Bias do JCM 900 Marshall

    Autor Mensagem
    eletroamp13
    Membro Novato
    # fev/19


    Olá, pessoal.

    Estou com um JCM 900 Marshall que precisa ser feita a regulagem de BIAS. o modelo é um cabeçote 2100 que me possibilita 100W de potência. Este amp veio com as 4 válvulas de potência da reflector (as 4 válvulas 6L6).

    Até onde eu sei, eu deveria conseguir ler a tensão e a corrente de BIAS através de um resistor de 1 ohm entre o catodo e o GND, para cada válvula. O problema é que só consigo leitura destas grandezas em apenas duas válvulas das 4 instaladas no aparelho. Inclusive, uma delas apresenta avermelhamento de placa. Os fusíveis de 500mA não estão abertos, e em cada pino 5 de cada uma das válvulas consigo ler uma tensão negativa de -51V com o pot de bias no mínimo. Alguém já viu isso, ou sabe me dizer se estou fazendo alguma coisa errada?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    enquanto tiver uma envermelhando placa não se consegue ajustar o bias. significa que a válvula está ruim, as vezes uma válvula ruim não envermelha imediatamente (tem valvula que costuma envermelhar depois de meia hora ligado). Voce ajusta o bias nos primeiros 5 minutos ai a válvula ruim vai subindo a corrente nela devargarzinho, quando a corrente já está bem mais alta nela ela começa a chupar a corrente mais depressa e o transformadpr começa a não aquentar e como consequências as outras válvulas comeceçam a ceder a corrente pra ela, nesse ponto ela começa a envermelhar toda. Se ficar assm muito tempo o som distorce todo e ela acaba convencendo as outras a envermelharem também ( ai fudeu).
    Para regular retire as 6L6 e ajuste o timpot para 10% (ou um pouco mais) da tensão da fonte, só que negativo, Ex. se a fonte der 450V (sem as 6L6) ajuste o trmpot para -45V. Dai coloque as válvulas e vai diminuindo a tensão negativa (tornando menos negativa tipo -44 -43 -42 ) até ler no catodo 55mA, este é um valor usual para 6L6, fica a seu criterio um pouco mais ou um pouco menos. Obs, os 10% a 15% negativos é usual pra 6L6. Pode regular só com duas válvulas contanto que elas fiquem no soquete oposto uma da outra. Se o ajuste só tiver um trimpot a leitura das correntes serão diferentes e cada uma (mesmo que sejam pares casados), como são 4 válvulas vai se ajustando duas a duas (e variando o par), assim voce consegue ver quais estão mais próximas entre si e então collocar as 4 de forma a igualar as somas das correntes de cada lado e então fazer o ajuste final com as 4 juntas, (não sei se deu pra entender)

    eletroamp13
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Deu pra entender sim, ta bem explicado. Porém, a válvula em questão (a que está avermelhando o anodo) já pode ser considerada como ruim, certo? Ela apresenta essa característica em todos os soquetes. Ou seja, para fazer o procedimento que me explicou, seria mais interessante com válvulas novas? Estou sem medidor de emissão, aí não tenho certeza se trocaria apenas esta. Ou seria indicado adquirir outro par casado, senão o quarteto?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Envermelhou a placa geralmente está ruim, costuma funcionar em um outro amplificador que tenha a tensão +B bem mais baixa e com bias mais negativo do que o requerido, tensões muito altas no limite das valvulas tendem a desgasta-las mais depressa (as vezes no medidor parece até que tá boa mas no amplificador envermelha).
    Válvulas novas vão estar todas com percentual de emissão parecido (em torno de 100%), o que difere é o Gm (transcondutância), sendo todas de mesma marca só vale a pena este casamento de Gm se o preço não for muito exorbitante para comprar casadas. Colocar de marcas diferente e siglas diferentes (tipo 6L6GC com 6L6Wxx) é que não acho boa ideia. O ideal seria testar as 3 que sobraram pra ver em que condição estão e decidir, as vezes pode valer a pena comprar apenas uma se achar de mesma marca. Apenas um par casado acho que não resolveria, ou troca as 4 ou apenas uma. Até 20% de diferença nas medidas de corrente na hora do ajuste (tipo uns 42mA em uma e uns 35mA em outra não é nada)

    eletroamp13
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Obrigado pelas informações e por compartilhar sua experiência. Em relação à marca e modelo das válvulas de potência deste Marshall, todas as 4, como eu disse, são 6L6 da Reflector. O datasheet está em cirílico, o que dificulta saber em exato os níveis máximos de operação. Até onde eu sabia, as 6l6GC são as que suportam mais tensão na placa, mas estas da reflector eu tenho dúvidas, o código visto no vidro é algo que aparenta ser 6nP3.

    Outro ponto é que existem diversos modelos e layouts do JCM900, e neste o projeto original utiliza as EL34. Acredito que uma mudança no potenciômetro de bias e em mais alguns resistores do circuito de polarização resolveriam a questão para que eu continue utilizando as 6L6. Porém, será que deveria optar por outra marca de válvulas?

    macaco veio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    mede a tensão da fonte do JCM sem valvulas, se tiver abaixo de 500V qualquer 6L6 serve (não estão fabricando mais as 6L6 de menor tensão, todas são GC), a diferença é estrutura interna.
    Quanto as válvulas usadas a coisa é mais ou menos assim: suponha que voce ajustou o bias com 51V negativos, uma está medindo 48mA e a outra digamos 36mA, a que esta medindo 36 geralmente está em pior condição de vida pois para ela alcançar os 48mA irá precisar esquentar o bias para um valor menos negativo (tipo -40V ou -38), esquentar o bias é o que desgasta mais depressa (apesar de dar um som melhor, menos magro). (isso vale para válvulas de mesmo fabricante). Mesmo uma válvula nova se esquentar o bias demais ela começa a envermelhar. 6np3 é boa.

    eletroamp13
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    Medindo com as válvulas a tensão de placa chegava a 510 V; mas farei isso hoje a noite (medir a tensão sem as válvulas) e retorno com a resposta. Mais uma vez agradeço a ajuda.

    macaco veio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    ooh! se ja tava 510V com as válvulas, sem elas vai estar mais alto (isto é tensão pra EL34). Se for por nova sugiro as SovtekWXT+ ,estas aguentam uma tensão mais alta e mais corrente também (são feitas pra isso). Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bias do JCM 900 Marshall