| Autor | Mensagem | 
| GPONTESFM Membro
 | # nov/16 

Estou com um reverb de molas que está com uma bobina queimada dentro do tanque de reverb. Será que dá pra trocar ou enrolar essa bobina?

| 
| sandroguiraldo Veterano
 | # nov/16 · votar

GPONTESFM
 É reverb de mola? No pouco que conheço, não consigo imaginar como uma das molas (que foi o que eu entendi quando você disse bobina) posso queimar.

Com certeza há reparo, o difícil deve ser encontrar quem faça e onde comprar a peça de reposição.

| 
| GPONTESFM Membro
 | # nov/16 · votar

É reverb de molas, mas o defeito não está nas molas.
 Esse tipo de reverb tem bobinas nas pontas das molas, uma de entrada, que faz a mola vibrar e outra na saída que capta a vibração da mola. A bobina de saída do meu tanque de reverb queimou.

| 
| SergioTrindade Veterano
 | # nov/16 · votar

Eu tenho dois tanques que queimaram essa bobina de saída.
 Cheguei a tirar uma sem danificar a laminação e os rebites.
 É possível levar numa dessas lojas que fazem transformadores para refazer o enrolamento.
 Basta identificar o calibre do fio e enrolar com o mesmo número de espiras.
 Essas bobinas não são tratadas com verniz, logo é possível desenrolar para contar as espiras.
 O único problema é que o fio é bem fino e frágil, como os enrolamentos de captadores.
 Todavia, como estava mais fácil comprar outro, acabei trocando os tanques mesmo.

| 
 | # nov/16 · votar

Faz muito tempo, mas pelo que me lembro, tem que tirar esse rebite central com uma mini re tífica e remover essa trava de latão.
 A laminação é entrelaçada na bobina, portanto tem que remover as lâminas para sacá-la.
 http://sound.whsites.net/articles/rvb-f3.jpg

| 
 | # nov/16 · votar

Caso não consiga fazer isso, tem tanque à venda na multicomercial, por preços razoáveis. Basta ver as especificações:
 http://loja.multcomercial.com.br/catalogsearch/result/?q=reverb

| 
| GPONTESFM Membro
 | # nov/16 · Editado por: GPONTESFM · votar

SergioTrindade
 Obrigado pela dica. Vou tentar enrolar a bobina antes de pensar em comprar outro tanque. O aparelho que estou reparando é um Sansui RA-900. É um reverberador stereo para áudio que comprei em um leilão com a intensão de restaurar e revender, então devido ao custo, pra mim não compensa trocar o tanque.

| 
| GPONTESFM Membro
 | # nov/16 · votar

Consegui recuperar a bobina. Tirei a fita isolante que protege o enrolamento e logo percebi que o fio bobina se desprendeu do fio de saída (mais grosso). Refiz a solda e o tanque está funcionando.

Agora preciso er estudar melhor o funcionamento do circuito, pois estou achando o efeito muito fraco.

| 
| Ramsay Veterano
 | # nov/16 · votar

GPONTESFM
 Como é que vc sabe que a bobina do secundário queimou??
 Ela não marca nenhuma resistência no multímetro??
 A bobina do secundário de tanques de reverber, por trabalhar com baixa potência não queima e é muito difícil dar defeito.
 Por isso, talvez, o problema deva estar em outros componentes do reverber.

Mas, se por um acaso do destino ela estiver defeituosa, por ser feita com fio de cobre relativamente grosso, é só desmontar, contar as espiras e reenrolar.

| 
| GPONTESFM Membro
 | # nov/16 · votar

A bobina já foi reparada. Esse tanque tem duas bobinas de saída. Uma estava indicando resistência infinita e a outra 1000 ohms.

|