Chiado no amplificador sem nada conectado

    Autor Mensagem
    Marshallinho
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: Marshallinho


    Eae meus chapas do FCC!
    O meu amp tá com o que eu acredito ser um problema, que no caso é esse chiado do vídeo (O amp é um MG15CF de 40 watts da Marshall, ele opera em 60Hz).



    Eu já tinha visto um tópico que o cara tem o mesmo problema mas acabou sendo uma peculiaridade do amp.

    Marshallinho
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Desculpa por ficar mexendo loucamente nos botões mas é só para garantir

    Se alguém tiver um igual e tiver esse mesmo problema poderia me dizer se com um noise gate da vida resolve?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/18
    · votar


    Marshallinho

    "um noise gate da vida resolve?"

    Se o ruído é no ampli, produzido por ele, um noise gate não vai adiantar.

    Precisa fazer uns testes antes de mais nada:

    - O ruído é o mesmo e na mesma intensidade em qualquer lugar que você ligue? Ou muda? (experimente ligar em outro comodo, outra tomada)

    - Este ampli vem com cabo de força de 3 pinos (não lembro), se sim experimente ligar numa tomada realmente aterrada. Se for de 2 pinos, experimente ligar num filtro de linha.

    Faça isso, veja se houve alguma alteração e volte aqui para relatar.

    Marshallinho
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    "- O ruído é o mesmo e na mesma intensidade em qualquer lugar que você ligue? Ou muda? (experimente ligar em outro comodo, outra tomada)"
    O ruído é sempre o mesmo e em qualquer lugar (testei na igreja ontem a noite).


    "- Este ampli vem com cabo de força de 3 pinos (não lembro), se sim experimente ligar numa tomada realmente aterrada. Se for de 2 pinos, experimente ligar num filtro de linha."
    Quando eu comprei ele veio sem o pino de terra (ele é removível, vou ver se acho algum lugar para comprar), e aqui em casa tem uma tomada com aterramento que é onde eu geralmente ligo o amp.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Isto é do amplificador, engenharia econômica. Este ruido é devido a agitação termica dos átomos dos transistores. Todo amplificador transistorizado tem esse problema que é mais notado nos agudos. Amplificadores mais caros eles usam transistores e circuitos integrados (que tem muitos transistores dentro) de melhor qualidade de baixo ruido e mais caros, ao mesmo tempo o projeto é mais bem elaborado (requer mais componentes) pra diblar o problema. Em muitos amplificadores transistorizados muitos queixam que não dão agudo direito (como os de válvulas dão), o fabricante sabe disso, então ele fabrica o ampli com pouca intensidade de agudos para mascarar o problema. Quando não mascara o problema em amplis baratos esse ruido fica nítido. Um amplificador transistorizado bem feito fica caro pra construir, é raro ver um bom e barato no mercado (tipo boss micro-cube ou Roland Jazz chorus são caros). Esse ampli ai é pra Marshall ganhar dinheiro, porcaria barata.

    Marshallinho
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Obgd pela resposta já tava preocupado mano

    Paludo756
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    Isto é do amplificador, engenharia econômica.
    Fato!

    Tenho um meteoro 20 Watts pra estudo.
    Peguei usado, saía um timbre diferente só de encostar no amplificador.
    Chiados e Zumbidos mais altos que o som dele.
    Primeiro troquei todos os Potenciômetros.
    O timbre se manteve e não houve mais estouros nem nada do tipo.
    A chiadeira continuava. Troquei os Amplificadores Operacionais dele, tanto o do pré, quanto o de Potência. Não percebi mudança significativa.
    Agora, aquele ruído que incomoda mesmo, vem do transformador, e dependendo da qualidade da rede ele pode ficar mais ou menos insuportável, só melhorou a algumas semanas, quando a concessionária de energia fez obra na linha do TR que atende a minha casa.
    Um bom aterramento e fases bem equilibradas vão ajudar. Resolver, não.

    macaco veio
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Agora, aquele ruído que incomoda mesmo, vem do transformador, Com certeza, é onde eles mais economizam. Cálculo muito econômico dos transformadores, as lâminas das chapas novas permitem usar uma medida de Tesla mais alta no cálculo e isso economiza fio de cobre nos enrolamentos em contrapartida elas vibram muito mais transferindo parte do ruido de vibração para o circuito. Isso acaba exigindo capacitancias enormes nos capacitores para filtrar as fontes e não resolvendo o problema de todo no geral. Num trafo pra carregar bateria tudo bem mas pra som não, o valor de tesla deveria ser mais baixo. Isso sem contar que calculam a amperagem no limite ou mais baixa alem de nem sempre serem bem construidos. É uma merda a mesquinharia.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Ta feio mesmo, amplificador "barato" não da pra esperar muito. Se for ruído térmico eu chuto que é algum CI da parte da potencia. Vi um marshall deste de 100W com um dissipador minusculo e uma ventoinha nele. Pior que deve custar uns 3000, essa linha da marshall ta decepcionante.


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado no amplificador sem nada conectado