Funcionamento de amplificadores valvulados (por Valter Medina)

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


...o anodo é uma coisa que puxa eletrons... PQP

Ismah
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ismah
· votar


macaco veio

E ele mente...?

Ao menos do ponto de vista da física, as cargas opostas se atraem, logo o ânodo "puxa" * elétrons livres, irradiados pelo cátodo aquecido. A física diz também que o fluxo de elétrons, vulgar corrente (real), é em sentido oposto ao do campo magnético.

Só ouvi falarm em corrente/fluxo de íons positivos e negativos em gases ionizados, e soluções eletrolíticas, mas não parece ser o caso de uma válvula.

* Penso que "cataliza" seria um termo mais adequado, que tira a simplicidade da explicação

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


não mente não, é verdade, mas explicar anodo dizendo que é uma coisa puxa eletrons chega a menospresar o grau de inteligência do outro, é quase como dizer, oh burro é um treco que puxa eletrons. Ai a explicação continua, "esse cara faz isso aqui, esse outro cara aqui faz aquilo lá", parece que o cara quer explicar mas não quer que voce aprenda muito não. É só ver o jeito que ele ensina a ajustar bias, ou voce poderá até morrer eletrocutado ou vai queimar tudo quanto é valvula. Não que esteja errado não, está certo mas preste bem atenção voce que tem entendimento de eletronica e tire sua conclusão se um leigo vai conseguir ajustar algum bias.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


macaco veio

Senti a mesma coisa, os videos são mais ilustrativos e não tutoriais. Na verdade acho que quem sabe não ensina de graça, é acultura do BR.

Uma curiosidade, durante o ajuste pode acontecer de estragar a válvula por colocar o potenciômetro em uma posição errada?
A tensão de bias das válvulas esta no gráfico da curva de transferência
(corrente de placa Ia x tensão de grade Ug) como saber qual resistor precisa colocar entre esta grade de controle e o Vcc ?

Manual de onde me fez surgir estas duvidas.
http://www.drtube.com/datasheets/el84-jj2003.pdf

Ismah
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ismah
· votar


macaco veio
O Luiz_RibeiroSP matou a charada os videos são mais ilustrativos e não tutoriais. Ele mostra seu trabalho, e o conhecimento talvez de uma foram um tanto incauta, de como ELE faz... Se vai matar meia dúzia não é problema dele. rsrs

ou voce poderá até morrer eletrocutado ou vai queimar tudo quanto é valvula

Eu entendo que ele calcula por I = V²/ 1 (por isso o resistor de 1 ohm)... É uma forma mais eficaz e precisa do que medir a corrente mesmo, quando o multímetro não é de qualidade... Mas gostaria de que dissertasse sobre as razões que condena o método.

explicar anodo dizendo que é uma coisa puxa eletrons chega a menospresar o grau de inteligência do outro, é quase como dizer, oh burro é um treco que puxa eletrons

É uma visão.

Luiz_RibeiroSP

durante o ajuste pode acontecer de estragar a válvula por colocar o potenciômetro em uma posição errada?

Creio que só se não for muito aquém, nem muito além do normal.

[outra resposta removida, pois havia entendido completamente errado a pergunta]

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


Uma curiosidade, durante o ajuste pode acontecer de estragar a válvula por colocar o potenciômetro em uma posição errada?
Se o cara for leigo pode estragar, pelo seguinte (e que não foi falado no video do Medina), primeira coisa a fazer é sem as valvulas, medir a tensão negativa em cima do potenciometro (geralmente o pino do meio) e colocar a tensão em 10% da tensão Vcc só que negativo (obviamente) e logicamente saber o lado que vai girar pra ficar mais negativo. Depois disso ai sim vai fazer a regulagem com os resistores de catodo (para o ajuste fino). O ajuste não vai ser exatamente a corrente ou a tensão que estiver no grafico, depende da escolha pessoal (a folga que se quer deixar calculada em cima da potencia maxima que se quer obter) e tipo de classe de amplificação (exemplo classe A deixa perto dos 100%) já numa AB se por 100% vai envermelhar com certeza.

