Dúvida sobre amps específicos para guitarra, baixo

    Autor Mensagem
    Tomás B
    Membro Novato
    # nov/16


    Fala pessoal. Sou bem iniciante quanto a essa parte de amplificadores e to com uma dúvida que não consegui resolver depois de ler mil tópicos.
    To montando com meus primos uma "banda" pra gente tocar em casa mesmo e futuramente algum showzinho pequeno em local fechado. Teremos um baixo, 2 guitarras, 2 vozes, uma bateria elétrica e, muito eventualmente, um teclado e um violão.

    DÚVIDA 1
    Vi em vários lugares que existem cubos específicos pra cada instrumento, que um cubo de baixo numa guitarra fica meio bosta, por exemplo. Se eu comprasse vários cubos, um pra cada instrumento não ia fazer sentido nenhum, porque o gasto ia ser absurdo.
    Mas ai eu penso, se eu comprar uma mesa de 10 canais e duas caixas, por exemplo, como vou reunir as necessidades de todos os instrumentos nelas? Explicando melhor, eu tenho 5 tipos de instrumentos diferentes (guitarra, baixo, bateria, violão, teclado) que necessitariam cubos diferentes de acordo com a necessidade deles. Mas se eu usar a mesa (pra não ter que comprar vários cubos) e as duas caixas, como que faz daí?
    Eu ainda acho que não deixei muito claro: a caixa pelo que eu vi tem diferenças entre elas, como a frequência, ou seja, existem caixas melhores para baixos que aguantam frequências menores e caixas melhores para guitarras que aguantam frequências maiores. Comprando vários cubos é fácil, é só escolher o melhor cada pra instrumento e deu, mas comprando somente duas caixas eu não faço ideia. Ai eu compro uma caixa pro baixo e uma pra guitarra? Mas o som não sai "dividido" entre as caixas? Saindo dividido nas duas caixas as duas não teriam que ser teoricamente boas tanto para o baixo quanto para a guitarra? Ou eu posso ter uma boa pra guitarra e uma boa para o baixo e deu? Mas ai como fica a bateria, o violão?

    DÚVIDA 2
    Comprando as potências (amps) separadas das caixas eu tenho que ter dois amps (um pra cada caixa passiva) ou um já serve?

    Desculpa qualquer idiotice que eu falei, retomando, entendo pouco mesmo.
    Abraços

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Brother, teoricamente você consegue com uma mesa muito foda e um par de PAs mais foda ainda ligar toda uma banda direto na mesa.

    Vai precisar (necessariamente) de um simulador de guitarra bom, um simulador de ampli de baixo também bom (baixo em linha normalmente fica uma eca - embora tenha gente que goste...). Creio que para a bateria eletrônica (digital) não teria problemas, e pras vozes também não.

    Agora, se tudo isso vai te dar um som minimamente prestável, aí são outros quinhentos, que eu deixo pros "universitários"...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tomás B
    um cubo de baixo numa guitarra fica meio bosta,
    Errado. É exatamente ao contrário...
    Se eu comprasse vários cubos, um pra cada instrumento não ia fazer sentido nenhum
    Errado de novo. É exatamente isso que vc terá que fazer.
    Mas ai eu penso, se eu comprar uma mesa de 10 canais e duas caixas, por exemplo, como vou reunir as necessidades de todos os instrumentos nelas?
    Errado pela 3ª vez. Você pode até ligar instrumentos em mesa, mas apenas se você tiver um equipamento de P.A e com retornos e caixas dedicadas altamente profissionais, com crossoveres para distribuir as frequências pelos grupos de caixas específicas e etc.
    Meu filho. Você e seus primos cada um terá que comprar suas respectivas caixas de instrumentos. O baixo precisará de uma com cerca de 150WRMS (ou mais), com alto-falante de 15 pol. As guitarras, cada qual com o seu respectivo amp com cerca de 30 a 60WRMS e alto-falante de 10 ou 12 pol. e assim por diante.
    Por último vc terá que comprar uma mesa amplificada como essa ou equivalente:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714155891-cabecote-multiuso-mes a-som-amplificada-pwd250-250-watts-rms-_JM
    Onde vc ligará os microfones e, eventualmente, o teclado.
    Essa mesa amplificada deverá ser ligada a 2 caixas como essa ou equivalentes:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-808732102-caixa-de-som-passiva- 3-vias-falantes-de-12-master-enviograts-_JM

