Ligar caixa amplificada na mesa de som

    Autor Mensagem
    fmo
    Membro Novato
    # jan/18


    Pessoal, sou meio leigo no assunto e gostaria de saber se tem como ligar uma caixa amplificada numa mesa de som. Irei usar pra fazer um som ao vivo, com voz e violão pra festas pequenas (de família) e bares pequenos. Então, esse esquema funciona? Como devo fazer as ligações? Existe outra alternativa com baixo custo?

    Nycolas
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    fmo
    Eu não sei se entendi muito bem...

    Se você quer ligar esse esquema pra Mesa de som mandar o sinal pra Caixa amplificada, é só ligar a saída da mesa (Master, Output, Line Out, L/R...) na entrada da caixa através do cabo P10 ou XLR, de acordo com a caixa...

    Se o que você quer é ligar uma caixa amplificada na mesa, para a Mesa jogar para um sistema de som maior, o processo é diferente. A caixa precisa ter a saída de Line Output ou Microfonar a caixa e ligar o mic na mesa de som...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    fmo

    Ficou bem confusa sua intenção... Ligar a caixa na mesa significa ligar em linha ou microfonando a caixa. É usado dessa maneira, como já disse o Nycolas
    para jogar em um sistema de som maior ou quando você quer gravar no computador. Nesse último caso, da mesa você liga no computador, ou por USB, caso a mesa tenha essa opção, ou através de interface de audio.
    Lembrando que a mesa, nada mais é do que um mixer.

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Microfonar a caixa e ligar o mic na mesa de som...

    microfonando a caixa

    Não façam isso, até o split físico é melhor, principalmente se for uma caixa 2 vias...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    fmo
    Cara, que caixa você usará?
    Digo isso pois muitas caixas possuem uma saída "line out", que vc pode ligar diretamente na mesa.
    Abç

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Não façam isso, até o split físico é melhor, principalmente se for uma caixa 2 vias...

    Ismah

    Qual o problema em microfonar a caixa?

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    O problema é o óbvio: mic já tem um timbre, AF tem um timbre - só aqui já perdemos boa parte da qualidade da informação.

    Aí tu microfona e piora ainda mais a coisa toda... Só que se for uma 2 vias, temos um AF e um drive (que deve começar a responder a partir de 800 Hz ~ 2KHz, dependendo de muitos fatores). Dessa forma o que era ruim ficou ainda pior microfonando...

    Sendo sincero, use um cabo Y nessa situação.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Ismah

    Eu queria fazer umas gravações e tinha intenção de gravar dois canais, um em linha e outro microfonado (para captar também a ambiência). Depois juntar as duas tracks ou trabalhar com elas separadas, não sei ainda...
    Obs.: O meu cubo tem somente um AF.

    O único problema no meu caso é o isolamento acústico do lugar... ou melhor, a falta de isolamento acústico.


    Há alguma maneira mais eficiente e melhor?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/18 · Editado por: The Man Who Sold The World
    · votar


    Beto Guitar Player

    se quer gravar com dois canais, voce pode comprar uma placa de audio dessas menores como a focusrite scarlett ou a fast track e mandar sua mesa pra ela com a saida estereo, ai joga o pan de cada canal 100% pra direita e 100% pra esquerda, pra gravar seu violão, microfone e a ambiência que tu quer, recomendo deixar a ambiência sozinha, pq se der ruim, é só cortar

    O único problema no meu caso é o isolamento acústico do lugar
    isolamento acustico é diferente de tratamento acustico

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    The Man Who Sold The World

    Então, a minha mesinha já manda stereo pro pc (saída usb).
    Eu faço exatamente como você falou, jogo um do lado direito e outro do lado esquerdo e depois separo e transformo em dois canais mono.

    isolamento acustico é diferente de tratamento acustico

    O meu caso é isolamento mesmo, já que no meu quarto ouço barulho da rua, do vizinho, dos passarinhos, dos cachorros e da igreja evangélica de frente...

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Beto Guitar Player
    se vai gravar em casa mesmo, grava os dois canais, existem trilhões de plugins de delay e reverb pra te dar ambiencia
    com uma boa utilização de um compressor e de um plugin de gravador de fita, consegue dar profundidade à sua mix
    então começa no basico, grava só o essencial e procura tirar o melhor resultado

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    se vai gravar em casa mesmo, grava os dois canais, existem trilhões de plugins de delay e reverb pra te dar ambiencia
    com uma boa utilização de um compressor e de um plugin de gravador de fita, consegue dar profundidade à sua mix
    então começa no basico, grava só o essencial e procura tirar o melhor resultado


    The Man Who Sold The World

    Pensei nisso mesmo. Gravar só em linha e depois usar plugins de ambiência.
    Cara, valeu aí as dicas. Acabei desvirtuando o tópico do cara, que aliás, nem voltou pra esclarecer qual exatamente é a dúvida.

    Ismah
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Beto Guitar Player

    Beto, preste a atenção no que estamos falando... Estás a confundir alhos com bugalhos! hehe
    O rapaz em questão fala de uma caixa ativa, onde vai voz e violão num show ao vivo, e não de captar um cubo de guitarra.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Ismah

    Cara, não estou confundindo nada... Leia minhas mensagens anteriores.
    Eu criei outra situação em que eu quero gravar minha guitarra microfonando o cubo e perguntei se haveria uma maneira mais eficiente que esta...
    Inclusive, depois eu me desculpei por desvirtuar o tópico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar caixa amplificada na mesa de som