Como desenvolver um amplificador do zero?

    Autor Mensagem
    jgainfo
    Membro Novato
    # jul/18


    Oi, tudo bem! Eu gostaria de saber por onde eu começo, quais os passos a seguir, pra montar um amplificador com transistores, um simples classe "AB"! Entender o processo primeiro e o porquê de cada etapa e componentes ali montados, algumas regras de projetos, talvez arbitrar valores típicos, deduções e etc. Pra depois, aí sim, partir pros cálculos em si. Eu sou formado em Técnico em Eletroeletrônica, já faz um tempo e, estou voltando agora, pois gosto bastante de projetos. Já comprei alguns livros, desde antes sobre o tema, porém todos apenas mostravam os circuitos já prontos, até já montei alguns. Porém entender de fato o porquê de cada "coisa" ali, não havia material algum nesse sentido! Muito obrigado!


    Continuando... Por ex.: Imaginemos que eu queira projetar um amplificador de som pra instrumentos (guitarra, parece que ela tem uma impedância alta e amplitude de até 1 volt de saída?) de 20W RMS. Os falantes, creio que a maioria pra som de instrumentos seja de 8 Ohm (vi que quanto maio a impedância melhor o som, porém, obviamente tem que equilibrar a potência de saída). De posse desses primeiros dados, qual seria a próxima etapa? A fonte? pois sei que ela tem que fornecer mais de 20W, pois há muita perda nela(dizem que é + ou - 50%). Agora não sei se apenas posso aumentar a tensão ou a corrente pra poder chegar nesses 20W RMS de potência no tranformador, qual seria mais indicado? Sei também que os transformadores são diferentes, dependendo do instrumento e que sempre preferem os toroidais. Assim como os capacitores dela infuenciam som, creio que os graves, talvez. A montagem do circuito deve ser feita da etapa de potência pra de entrada, correto? E isso tudo com um circuito simples transistorizado na configuração "AB" e algumas melhorias. Aqui tem uns links com circuitos "AB" simples:

    http://physika.info/physika/javascript/classb.htm

    https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi %2F-4E6Jp4MyiY%2Fmaxresdefault.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.youtube .com%2Fwatch%3Fv%3D-4E6Jp4MyiY&docid=hsjUsokXHY7H4M&tbnid=vsITSlQBErvq MM%3A&vet=10ahUKEwjpi5bcrYPcAhWLk5AKHSKBA2kQMwhFKAcwBw..i&w=1280&h=720 &hl=pt-BR&bih=767&biw=1600&q=amplificador%20ab&ved=0ahUKEwjpi5bcrYPcAh WLk5AKHSKBA2kQMwhFKAcwBw&iact=mrc&uact=8

    https://www.google.com.br/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fi.pinimg.com%2Fo riginals%2F37%2Fa6%2F9d%2F37a69d3845fad49e7309bc891e0dde6b.jpg&imgrefu rl=https%3A%2F%2Fbr.pinterest.com%2Fpin%2F681873199804102402%2F&docid= nJzS_0YMRFhNNM&tbnid=QaEKVwVqg0vM1M%3A&vet=10ahUKEwjpi5bcrYPcAhWLk5AKH SKBA2kQMwhfKBcwFw..i&w=571&h=800&hl=pt-BR&bih=767&biw=1600&q=amplifica dor%20ab&ved=0ahUKEwjpi5bcrYPcAhWLk5AKHSKBA2kQMwhfKBcwFw&iact=mrc&uact =8

    E esse aqui que você mesmo linkou: http://amplificadoresaudio.blogspot.com/2011/11/amplificador-con-tip-3 1-y-tip-32.html


    Nessa configuração eu já posso ligar uma guitarra, microfone ou outro instrumento? Não é necessário um pré-amplificador antes, ou nesse arranjo não é preciso? O primeiro transistor que recebe o sinal de entrada funciona como um pré, já? Ele é o transistor driver? Qual seria a funcionalidade dele, dar ganho nas tensões e casar a impedância pro outro estágio de potência, onde esse forceceria corrente pra excitar o alto-falante? E vi que no último esquema tem dois resistores fazendo a realimentação? Sei que os diodos são pra eliminar os efeito de crossover e também ajuda na estabilização da temperatura, Os resistores de saída, pelo que sei, é pra compensar as diferenças entre os transistores, mesmo sendo de igual valor. Muito obrigado!

