Circuito de baterias para transmissor FM

    Autor Mensagem
    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16


    Olá pessoal!

    Estou pensado em comprar esse transmissor de FM. Contudo gostaria de usa-lo de forma móvel, na minha bicicleta. Tenho uns amigos que usam ele com essas baterias de carro e um cabo q conecta a bateria na entrada 12v dele. Mas eu acho essa bateria de carro mt pesada e gostaria de usar uma mais leve, tem algo q vcs me recomendam? Teria como fazer um "circuito de baterias" para substituir a de carro?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717787744-transmissor-de-fm-pll -estereo-1-watt-alta-fidelidade-_JM

    ps: coloquei nesse tópico pq o transmissor conectará caixas de som

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sarah_Hannah

    Bateria de nobreak já é bem menor. Serve?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Qual a ideia?

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Bateria de nobreak já é bem menor. Serve?


    ops, agora q vi, q bateria q usam é de no break. po, pesa 1kg, queria algo menor, pq o transmissor consome no máximo 1A.

    :S

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Qual a ideia?


    A ideia é fazer o transmissor funcionar c essa bateria q procuro, o mais leve possível. o transmissor tem uma entrada 12v e consome 1A.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Não mudou nada do que disse lá em cima... Preciso saber o que quer transmitir da bike.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sarah_Hannah

    As baterias seladas de nobreak são de 7Ah e pesam em torno de 2kg cada. Existem algumas menores 12V de 5A; 4,5A; 2,3A e até 1.3A com pesos indo de 600g a 1.5kg. Sinceramente não acho 1kg muito peso pra por na bike dependendo do que você quer.

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Preciso saber o que quer transmitir da bike.
    transmissor FM > transmitir música, som, aúdio.



    Existem algumas menores 12V de 5A; 4,5A; 2,3A e até 1.3A com pesos indo de 600g a 1.5kg.

    ainda não achei dessas menores, de 600gr, vou procurar! pq daí já estaria bom! e se eu achar alguma de 12v e 1A já serve né? não precisa ser mais q 1A, certo? Agora, uma última dúvida, eu tenho um desses dínamos, q acendem pequenas lâmpadas. é bem velho mas funciona. será q rola de adaptar pra ele fornecer a energia? Fico pensado que é tão pouquinho 1A...

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Porque não usa um transmissor FM de instrumentos que usam pilhas AA ou baterias 9V e ao todo pesam menos que esse conjunto todo?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sarah_Hannah
    e se eu achar alguma de 12v e 1A já serve né? não precisa ser mais q 1A, certo?

    1A não é tão pouquinho assim não rs. Talvez até dê pra fazer uma engenhoca pra carregar a bateria parcialmente enquanto pedala, mas não sei como fazer.

    Se o seu aparelho consome 1A, comprando uma bateria de 1Ah, teoricamente você conseguiria fazer ele funcionar por 1 hora. Falo teoricamente porque depende de tanta coisa, como o estado da bateria, se atingiu a carga total etc.

    Não ando de bike, mas eu colocaria o de 5Ah pelo menos, tipo ESSA. Ela pesa 1,5kg. Colocando a de 600g (ESSA), você estará economizando 900gramas. As vezes de um dia pro outro a gente varia mais que isso de peso naturalmente ao longo do dia. Se uma pessoa normal de 70kg achar que puxar 1kg a mais é muito absurdo (aumento de 1,5%), tem alguma coisa errada rs.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Dependendo do uso, muito bem lembrado. Tem uns transmissores bem pequenos que duram bastante numa 9V.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Iversonfr
    Se uma pessoa normal de 70kg achar que puxar 1kg a mais é muito absurdo (aumento de 1,5%), tem alguma coisa errada rs.

    Não tem nada errado não. Em ciclismo se conta nas gramas a diferença de peso... Tem quem pague um valor absurdo pra ganhar (perder no caso) 2g, 5g... Pode não parecer nada mas isso faz diferença, o tipo/modelo de mancal da roda faz diferença(!), comprimento das mangueiras de freio (caso de freio hidráulico) etc... Diferente de uma F1 atual, cada bike é única, e cada configuração coloca um comportamento diferente na bike, que exige um modo diferente de tocada...