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tomás B
    Fala, blz? Da forma mais rápida e direta possível:

    Guitarras - ligar em amplificadores (cubos) próprios para guitarra, de marca e de qualidade boas. Uma boa guitarra ligada num bom ampli e já tem cara que não consegue timbrar, imagina ligado em linha? O investimento para um sistema de PA de qualidade (mais simuladores etc) não vale a pena nessa caso (sai mais barato cada um ter o seu cubo).

    Baixo - ligar no cubo de baixo. Mesma coisa, com potência e qualidade. Esses cubinhos de baixo de 30w que se vê por aí não servem pra nada.

    Violão e teclado - ligados em linha na mesa, com direct box ou atenuadores no respectivo canal.

    Voz - ligado na mesa. Ligar microfones em caixas multiusos, num contexto de banda, quase nunca fica bom.

    Bateria ELETRÔNICA (e não elétrica) - ligada na mesa também.

    Pode parecer que comprar uma mesa, potência e / ou caixas ativas sairá mais barato, mas se for querem comprar esses itens e obter a mesma qualidade que nos cubos, sairá bem mais caro.

    Infelizmente não há meio termo.

    Tomás B
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Tomás B
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Só 3 erros? Hahahaha
    Então resumindo, tu acha melhor comprar um cubo pra cada guitarra, um cubo pra bateria e um cubo pro baixo (eu vi em alguns lugares que violão em cubo de baixo fica bom, me corrija se eu estiver errado). E pro teclado e microfones, uma mesa amplificada e duas caixas passivas.
    Sobre a mesa, a melhor opção é comprar ela já amplificada? Ou é uma boa comprar 2 caixas ativas e a mesa? Ou a potência separada?

    sandroguiraldo
    Sempre me confundo e falo bateria elétrica, erro meu. Só uma coisa que eu não entendi muito bem, tu diz pra não ligar a mesa em caixas multiuso (já vi também várias pessoas dizeram que são ruins), mas usar então caixas ativas nesse caso?


    Mas valeu mesmo, já ajudaram demais. Faz tipo 3 dias mesmo que eu to pesquisando sobre isso, e é muito puco tempo, por isso tem várias coisas que eu ainda não sei, ou sei errado.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tomás B
    Não acho melhor não. É o que tem que ser feito...
    A bateria eletrônica pode ser ligada à mesa.
    Mas atente para uma coisa: Quanto mais coisas, fora as vozes, que vc ligar na mesa, mais potente e de qualidade (principalmente as caixas) o sistema terá que ser...
    Abç

    Tomás B
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Na sua opinião, seria melhor comprar um cubo pra bateria e investir um pouco menos nas caixas e na mesa. Ou investir mais na mesa e nas caixas e ligar a bateria junto?
    Outra coisa, aquele mesa que tu mandou no link tem 7 canais, será que uma de 4 já não é suficiente? Porque não pretendo ligar mais nada além das 2 vozes, da bateria e do teclado (o violão pensei só quando for tocar uma música voz e violão).

    Abraços

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Tomás B
    Cara, um combo para a bateria teria que ser um multi-uso que tenha tweeter e/ou corneta. Pode-se encontrar um usado por bom preço, tipo esse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796439221-caixa-amplificada-mul ti-uso-ciclotron-pr200-frete-gratis-_JM.
    Quanto à mesa, é melhor a de 7/8 canais, para poder ligar mais microfones e fontes (teclado, bateria eletrônica) em estereo.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre amps específicos para guitarra, baixo