Reparar tanque de reverb

    Autor Mensagem
    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16


    Estou com um reverb de molas que está com uma bobina queimada dentro do tanque de reverb. Será que dá pra trocar ou enrolar essa bobina?

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    GPONTESFM
    É reverb de mola? No pouco que conheço, não consigo imaginar como uma das molas (que foi o que eu entendi quando você disse bobina) posso queimar.

    Com certeza há reparo, o difícil deve ser encontrar quem faça e onde comprar a peça de reposição.

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16
    · votar


    É reverb de molas, mas o defeito não está nas molas.
    Esse tipo de reverb tem bobinas nas pontas das molas, uma de entrada, que faz a mola vibrar e outra na saída que capta a vibração da mola. A bobina de saída do meu tanque de reverb queimou.

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Eu tenho dois tanques que queimaram essa bobina de saída.
    Cheguei a tirar uma sem danificar a laminação e os rebites.
    É possível levar numa dessas lojas que fazem transformadores para refazer o enrolamento.
    Basta identificar o calibre do fio e enrolar com o mesmo número de espiras.
    Essas bobinas não são tratadas com verniz, logo é possível desenrolar para contar as espiras.
    O único problema é que o fio é bem fino e frágil, como os enrolamentos de captadores.
    Todavia, como estava mais fácil comprar outro, acabei trocando os tanques mesmo.

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Faz muito tempo, mas pelo que me lembro, tem que tirar esse rebite central com uma mini re tífica e remover essa trava de latão.
    A laminação é entrelaçada na bobina, portanto tem que remover as lâminas para sacá-la.
    http://sound.whsites.net/articles/rvb-f3.jpg

    SergioTrindade
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Caso não consiga fazer isso, tem tanque à venda na multicomercial, por preços razoáveis. Basta ver as especificações:
    http://loja.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/?q=reverb

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16 · Editado por: GPONTESFM
    · votar


    SergioTrindade
    Obrigado pela dica. Vou tentar enrolar a bobina antes de pensar em comprar outro tanque. O aparelho que estou reparando é um Sansui RA-900. É um reverberador stereo para áudio que comprei em um leilão com a intensão de restaurar e revender, então devido ao custo, pra mim não compensa trocar o tanque.

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16
    · votar


    Consegui recuperar a bobina. Tirei a fita isolante que protege o enrolamento e logo percebi que o fio bobina se desprendeu do fio de saída (mais grosso). Refiz a solda e o tanque está funcionando.

    Agora preciso er estudar melhor o funcionamento do circuito, pois estou achando o efeito muito fraco.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    GPONTESFM
    Como é que vc sabe que a bobina do secundário queimou??
    Ela não marca nenhuma resistência no multímetro??
    A bobina do secundário de tanques de reverber, por trabalhar com baixa potência não queima e é muito difícil dar defeito.
    Por isso, talvez, o problema deva estar em outros componentes do reverber.

    Mas, se por um acaso do destino ela estiver defeituosa, por ser feita com fio de cobre relativamente grosso, é só desmontar, contar as espiras e reenrolar.

    GPONTESFM
    Membro
    # nov/16
    · votar


    A bobina já foi reparada. Esse tanque tem duas bobinas de saída. Uma estava indicando resistência infinita e a outra 1000 ohms.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reparar tanque de reverb