    Mas na real ainda to tentando entender o objetivo de transmitir música, num mundo que todo mundo pode ter seu iPod, celular, e o escambau com música pra dias de viagem...

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Mas na real ainda to tentando entender o objetivo de transmitir música, num mundo que todo mundo pode ter seu iPod, celular, e o escambau com música pra dias de viagem...


    hehehe, é que normalmente a gnt faz uns pedais onde uma galera pedala junta, daí durante o pedal, na cidade mesmo, a gnt coloca a musica saca?

    =)

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Porque não usa um transmissor FM de instrumentos que usam pilhas AA ou baterias 9V e ao todo pesam menos que esse conjunto todo?



    Xi, nem me liguei nesse lance de q uma bateria de 1,3A é 1,3A hora! tem razão, tem q ser mais forte a bateria. vou procurar esses transmissores menores....ainda não vi nenhum q tenha usb e seja menor mas, vou procurar! obrigada!

    =)

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sinceramente eu acho viagem essa ideia... Cada um tem um gosto, fica uma parafernália grande, e não basta transmitir, tem que receber também...
    Mas, vamos lá...

    Você precisa de um player pra tocar as músicas:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706131041-novo-mp3-pendrive-pre to-c-clipe-aceita-sd-de-ate-4gb-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706124749-mp3-pendrive-slim-suf fle-preto-aceita-sd-de-ate-4gb-_JM

    SEU CELULAR ou de quem for o "DJ" da rodada

    Um transmissor

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706561218-transmissor-de-fmmicr o-spyespio-de-fm150300-metros-_JM (NÃO TESTADO)

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707245388-transmissor-fm-treo-w ireless-modelo-862-promocao-_JM

    Tem as opções que fazem os 2 em 1

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-745103829-transmissor-veicular- fm-mp3-usb-l-pen-drive-sd-_JM

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735255958-transmissor-veicular- fm-mp3-usb-l-pen-drive-e-carto-sd-_JM

    Basta adaptar uma bateria de 12V, podendo ser uma de 9V + 2 x D 1,5V. E pode adicionar o dínamo para recarregar a bateria. Deve dar para um tempo, não sei estimar o quanto...

    Também vai precisar de RECEPTORES... Pretende usar celulares? Rádios de pilha? Se for usar celular para receber via FM, pode optar por criar uma rede local....

    http://www.baixaki.com.br/android/download/soundseeder-music-player.ht m
    http://www.baixaki.com.br/android/download/soundseeder-speaker.htm

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/12/como-sinc ronizar-mesma-musica-entre-varios-celulares-com-o-ampme.html

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Basta adaptar uma bateria de 12V, podendo ser uma de 9V + 2 x D 1,5V. E pode adicionar o dínamo para recarregar a bateria. Deve dar para um tempo, não sei estimar o quanto...


    Hum eu consigo então recarregar a bateria de 12 v com o dínamo? ontem fiz ele funcionar, levei numa lj e medi a corrente tava dando no máximo 0,56A, mas numa bike peq, talvez numa maior eu consiga uma corrente maior. e se encaixado direitinho e tal....acho q essa não eh a corrente final, vou ver se compro um multimetro pra poder medir melhor. Achei q teria q medir a voltagem do dínamo c o multimetro pra saber se ele poderia ser usado com as baterias ou pra carregar o dispositivo ou a caixa de som.




    Também vai precisar de RECEPTORES... Pretende usar celulares? Rádios de pilha? Se for usar celular para receber via FM, pode optar por criar uma rede local....


    eu prefiro usar FM pq qqr um tem um ratinho de pilha né?! cel c bluetooth etc nem smp...

    ;)

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Sarah_Hannah

    O dínamo não consegue recarregar, mas consegue prolongar um pouco a duração da bateria, se ligado em paralelo.
    Se entendi bem, é do tipo que se encosta ele no pneu. Se sim, o tamanho da bike é irrelevante, o que influencia é a velocidade, já que quanto mais rápido, maior distância percorrida em função de tempo, e mais voltas no dínamo. Aí sim, uma bike maior, de aro 26 ou 27,5 (29 pra mulher é brabo ein!) alcança velocidade maior.

