Circuito para ativar caixa

    Autor Mensagem
    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16


    Fala galera.
    Alguém aqui já montou algum circuito para ativar caixa de som??
    Tenho uma caixa simples de 3 vias que uso para tocar nos barzinhos, só para voz. Atualmente to usando uma potencia machine de 100 watts pra amplificar ela, mas quero diminuir a a quantidade de equipo.
    Vi alguns kits pra vender no ml mas não achei nenhum na faixa de potencia que quero.
    Se puderem indicar algum projeto, de preferencia que tenham um pre junto, pra ajustes de medio, agudo e grave. Eu mesmo vou montar.

    Valew

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Up???

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Cara, tu quer um projeto de amp... Não é bem a coisa mais fácil, e precisa ser dimensionado para sua aplicação... Mas não pense que vai diminuir o peso...

    Informe os dados que faltam

    Potência
    Recursos de pré: ganho, eq
    Conectores de saída
    Vias
    Cortes

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Nao e´ tao simples pois vai ter que por o trafo dentro da caixa (e nao será pequeno pra 100W, o trafo tem quer pra 160W). Bolar todas a conecçoes de painel trazeiro etc. Pesquise o gain clone com LM3886 , e´muito usado nesses casos
    http://www.instructables.com/id/DIY-HiFi-Gainclone-Power-Amplifier-2x6 8w-Class-A/

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    macaco veio

    Não era vantagem operar em uma classe mais moderna? D por exemplo...

    macaco veio
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Acredito que sim, com certeza, o problema é achar um circuito ja pre testado, Ainda nao tenho conhecimento de caixas amplificadas com amplificadores classe D. Consertei algumas Behringer, gain clone puro e circuito mal desenhado. Dizem que classe D tem um nivel de distorçao alto mas considerando que LM3886 tambem é uma grande merda, sai elas por elas. Um ampli bom (limpo) AB tradicional com transistores pra 100W fica uma placona grande alem de grandes dissipadores.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Crown que amplifica os PA JBL são classe D... É um monitor, a distorção é algo meio irrelevante, ao meu ver... Vale mais ser compacto e prático...

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    Fala irmão, tudo bem.
    Então, a questão do peso de fato acaba saindo elas por elas. É mais pra diminuir quantidade de equipamento mesmo. Como as vezes vamos tocar em um carro só, cada espacinho que ganho é valioso.
    Quanto aos dados, a potencia calculo que um circuito que me forneça 200 watts já está de bom tamanho. A descrição exata das especificações fica difícil porque a caixa é antiga, o falante não marca nada nele. O tweeter eu sei que é de 100 watts (supertweeter da ecosound).
    Vi vários anúncios de circuitos no ml. E circuitos bem simples até. Por isso decidi pesquisar se encontro algum esquema pra eu mesmo montar.

    A caixa possui um divisor de frequência passivo de 3 vias (falante, tweeter e um pequeno falante, de 6 eu acho, para médios.
    Conectores podem ser xlr.

    O pré eu já desisti. Só um volume acho que já seria suficiente, o resto eu ajustaria na mesa mesmo. Se for possível dessa forma é claro.

    Quanto aos classe D são bacanas. O circuito fica bem menor. Não estou encontrando nenhum esquema desse

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    macaco veio
    Valeu pelas dicas irmão. Vou pesquisar esse gain clone com LM3886 pra ver.
    Quanto aos cálculos que mencionou, penso em um projeto mais simples, sem muitas complicações. Até por ser de baixa potência. Dei uma olhada dentro da caixa e há espaço para fixação do circuito com segurança para o falante e a placa.
    Achei um esquema, de darlinton se não me engano...muita gente usa.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Porque Classe D não é juntar meia dúzia de componentes... É bem mais complexo que isso... Eu não saberia descrever o circuito, sei porcamente o diagrama de blocos... Não é muito popular porque é complexidade, e muitos audiófilos dizem que soa mal - até tem seus argumentos técnicos, mas nada comprometedor, ainda mais quando a finalidade exige praticidade...

    Sugiro que entre em contato com fabricantes de caixas, como a Taigar de SC, a 4 Vias de SP, DB Series do RS...

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    Blz irmão...
    De fato eles são mais complexos mesmo.
    Um brother meu montou um amplificador classe D só para tocar os subwoofer. 2000 w. Ficou show. Sem contar o tamanho reduzido e pouco peso que ficou.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Existem os automotivos, que precisaria de uma fonte externa de 12V por uns 25A, não deve ser difícil montar tudo... Mas eu realmente iria atrás de comprar pronto... Menos dor de cabeça e a garantia é total.

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Ismah
    Entendi. Valeu pelas dicas irmão.
    Acho que vou comprar um circuito pronto ja e mandar bala.

    Obrigado pela atenção

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Fuzatto
    Cara, eu tenho uma potência automotiva parada aqui. Eu acho que não vai resolver tua situação, mas se quiser faço uma doação pra vc, tu paga o frete e só. Se ficar interessado, me manda uma mensagem pessoal, se não, ignore o post.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    lembrando que a alimentação dela é 12v (tensão da bateria de carro), então como dito antes, precisará de uma fonte 12v. É uma Falcon 3 canais antiga. São 2 canais "normais" e um canal pra subwofer.

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    É provavelmente muito melhor que qualquer atual... Estava conversando com colegas do grupo "Estudo do audio", e falávamos de amps pro vs automotivos... Me contaram que os automotivos, são testados com senoidal, enquanto os pro, são aferidos com ruído rosa. Logo, a discrepância entre a medição de potência obtida em ambos é absurda. Falou-se de níveis absurdos, onde um de 1000W automotivos a um 250W pro...

    Fuzatto
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    acabaramosnicks
    Irmão muito obrigado pela oferta. Quando você mencionou o lance da potência automotiva me lembrei que tenho uma aqui em casa parada também. Vou testar pra ver como fica.

    Valeu...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuito para ativar caixa