Modificando o Meteoro Nitrous Drive

    Autor Mensagem
    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16


    Dando uma olhada aqui pelo fórum, eu encontrei um tópico que falava sobre como "transformar" um Meteoro Nitrous Drive em um Marshall 15 watts.
    Pois bem, eu li os tópicos, mas surgiram umas dúvidas, eles citaram um fórum do Handmades sobre esse assunto, aqui vai o link:
    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=573.0
    Nele, um pouco mais em baixo, um cara falou que trocou os resistores 1 e o 17, e também trocou o CI, a minha dúvida é que no tópico eles usam um amplificador de 15 watts, e o meu é de 30, os valores dos resistores que ele fala que já existem no ampli batem com o que tem no meu. A outra dúvida é, em uma parte ele fala "Substitui o R17 (390K + Capacitor de 470pF) pelo de 100K", então ele tirou o resistor e o capacitor e substituiu só pelo resistor? Eu abri o meu e vi que esse capacitor é ligado em paralelo com o resistor.
    Resumindo:
    Funciona em um ampli de 30 watts ou só nos de 15?
    Eu tenho que tirar o capacitor e o resistor e deixar só com o resistor novo?

    Ismah
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Editado/apagado por uma questão de idoneidade.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Higo.

    Não faça isso. Se você não tem conhecimento em eletrônica, a probabilidade de fazer besteira é muito grande. Uma solda mal feita, uma "cagadinha" na trilha e perdeu o ampli.

    E sinceramente, já tive os 2 amplis em questão. Você vai trocar 6 por meia dúzia. E correr um baita risco de perder o que já tem.

    Junte um pouco de dinheiro, faça um rolo com esse ampli. Mas não mexa nele.

    Dica de quem já se ferrou muito tentando fazer essas artes.

    HortaRates
    Membro
    # jul/16
    · votar


    Higo.
    a minha dúvida é que no tópico eles usam um amplificador de 15 watts, e o meu é de 30

    Pelo que eu vejo na internet isso é uma confusão bem comum entre o pessoal que tem esse amp. Tem escrito 30w na parte de trás, perto do fusível e do cabo de alimentação. Isso não é a potência gerada pelo amplificador, e sim a potência consumida por ele. Se não me engano todos os nitrous drive com falante de 8" produzem 15w RMS. Logo seu amp é o mesmo do tópico do fórum.

    A outra dúvida é, em uma parte ele fala "Substitui o R17 (390K + Capacitor de 470pF) pelo de 100K", então ele tirou o resistor e o capacitor e substituiu só pelo resistor? Eu abri o meu e vi que esse capacitor é ligado em paralelo com o resistor.

    Sim, tem que tirar o capacitor e resistor e colocar só o resistor no lugar.


    Olha, se você souber o que está fazendo, vai em frente. É um mod muito barato, não sei quanto custa este CI, mas de componentes você gasta centavos. E se você curtir, por que não? Ainda ajuda a você ver na prática o quê cada componente do circuito de distorção influencia no som final.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    ja fiz essa mod no meu amp e ficou muito bom (tenho 16 anos)

    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    ???
    sandroguiraldo
    Eu tenho um certo conhecimento de eletrônica prática, mas só prática. Já construí uns pedais e vendi, e eu conserto algumas tvs de tubão q trazem aqui pra mim, coisa simples, só troca de componentes, eu posso fazer isso, mas obrigado pela dica.
    HortaRates
    Muito obrigado cara! Tirou todas as minhas dúvidas.
    O Ci é uns 3 reais, é coisa simples, eu consigo.
    thiagoahaeuro
    Eu tenho 17, vlw por dar a opinião.

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    acho q pra quem tem dom nao tem idade:)

    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro
    Sim, essa vontade de fazer as coisas sózinho parece q vem de família, meu avô que me ensinou tudo de eletrônica que eu sei, e eu uso as coisas dele pra fazer meus projetos, meu bisavô era assim também.

    marcioguita
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Eletricidade mata

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Higo.
    thiagoahaeuro

    Não é questão de idade. Eu tenho lembranças de estar brincando com ferro de solda aos 5 anos, mas isso não fazia de mim capacitado. Eu esperneio até hoje em algumas horas, e passo muito tempo estudando, desenhando e re-desenhando circuitos... E ainda assim, às vezes dá merda...

    A coisa é simples, mas exige conhecimento prévio. Ótimo, montou os pedais, é um bom começo. Mas entendeu o que cada componente faz? Porque ele está lá?

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    sim, estou estudando varios livros e mes q vem comeco meu tecnico em eletronica. desde os 5 anos tenho fotos de eu desmontando os ferros de passar da minha mae, meus brinquedos e etc...ja perdi a conta de quantos carrinhos de controle remoto desmontei. hoje sei o q é resistor , como ler o valor, aplicacao formula de limitar corrente e etc, ja entendo de chaveamento com transistrores ,conserto de tudo pra visinhanca e amigos , desde notebooks a centrifugas , bombas da água, pedais .
    ja montei uns 8 pedais , umas 3 fontes pra eles, fonte de bancada, ingtor de sinais, amp e etc..
    emfim, sei q nao é questao de idade mas sim da vontade q tenho de aprender e praticar. gosto do que faco, por isso quero como profissao. sei q a habilidade , como uma simples solda vem de muita pratica, queimaduraskkkkk e trilhas destruidas (faz tempo) .por isso venho aqui no forum , para aumentar e ampliar a minha area de conhecimento

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Boa sorte meu amigo. Precisamos de mais gente fazendo isso. :)

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    por isso gosto de trocar ideia com voces , gente experiente como vc e o macaco veio.
    mas voltando ao tópico minha mod fiz usando o jrc4558, no qual ganhei mais agudos e muito menos ruido no drive do amp.

