventual barulho. ah, o trafo de saida não é proximo a entrada do circuito, os fios do secundario passavam do lado da inversora, mas já mudei de lugar ficando longe.
    percebi que em alguns pontos no amp(perto do resistor de 82K da inversora, que troquei, e perto do capacitor de desacoplamento do último estágio), o mesmo vibrava na frequencia citada, porém os transformadores não estão a vibrar, até conferi e apertei melhor as chapas trocando os parafusos por novos.

    obrigado e abraços a todos!

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Kelson, posso estar enganado.. mas a falta do choke pode ser a fonte do seu problema.

    Tende construir um choke que corte os 120Hz da fonte e ligue este como se fosse ligar um choke comum nos amp. valvualdos.... quem sabe isso nao resolve.

    Uma esperiencia minha... meu pai tem um radio de carro bem antigo, da bosch, ele tinha um ruido bravo, acrescentei um choke na linha de alimentacao, o ruido sumiu...

    Tenta ai e ve oq da ;..

    Abracos...

    Daniel Venticinco.
    www.geocities.com/anoelpower

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kelson
    Buenas!Bah, tchê, o tordilho tá chucro que nem bagual!!!Traduzindo do gauchês:O ruido tá brabo!Kelson, a descrição da fonte assemelha-se a do Thundersound I.Concordo com o Daniel que um choke pode ser tentado, porém os Thundersound não fazem barulho...Vamos aos princípios, se vc tem um power em push-pull classe B ou AB1/AB2, teóricamente os ruidos de fonte se cancelariam no final, então pode haver um desbalanceamento do estágio final.Como está a corrente quiescente(repouso) de cada 6L6 ?O terceiro pino da alimentação ( aterramento)existe?Se vc nota vibração em algum local, pode ser válvula microfônica.Deixe só as power e a inversora e veja como fica o ruído.Se for da fonte ou das válvulas do power, continuará do mesmo jeito.Se ficar silencioso, comece a procurar outros motivos.[]'s

    kelson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    DANIEL_TUBES
    carlos adolphs
    valeu gente, então, com choque ou sem choque os gianninis funcionam bem, sem problema sequer deste tipo de ruido.

    tenho choque sobrando aqui, vou tentar com ele.

    então pode haver um desbalanceamento do estágio final.
    como assim Carlos?

    Como está a corrente quiescente(repouso) de cada 6L6 ?O terceiro pino da alimentação (aterramento)existe?
    as correntes estão normais, sem pormenores problemas, como o som mais limpo, o ruído fica lá no fundo, que, quando aumentado o ganho sobe gradualmente, já fiz eliminação por etapas, mas não custa nada fazer denovo, posso ter dado bobeira em algum ponto.
    abraços a todos, vlw.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kelson
    Kelson, o desbalanceamento a que me refiro é justamente o causado pelas diferenças de corrente de repouso entre as válvulas de saída.A algum tempo, um pessoal do punk-rock, com uma zoom505II maldita e cheia de maus contatos, conseguiu causar picos no meu Palmer 120 e colocou um dos lados do primário do trafo de saída em curto,e com ele, duas EL34.Bem, semana passada, o trafo voltou da rebobinagem, foi reinstalado, e coloquei 4 EL34 novas.Obtive sucesso, porém com um ronco de 120Hz como o seu.Usando o método do resistor no catodo( o Palmer já tem um de 47 ohms instalado em cada catodo), medi quantos volts eu tinha em cada válvula.Ocorreu que em 3 eu tinha cerca de 1,23V e na quarta válvula, 2,13 V(era nova e as outras também).Isso indicava que por algum motivo a válvula estava com a corrente bem acima das outras, desequilibrando o estágio final.Foi trocada e a outra que entrou ficou como as outras e junto com ela, o ronco sumiu.Foi isso.[]'s

    kelson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    carlos adolphs
    47ohms como naquele giannini com el34? pq não 1 ohm?
    bem, fiz algumas mudanças ali, correções aculá, o amp está melhor, como falei, consegui atenuar, e não resolver isso,

    certa vez um amigo meu estava com esse problema parecido, dai ele trocou a linha do +B, tipo, no primeiros estágios, eles poz uma voltagem mais alta e jogou o final da linha pro segundo estágio, o problema morreu, pois parecia que, como o primeiro estágio é mais crítico (o amp no caso era um high gain) tava com um riple maior a fonte..

    nos testes ki fiz ali, xeguei a conclusão de que:
    1) tendo atenuado o ruido, em baixos volumes ele se torna tolerável, e mesmo não estando percepitível quando o pré é desligado ele está lá.
    2) o pré está amplificando, como os filamentos estão retificados não há "hum" proveniente dos mesmo, valvulas já foram trocadas de lugar e testado outras e o resultado foi semelhante
    3) os componentes estão ok, sendo que já troquei os mesmos várias vezes por outros pra certificar de qualquer tropeço.

    Carlos, lembra dakele 150B que te falei certa vez? então ele está com um ronco absurdo, e acho que aconteceu como você falou, pq, 2 valvulas de saida que estavam nele morreram depois de usar, e apenas outras 2 sobreviveram, ele funciona legal em baixos volumes, mas só abrir o volume ki começa um "motor boating" interminável, que ás vezes tbm dá quando vc vai medir com a ponteira do multimetro. o engraçado, q os valores no trafo de saida de ponta ao centro, em escala de ohms, estão semelhantes no primário.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kelson
    Os 47 são pra limitar a corrente pois a EL funciona perto do talo.O 150B pode ter acontecido o mesmo, ainda mais que trabalha com uns 640V em placa...

    kelson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Os 47 são pra limitar a corrente pois a EL funciona perto do talo
    sakei.
    vou fazer o teste com mais calma, puz o 150B pra rodar mais aliviado com alta de 520vDC.. mas axo ki vou ter ki me concentrar mesmo no trafo de saida.

    cara sabe aquele valiant? outro dia fui num bar aqui perto, ouvi um som lindo da guitarra, quando vih o amp, era a criança falando alto.. feliz e barrando com som limpo os transistorizados tudo de 50W..

    abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kelson
    Maravilha!Um abraço!

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mestre se não for pedir muito podes esplicar esse problema q rola com mal contatos ai? não entendi direito como seriam esses "picos"! seriam picos de tensão?

    DANIEL_TUBES
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Kelson, e ai , conseguiu resolver o problema de ruido??

    QQ novidade posta ai pra gente..

    Um Abrcao.

    kelson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    DANIEL_TUBES
    então cara nada, conseguir atenuar, mas não resolver.
    no momento não vou poder voltar a mexer nesse amp, quando puder eu posto novidades, abraços

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ronco de pré pode estar associado à laços de terra, comuns em amplificadores antigos, que usavam o chassis para conduzir a referência.

    kelson
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    AugustoPedrone
    eu refiz os terras, tirando os pontos do chassis, deixando apenas as já soldadas malhas dos fios blindados em apenas 1 ponto, e os demais pontos de terra fiz uma bus bar, aonde morre junto ao terra dos capacitores de filtragem, (do primeiro) e vao pra um ponto específico no chassis junto ao terra dos bias.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kelson

    Que tal seguir o caminho do sinal com um traçador de áudio ? Vá partindo da primeira válvula para frente, até descobrir em que ponto o ruído aumenta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruido 120Hz no amp (valvulado)