Dá pra montar um cabo pp 4mm em um plug p10?

    Autor Mensagem
    Sr Unruh
    Membro Novato
    # jun/16


    Olá galera. To montando um som pra minha igreja. Sou leigo e por isso peço compreensão de vocês.

    Compramos 4 caixas de retorno passivas Nca M12 100w rms:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683473769-caixa-de-retorno-moni tor-passiva-nca-m12p-12-pol-100-watts-_JM

    e 2 amplificadores Oneal oop 2300 400w rms para empurrar essas 4 caixas.

    Já vi muitos tutoriais e videos ensinando a montar com cabo pp 2 x 2,5mm. Mas quero montar com fios de 4mm por causa das distancia entre o amplificador e as caixas: 50 metros. Pelo que pesquisei eu perderia muita potência com o fio de bitola 2,5mm.

    Antes que vocês perguntem. As caixas são todas passivas para eu poder individualizar os canais que quero enviar para cada uma.

    Aceito outras sugestões para fazer essa ligação.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Vai colocar uma caixa por canal em 4Ωou 8Ω?

    Estás ciente que aplicando o dobro da potência no falante, estamos extraindo tudo que o sistema pode entregar. Porém, isso não dá margem para erros, e se eles ocorrerem (por ausência de pessoal capacitado para tal, ou um simples defeito ou acidente), poderá queimar todo o sistema. No teu caso são 2,3 vezes a potência nominal do AF, ainda mais complicado.

    Sobre os cabos, porque cabos TÃO longos? Vai deixar os amps na mix house, e levar para o palco o sinal já amplificado? Se sim, porque?

    Não saberei dizer se isso se estende pro áudio, mas sempre considerei que 5% de queda é admissível. Independente da impedância escolhida, deves medir cerca de 31 V na saída de cada amp.

    Segue um vídeo que te ensina a fazer a conta



    Sobre os plug's P10... Bicho, li em algum paper que até 800W (50V por 16A) é de boa, mas... Gasta uma vez só e faz bem feito com segurança e confiança. Seja com SpeakOn ou com velha (nova na verdade) e boa tomada 10A, que precisa de um tapa pra voltar a operar às vezes. rs

    Matec
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Já vi Plug P10 tostar com 100w de potência em 8 ohms. Eles não foram feitos para essa utilização.

    Utilize speakon em caixas de 2 vias ou tomadas de 3 pinos caixas de uma via.. As tomadas de 3 pinos são úteis pois não permitem inversão de polaridade.

    Abs

    Sr Unruh
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Vai colocar uma caixa por canal em 4Ωou 8Ω?

    As caixas são de 8 ohms. No manual do amplificador está descrito que ele entrega 120 w rms em uma conexão 8 ohms.

    Sobre os cabos, porque cabos TÃO longos? Vai deixar os amps na mix house, e levar para o palco o sinal já amplificado? Se sim, porque?

    A idéia era essa. O amplificador ficará junto com a mesa de som no fundo da igreja e eu queria entregar o sinal já amplificado. Não sei o porque. Só conhecia essa maneira de ligação. Se existir outra eu aceito sujestões.

    E no manual do amplificador diz que nessa distância a queda de tensão com cabos 2,5mm é de 15%.

    Sr Unruh
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Já vi Plug P10 tostar com 100w de potência em 8 ohms

    Se eles torram, porque um fabricante conceituado faria caixas com falantes de 100w rms com plug p10? Não quero trocar porque as caixas estão na garantia.

    Ismah
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Matec
    Estamos falando de coisas boas... Switchcraft, Neutrik, Alpha (qualidade questionável)... Já derreti uns chulé com ferro de solda de 60W...

    Sr Unruh
    A idéia era essa. O amplificador ficará junto com a mesa de som no fundo da igreja e eu queria entregar o sinal já amplificado. Não sei o porque. Só conhecia essa maneira de ligação. Se existir outra eu aceito sujestões.

    Vais mandar o sinal por vias auxiliares suponho. Mande o sinal para os amps. Deixe-os debaixo/atrás do altar/palco (precisa ser ventilado), só com a frente pra fora, suba com os fios por furos no chão, e seja feliz.

    De preferência use um disjuntor/fusível (com alguns de reserva ein!) apenas para os amps, e desligue a chave sempre que sair. Assim ninguém "testa" o som quando não estiver.

    E no manual do amplificador diz que nessa distância a queda de tensão com cabos 2,5mm é de 15%.

    Imaginava que fosse algo nessa marca.

    Se eles torram, porque um fabricante conceituado faria caixas com falantes de 100w rms com plug p10? Não quero trocar porque as caixas estão na garantia.

    Baixo custo e realidade vs medição... Se mede potência de um amp, com uma senoidal de 1kHz. 100Wrms significam uma variação de 3dB entre o pico e o rms, o que nenhum programa musical consegue fazer, apenas ondas puras. É o chamado fator de crista. Numa voz, muito difícil de se obter 10Wrms...

    Artigo muito bom sobre isso -> http://www.studior.com.br/ampxfal.pdf

    Matec
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Sr Unruh

    Se eles torram, porque um fabricante conceituado faria caixas com falantes de 100w rms com plug p10? Não quero trocar porque as caixas estão na garantia.

    Há tempos atrás, um fabricante conceituado talvez não tivesse outra opção além do P10. Hoje , um fabricante que usa P10 na entrada de caixa de PA não é tão conceituado assim, é econômico. Além do mais se o plug não aguentar não é a caixa que vai queimar, e sim a sua potência. :-/

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Depende o quanto o plug aguentar... Se for o suficiente para que a caixa tenha um princípio de incêndio...

    Sr Unruh
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Bom pessoal. Encontrei uma solução que fiquei besta por não ter pensado antes. Troquei minhas 4 caixas passivas e meus dois amplificadores por 4 caixas ativas.

    Agradeço ao Ismah e ao Matec pela ajuda.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Sr Unruh

    Ótima solução. Mas fica uma sugestão aqui pras futuras dúvidas:

    Coloca a caixa na parede e os amplificadores embaixo do palco, o mais próximo possível. Cabo PP é caro. Cabo para sinal de som (com plug P10) é relativamente mais barato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá pra montar um cabo pp 4mm em um plug p10?