    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    Sei que é importante aprender o que cada compontente faz, mas se eu quiser ter um bolo e souber como fazer, eu só preciso fazer, não preciso saber o que cada ingrediente vai fazer, mas fazendo bolo eu descobri que o ovo serve pra misturar os igredientes que não se misturariam por si só, como o leite e a manteiga. Eu descobri isso sózinho, e experimentando, eu sabia que poderia dar errado, mas eu tentei.
    Sei que devo estudar mais, mas pra fazer algo tão simples, acho que não é tão necessário.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Higo.

    "igredientes que não se misturariam por si só, como o leite e a manteiga"

    Como assim? Leite e manteiga não se misturam???? :)

    Zuera, rsrs...

    Abç

    PS: fiquei curioso com essa mod. Alguém que já fez a gambiarra sabe dizer se REALMENTE fica parecido com um Marshall?

    PPS: particularmente só acredito vendo...

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    mano nao fiz gambiarra , mas sim uma mod. fica parecido sim , o amp parece q sai de dentro daquela 'caixa de sapatos' que tirava os agudos e dava ruido. o drive melhora mmmmmmmmmmuito fica mas limpo sem ruido e aquele excesso de ganho

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Ismah
    ", e experimentando, eu sabia que poderia dar errado, mas eu tentei."

    eu tambem experimentei, usei o tl 072, tl082, j4558 e jrc4558 e o q mais achei parecido foi o jrc 4558

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Higo.
    não preciso saber o que cada ingrediente vai fazer, mas fazendo bolo eu descobri que o ovo serve pra misturar os igredientes que não se misturariam por si só, como o leite e a manteiga.

    Ótimo. Continue assim. :)
    Quando der problema, desmonte tudo e saia testando se era o ovo podre, ou farinha em excesso... rsrs

    Não pense que estou levando pro pessoal, a diferença é que um bolo aceita variáveis muito maiores que um circuito. Um tensão a mais onde não devia, e começa a dor de cabeça do circuito ter defeito, mas não se encontrar - e é o tipo de coisa que acontece!

    Felipe Stathopoulos

    Isso é bem relativo... O que é som de Marshall? Se tua referência for a simulação de uma multiFX pode achar que até um JCM800 não soa tão Marshall assim. rs

    só acredito vendo...

    Ouvindo no caso rs

    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Como assim? Leite e manteiga não se misturam???? :)
    Sim! Leite e manteiga é como água e óleo, leite é basicamente água e a manteiga é uma gordura, como o óleo, e o ovo é aglutinante, aí faz os dois misturarem.

    fiquei curioso com essa mod. Alguém que já fez a gambiarra sabe dizer se REALMENTE fica parecido com um Marshall?
    Não, num vai ficar de jeito nenhum, por q a qualidade dos componentes do amp não têm a mesma qualidade, mas vai dar uma ótima melhorada, vale a pena o esforço.

    Ismah
    kkkkk Tá certo, vou usar a farinha e os ovos corretos pra esse projeto.
    Nada pessoal tbm, é que eu entendo mais de bolo do que de eletrônica teórica.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    E é por isso que estamos dialogando. Apesar de me considerar razoável na cozinha, eu sou melhor com eletrônica. :)

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    realmente nao fica 100% igual ao marshall mas melhora muito a qualidade sonora . no meu caso tenho uma strato, o som dela depois da mod finalmente ficou com aquele staladinho de strato kkk

    Higo.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    thiagoahaeuro
    Vc usou o CI JRC 4558D, certo? Era o D msm?

    Ismah
    Desculpa incomodar mais uma vez, é que a minha falta de conhecimento tá me atrapalhando de novo. Eu perguntei na melhor loja de eletrônica da cidade se tinha o Jcr 4558D, por q no tópico do handmades onde eu vi isso, ele ressalta que precisa ser o D, mas na loja só tem o P, se eu substituir, pode acontecer algo?

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Higo.

    De maneira nenhuma é incomodo.

    Aqui tem um comparativo, mas ao que parece são fabricantes difrerentes

    https://www.youtube.com/watch?v=G1YDQB9msMM

    JRC4558D vs RC4558P é meio que Boss vs Ibanez (não sei quem usa o que)...

    Tem um tópico todo sobre isso aqui no FCC...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/61036/

    Pessoalmente, me parece que esse amp aí tem o pré com base/cópia num TS...

    HortaRates
    Membro
    # jul/16
    · votar


    Higo.
    Geralmente essas letrinhas se referem ao encapsulamento do CI (encapsulamento é formato/tamanho da pecinha de plástico que é o CI). O encapsulamento pode interferir no tamanho, número de pinos, temperatura de operação, etc., então é bom ficar de olho.

    Puxando esse datasheet da TI http://www.ti.com.cn/cn/lit/ds/symlink/rc4558.pdf
    a diferença entre o P e o D são o tamanho. Se olhar na tabela mais pro final do arquivo vai ver que o P usa o encapsulamento (packaging) PDIP e o D usa encapsulamento SOIC, que têm os mesmos pinos porém são de tamanhos diferentes. Se você comprar o errado talvez vai ter que fazer uma gambiarra pro CI encaixar.

    Se você fizer a mod mesmo, grava um vídeo antes e depois com o som pra gente ver! Estou bastante curioso!

    thiagoahaeuro
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    usei sim , o jrc4558D por que por aqui nao achei o jrc4558P . aconselho voce por um soquete neste CI , tanto para nao correr risco de queima-lo (temperatura) tanto para poder experimentar outros, sem precisar ficar soldando cada um

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificando o Meteoro Nitrous Drive