    Não entendo como mediu a corrente, já que ela depende de uma carga (em ohms), e (teoricamente) um multímetro não tem resistência. Gostaria de que falasse mais de como fez essa medição, porque suspeito que esteja equivocada. Se for medir a tensão gerada pela dínamo, lembre-se de adicionar carga, pois ela tende a cair.

    Caso não saiba, quase todo os celulares tem rádio FM integrado. E se pretende usar caixas de som, a bateria vai ter de ser ainda maior, para empurrar os amplificadores.

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    O dínamo não consegue recarregar, mas consegue prolongar um pouco a duração da bateria, se ligado em paralelo.


    pq nao consegue recarregar?

    Gostaria de que falasse mais de como fez essa medição

    Fiz um "circuito" colocando o multimetro em serie (isso é, a corrente passando por dentro do multimetro) com o dínamo, foi o q o cara da lj falou e era o q eu lembrava das aulas de física 3 da eng. rs.

    pra medir a voltagem q deu um ruim. pq qd cheguei em casa e testei sozinha, c um multimetro q comprei, usei uma bateria normal de 1,5V pra ver se tava coerente a parada, achava q tinha q ser em paralelo. mas dai tinha um V com til em cima e um V com til em cima e uma linha pontilhada e outra cheia, imaginei q fosse CC e CA, mas o til não saquei oq é, só deu certo pra bateria qd medi com o V com til e as linhas.

    decidi compra um dinamo novo pq observei q o dinamo q tenho tá meio "empenado", daí a corrente alterna mt, pq tem umas partes do dínamo e não encostam na roda, perdendo o contato.

    vou fazer um teste c esses transmissores de carro amanha q vc sugeriu, se der legal nem compro o outro....quero ver o alcance e tal...fazer uns testes mesmo...a caixa é q to apanhando pra achar, queria uma caixa leve, mas só acho dessas amplificadas de 8 pol q nem o pessoal q conheço tem, mas acho mt pesadas....(essa eh a caixa q o pessoal compra http://rortec.com.br/produto/caixa-de-som-ep1297-ecopower-250w-rms-alt o-falante-de-8-polegadas-usb-sd-mic-radio-fm-bateria-recarregavel-ecop ower/58053)

    queria algo masi leve, mas ai só acho mt peqs, dessa de computador...daí já é demais, ideal seria uma de uns 3 kg no máximo rs.

    :S

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    se eu comprar essa caixa: http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Caixa-de-Som-Portatil-Lenoxx-C A301-40W-RMS-Radio-FM-Entrada-USBSD-Entrada-Auxiliar-para-Dispositivo- de-Audio-e-Bateria-Interna-Recarregavel/3155-3157-3180-549042

    consigo usar o dinamo de 12V em paralelo com a bateria selada pra faze-la funcionar? ou teria q ser um dínamo de 9v?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    pq nao consegue recarregar?

    Precisaria fornecer uma maior corrente que a consumida, na conta (12V*0,56A) 6W não dão nem pro cheiro...

    Fiz um "circuito" colocando o multimetro em serie (isso é, a corrente passando por dentro do multimetro) com o dínamo, foi o q o cara da lj falou e era o q eu lembrava das aulas de física 3 da eng. rs.

    Ele não mentiu, nem tu estás de todo errada. Apenas te esqueceu da carga, que acaba diminuindo a corrente fornecida. Lembre da lei de Ohm! Quanto maior a carga (Ω), maior potência (W) do aparelho, maior o consumo de corrente (A)...

    a caixa é q to apanhando pra achar, queria uma caixa leve, mas só acho dessas amplificadas de 8 pol q nem o pessoal q conheço tem

    Que bando de doidos vocês ein... 200W? Putz, tendo eficiência de 100% (ou 1), já leva 16,7A@12V... Mas a Studio R recomenda considerar 65% (0,65) de eficiência em efeito de cálculo genérico... Aí é dois palitos pra sugar 27A@12V... O transmissor ainda leva uns 2A...

