Equipamento analógico x digital / acústico x elétrico

    Autor Mensagem
    GabrielS07
    Membro Novato
    # dez/19


    Olá, pessoal. Meu nome é Gabriel, toco em barzinhos com meu pessoal usando apenas instrumentos acústicos (violão e cajon). Recentemente adquiri uma guitarra e alguns pedais e gostaria de utilizá-la na medida do possível nas minhas apresentações.
    Eu utilizo duas caixas ativas SAMSOM Auro D415 400 Watts, mas estou para vendê-las e adquirir uma Mackie Thump 15a. Minha mesa mixadora é uma Behringer XR12 digital.
    As minhas dúvidas são as seguintes:
    - Existe problemas em utilizar pedais analógicos na cadeia de sinal e aplicar na mesa digital?
    - Eu posso utilizar guitarra com distorção e overdrive na Thump 15a?
    - Meu vendedor falou algo sobre utilizar Direct Box para evitar problemas, mas não soube explicar. Li em outros forums e também não entendi. O que é o Direct Box e para que serve?

    Muito obrigado.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Ué! caixa amplificada Mackie e ainda precisa de mesa?
    Resp 1 - sem problema, mas vai ficar 3 pre amplificação, pre dos pedais, pre da mesa, e pre da mackie, um pedal overdrive vai sair o o som de um pedal superoverdrive, um distorcedor vai sair um super bigmuff pra qualquer banda trash punk morrer de inveja.
    2- pode, tem gosto pra tudo.
    3- direct box é uma gambiarra que inventaram a muitos anos pra casar um sinal que não tem nada a ver aonde ele deve ser conectado, ou seja, que não é suposto de ser conectado em determinda entrada, entrar a qualquer custo. vem numa caixinha com um pequeno transformador dentro. Coisa de pobre quando não tem o amplificador específico para determinado instrumento enfia essas caixinhas. Sugiro vender a Behringer e comprar um pequeno amplificador de guitarra. O dinheiro da behringer mais o que iria gastar com uma caixinha de direct box certamente daria para um pequeno amplificador. Ja enfiei caixinha a doidado quando fui tecnico de som a muitos anos atras, tem coisas que parecem não mudar nunca.

    Ismah
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Não sei se é jogo... Eu no caso dele, optaria por vender os pedais, e pegar uma simulação... Carregar a caixa, E o amp, tende a virar uma coisa desnecessária. Presumo que não vai tocar algo muito pesado, já que é guitarra e voz - aliás, eu usaria até uma semi-acústica - logo não vai sentir tanta diferença na falta do amp...

    macaco veio
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    um simulador ate pode ser, mas acho que depende de cada um. Com um instrumento acustico voce tem o som perto de voce, ja uma guitarra eletrica o som vai sair junto com a voz aonde as caixas estiverem (eu detestava, tinha que ter o som da guitarra perto de mim). A mesa Behringer eu acho que é so no caso de precisar de muitos canais

    Ismah
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    Depende um pouco dos recursos da Mackie, e da complexidade... Nesse formato, suponho que ele coloque a caixa perto de si, para que faça retorno e PA... Funciona... Pra barzinho, mais que isso é melhor partir pra violão mesmo...

    GabrielS07
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Olá a todos.
    Primeiramente, obrigado pela disponibilidade em ajudar.
    Bem, eu tenho uma banda acústica. São duas vozes, dois violões e um cajon, por isso não posso ficar sem mesa. Além disso ela tem muitos recursos que me são muito úteis na voz, como chorus, reverb, gate, equalização e etc.

    macaco veio, pelo que eu entendi, cada um dos recursos amplifica o som, e isso vai gerando distorção conforme vai se acumulando, correto?
    Pois bem, a Mackie tem dois canais de entrada p10 e uma XLR se não me engano. Seria mais interessante então que eu ligasse o violão/guitarra diretamente na Mackie pra eliminar o a mesa da cadeia de sinais?
    Como as grandes bandas fazem em shows? Perdoem minha ignorância.

    Obrigado.

    GabrielS07
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    Macaco veio, quanto à pergunta 2 (se eu posso utilizar a guitarra com distorção na Mackie), eu acho que não me expressei bem. Eu queria saber se não é perigoso pifar a caixa ou algo do tipo.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/19
    · votar


    . . . pelo que eu entendi, cada um dos recursos amplifica o som, e isso vai gerando distorção conforme vai se acumulando, correto?
    exatamente, tem que saber em que entradas jogar o sinal e dozar a quantidade, P10 e XLR tem que observar qual entrada está sendo linha (menor sensibilidade) e qual esta sendo microfone. Eu não conheço a behringer x12 mas como os controles dela são digitais e é USB, os controles de volume e tudo mais será via software então dá pra jogar tudo nela direto. Não é do meu tempo usar software ao vivo (so tenho esse costume em studio). Acho que o maior problema são os retornos de vozes e instrumentos que quando esta tudo misturado é uma merda de ouvir, geralmente tem que usar uma saida auxiliar com um outro ampiificador separado e praticamente uma outra mixagem separada. No seu caso por exemplo seria virar uma Mackie para o público e outra Mackie para a banda se ouvir, tudo numa mixagem só (costuma ser o caos!), dá uma mão de obra pra mixar certinho. Eu ja mixei muito mas foi nos anos 80 (alguns artistas famosos na época), acho que os Ismah esta mais por dentro de aparelhagens mais modernas e pode ter outras ideias.
    As Mackies são feita pra aguentar e uma guitarra com distorção não vai dar conta de pifar elas não, pode é não soar muito bem pra guitarra.

    GabrielS07
    Membro Novato
    # dez/19
    · votar


    praticamente uma outra mixagem separada. No seu caso por exemplo seria virar uma Mackie para o público e outra Mackie para a banda se ouvir, tudo numa mixagem só

    Então, a XR12 tem um recurso interessante de fazer múltiplas mixagens e distribuir para cada canal. Dessa forma eu posso obter uma configuração para a aparelhagem principal e outra para o palco, por exemplo. Mas eu ainda não aprendi a utilizá-lo muito bem.

    Enfim, muito obrigado pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamento analógico x digital / acústico x elétrico