    macaco veio
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Ai vai umas dicas de quem já construiu varios na vida.
    Primeiro não dá pra reiventar a roda, tem que partir das configurações dos desenhos ja existentes, voce não vai calcular valor de resistor por resistor na polarização de cada transistor, já pegue alguns circuitos com os cálculos prontos e apenas modifique os valores de acordo com a necessidade se souber entender cada etapa ativa do circuito.
    1- primeiro a unidade de potência, 20W por exemplo 2 transistores Tip41C na saida dá ate o dobro disso, depende da tensão e da corrente, ou seja a potência do transformador, (considerando os tips que são os mais baratos), Ai tem que entender o esquema escolhido (se é com par diferencial ou não, etc, etc) ou então partir para um com um Chip de potência.
    2- construir o trafo, para classe AB o trafo tem ter 60% de potência a mais, tipo 20W o trafo tem que aguentar 32W (essa é a regra) com uma boa densidade de corrente nos fios. Quem manda na potência é o trafo, um trafo fraco na hora que ajustar a corrente o circuito emite ruido humm. O desenho do circuito é a mesma coisa, so mudar os transistores para mais potentes conforme o trafo.
    3- fonte - nada de capacitores 5000uF! , 10000uF !!! , o trafo tem que ser de no máximo 1 tesla no cálculo, se quem enrolou o trafo o fez com 1,3 1,4 tesla pra economizar fio, ai talvez nem 10000uF filtra essa fonte. No geral capacitores de 2200uF basta. Se quizer coisa boa, peça um enrolamento extra para o pré (12V CT 12V por 150mA da e sobra).
    Desenha a placa monta tudo isso e testa com a guitarra sem pre, vai dar um som azedo na guitarra, dependendo do grau de azedume do som, se tem a ideia da quantidade ou qualidade de filtro o pre vai ter que ter.
    Pre - (placa separada) é aqui que a coisa complica pois tem uma porção de opções, Na minha experiência eu evito usar muito circuito integrado nos primeiros estágios, começe com um Fet na entrada (dá a melhor sonoridade na entrada) alem da alta impedância, dai pra frente 1 ou 2 operacionais (tipo TLO72) dá pra desenvolver o circuito de tonalidade, distorção se tiver, e um mid scoop, o midscoope é tipo um filtro de medios em T, se não tiver um e bom a guitarra vai dar um som azedo todavida. É tipo assim, o pre tem corrigir todos os defeitos que uma etapa de saida transistorizada provoca no som de uma guitarra (geralmente é uma merda horrivel completamente o oposto de uma etapa de saida valvulada). Tem outras artimanhas inventadas para melhorar a sonoridade do pre, tem que observar em esquemas consagrados (peavey e guibson são os que mais já inventaram).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    jgainfo
    Estou longe de ser o macaco veio, portanto sugiro que vc leia esses artigos aqui:
    http://sound.whsites.net/project27b.htm
    http://sound.whsites.net/project27.htm
    http://sound.whsites.net/project27-pix.htm
    https://www.eeweb.com/extreme-circuits/60-watt-guitar-amplifier
    http://www.jeanpierrepoulin.com/PDF/transistor.pdf
    https://courses.engr.illinois.edu/ece445/getfile.asp?id=5184

    macaco veio
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Virge! acho que espantei o cara.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    macaco veio
    Kkkkkkkkkkk.......

    _JCM_
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    macaco veio
    Mauricio Luiz Bertola

    Admiro o conhecimento de vocês!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    _JCM_
    Quem conhece amps e eletrônica aqui é o macaco veio(e outros). Eu não passo de um curioso nesse assunto...
    Abç

    _JCM_
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Meu caro, pelo que ja li de posts e comentários seus, diria que você está errado e está sendo modesto.

    Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos.

    abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como desenvolver um amplificador do zero?