    Consumo de 30A no fim... Assim vai te durar minutos a bateria de no-break, aí só mesmo bateria automotiva que te rende 30A para uma hora de funcionamento (30Ah)...

    Não é possível que tu esteja falando sério... 200W com sensibilidade de 94dB

    SPL = 10 * Log (Pmáx) + sensibilidade
    SPL = 10 * Log (200) + 94
    SPL = 10 * 2,3 +94
    SPL = 117dB

    Poxa, 117dB a 1m longe... Na bike tu fica a meio metro (até menos), o que soma 6dB (lei do inverso do quadrado dos catetos) , dando 123dB... É pra ficar surdo isso... Totalmente desnecessário, a menos que tu queira uma bike trio elétrico, ou pra ir pro racha de som automotivo... Pra pedalada só vai conseguir passar por babaca que acha que ta arrasando, com volume da música pro quarteirão inteiro escutar, quando na verdade tá pagando maior mico, pessoal ri pelas costas...

    Pra bike precisa ser algo assim que é própria para moto/bike, no máximo essas portáteis...

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    se eu comprar essa caixa consigo usar o dinamo de 12V em paralelo com a bateria selada pra faze-la funcionar? ou teria q ser um dínamo de 9v?

    Problema nunca vai ser tensão, mas a corrente consumida pelo conjunto... Só mesmo algo capaz de gerar muita energia continuamente.

    E atenção ein, 12V na saída do dínamo é AC, não DC, ou seja antes de por na bateria precisa ser retificada, e a frequência deve estar atrelada a rotação do dínamo (não entendo de elétrica veicular).

    um V com til em cima e um V com til em cima e uma linha pontilhada e outra cheia, imaginei q fosse CC e CA

    Significa AC e DC...

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Só mesmo algo capaz de gerar muita energia continuamente.


    pra queimar a bateria? po, pensei q, se a resistencia é cte.,logo, aumentando de 9V pra 12V, terei uma corrente maior que o suportado (pq: v / i = r , v / i = cte.), esta certo?

    tenho q colocar um diodo pra transforma de AC pra DC né? e esse diodo msm pode fazer a limitação da corrente né?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Favor escrever palavras inteiras, a bola de cristal está no concerto.

    algo capaz de gerar muita energia continuamente

    Muita energia continuamente para alimentar a parada toda, e a bateria só servir para momentos de pico (como um capacitor gigante, diminuindo o ripple) e que possa alimentar o sistema por um longo período, digamos quando tu tiver de parar por alguma razão.

    se a resistencia é cte

    Se CTE significar constante, estás equivocada, áudio reproduzido ou transmitido, nunca drena uma corrente constante...

    Um exemplo de como a corrente "puxada/drenada" é variável, Nesse caso há queda de tensão porque a alimentação é deficiente, e a corrente drenada supera a potência (da rede) disponível nos picos...
    https://www.youtube.com/watch?v=n3Uc9q0u27o

    tenho q colocar um diodo pra transforma de AC pra DC né?

    4 na verdade (recomendo o 1N4007), ou uma ponte de diodos em CI (circuito integrado)... Custa centavos...

    esse diodo msm pode fazer a limitação da corrente né?

    Limitar a corrente para...? Não torrar a bateria?

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Poxa, 117dB a 1m longe... Na bike tu fica a meio metro (até menos), o que soma 6dB (lei do inverso do quadrado dos catetos) , dando 123dB... É pra ficar surdo isso... Totalmente desnecessário, a menos que tu queira uma bike trio elétrico, ou pra ir pro racha de som automotivo... Pra pedalada só vai conseguir passar por babaca que acha que ta arrasando, com volume da música pro quarteirão inteiro escutar, quando na verdade tá pagando maior mico, pessoal ri pelas costas...


    ahhahahahhahahahahha cara por isso q to me esforçando pra procurar uma caixa menor, vc tem q ver o q os malucos fizeram, tipo um caro de som em um triciclo, são umas 3 caixas maiores q essa, é ridículo, nunca vai conseguir usar td a potência da parada, ou vai ter q a arrumar um surdo pra guiar a bike! hahahah vc tem tooooda razão rsrsrs...

    povo eu tava doida pra descobrir cm faz pra calcular o SPL! valeu! então a da minha caixinha ai vai dar..

    SPL = 10 * log (40) + 60 (considerando a sensibilidade de umas caixas multiuso q vi por aí, pq não achei na net/manual qual é a dessa caixa hehe)

    SPL = 10 * 1,6 + 60
    SPL = 76

    olha o q eu achei aqui: Ouvir música acima de 85 de- cibéis pode causar danos ao sistema auditivo (Lei Federal no 11.291/06).

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Limitar a corrente para...? Não torrar a bateria?


    sim. ou não vai dar corrente suficiente nunca pra isso acontecer?

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    e vc sabe se dá pra conectar uma bateria selada nessa caixa tb? vi q ela tem uma entrada de 9v, mas esse pessoal normalmente usa uma entrada de 12v.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    vc tem q ver o q os malucos fizeram, tipo um caro de som em um triciclo, são umas 3 caixas maiores q essa, é ridículo, nunca vai conseguir usar td a potência da parada

    Claro que tem louco pra isso... Eu to a 3 meses no som automotivo, e nesse ramo, aparece cada coisa que é de chorar... No nordeste em geral, o nível de perda auditiva é alarmante. Lá na Bahia trio-elétrico bom, só é aquele que dói o ouvido, coisa de 120dB, mas tem registros de trios com 135dB...

    Existe também a questão da lei do silêncio que não sei bem como anda hoje (2 anos que já não me preocupo mais com isso), mas era preciso alvará para espetáculos.

    Independente disso, lembre que cada vez que a distância dobra caem 6dB, então um PA de grande porte, como se usava nos anos 80~90, emitir 130dB@1m não é nada absurdo, já que o ouvinte está a vários metros de distância...

    ou não vai dar corrente suficiente nunca pra isso acontecer?

    Não porque a bateria é a carga, quando ligada em paralelo Só é possível ter corrente com um circuito fechado, em consequência uma resistência (mesmo que desprezível), e isso que determina o fluxo de elétrons (corrente), em função da força gerada pela diferença de potencial (tensão).

    eu tava doida pra descobrir cm faz pra calcular o SPL!

    Cuidado, dB sempre é uma relação comparativa exponencial e não uma medida fixa... Ou seja, posso ter dBSPL, dBv, dBu... Todos são décimos de Bel, mas cada um segue uma comparação. A fórmula está adaptada, ela completa é

    SPL = 10 * Log (P¹/P²) + sensibilidade

    P² sempre será 1W, quando se quer saber o maxSPL.
    Mas poderia ser qualquer valor para se comparar... Poderia ser

    SPL = 10 * Log (P¹/80) + sensibilidade

    se quisesse comparar o SPL aplicando P¹, com o SPL aplicando 80W, digamos P¹ = 100, numa sensibildade de 94dB/W/m

    SPL = 10 * Log (P¹/80) + sensibilidade
    SPL = 10 * Log (100/80) + 94
    SPL = 10 * 0,097 + 94
    SPL = 94,97 dB/100W/m

    Ou seja, de 80W pra 100W a diferença é nula...

    E como todo forista atual, tu não pesquisa...

    https://www.somaovivo.org/artigos/o-decibel-e-seus-misterios-parte-i/

    DICA: tem parte II, e III...

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Lá na Bahia trio-elétrico bom, só é aquele que dói o ouvido, coisa de 120dB
    po tao o som desse pessoal da bici, de 200W tem a msm sensibilidade? :O



    E como todo forista atual, tu não pesquisa...


    na real, nao exatamente, é q eu já tinha desistido de pesquisar isso, entendi q pra mim o mais importante no rolé é msm o peso da caixa, e não o som...

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    muito obrigada por tudo! acho que já resolvi tudo q precisava, por enquanto! abraços!

    :)

    Sarah_Hannah
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    ahhh, só mais uma coisa: eu encontro bateria selada, dessas de moto, de 9v? não tô achado aqui...acheiq tivesse visto na rua, mas na net não tô achando...

    :S

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuito de baterias para transmissor FM