como saber qual resistor precisa colocar entre esta grade de controle e o Vcc ? Deixa ver se entendi, exemplo num classe A, Vcc vai no trafo e dai pro anodo e a grade vai na fonte depois do resistor da fonte, não sei te dizer exatamente o valor da queda de tensão (teria que rever meus estudos), é uns 2 ou 3% abaixo de Vcc (baseando em varios esquemas). Logicamente vai ter um valor de tensão abaixo (que o resistor terá que diminuir) que deverá ser estipulado de acordo com o tanto que se quer que a grade atue, a meu ver uma maior queda se Vcc for muito alto (pra folgar a valvula) e menor queda se Vcc estiver bem mais abaixo do maximo da valvula. Se ficar com tensão igual vira triodo. Acho que é isso, não tenho estudado isso muito mais não, ja devo ter visto isso algum dia mas não lembro, kkkkk.

Ainda sobre o bias, suponha que se ajustou certinho de acordo com o resistor de catodo e digamos se escolheu uma folga de apenas uns 10% do maximo (quer dizer deixando um pouquinho mais negativo do que a corrente calculada), o resultado pode ser um bom ruido Humm no som porque depende do trafo e ate da realimentação negativa, ou seja o grafico vai pras cucuia.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


macaco veio

Eu ainda fico com receio do seguinte, imagine que foi feito o ajuste em um projeto que use um transformador 120 V / 190V, similar ao usados nesses projetos do AX84 onde se recomenda transformadores da Hammond.
Pois bem, em outros países a tensão da rede é 120V, com este transofrmador teríamos no secundário 190V. O ajuste vai ser feito com a fonte fornecendo este valor de alimentação. Mas Aqui no Brasil ja encontrei tensões de 110v onde moro, 118v sta efigenia, 127v onde estudei. 115v onde trabalho, A noite a tensão costuma aumentar, etc,etc,etc.
Considerando estes valores de tensão teríamos na saída dese transformador as seguintes tensões.

Relação de transformação ~= 0,6316

Vprin.......Vsec

110.........174,16
115.........182,08
118.........186,83
120.........190
127.........201,08
130.........205,83

Podemos perceber que a tensão de secundário variou de 174V a 205V, ou seja 31v de diferença!

Diante disto, esse ajuste não vai ser prejudicado devido a variação de tensão?
Se prejudicar não resta outra saída a não ser usar um variac, por sorte ganhei um.
Estou desenvolvendo um projeto para um amp de 15w push pull com EL84 e me enrosquei nesses cálculos. e o medo de montar e não funcionar...

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
Diante disto, esse ajuste não vai ser prejudicado devido a variação de tensão?

Sim, o ajuste varia. E se considerar a média de tensão, para o ajuste, vai ver que a variação não foi maior 10%, que é prevista em lei... E segundo o Pedrone, as válvulas são projetadas dentro dessa variação.

Se prejudicar não resta outra saída a não ser usar um variac, por sorte ganhei um.

É a melhor saída, mas... BIAS não é uma coisa que afete tanto... Essa variação vem acontecendo desde que se inventou - lembre que é totalmente possível que a qualidade de energia nos anos 50~60, era discutível mesmo na Europa ou nos EUA...

macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


No meu modo de ver não varia se voce calcular a corrente para o ajuste de acordo com a tensão +B obtida na fonte não importando se no trafo ta entrado 110v ou 120 ou 127V. Supondo um exemplo. 110v dando 450 no +B, se ligar em 127 vai pra uns 520V. Supondo que achou uma corrente e ajuste do bias ficou digamos -45V para 50W, se agora ligar em 127V os 520V teoricamente faria potencia subir o que poderia ultrapassar o limite de dissipação da válvula, porém o bias também iria ficar mais negativo (iria pra -52V) fazendo cair a corrente e equilibrar a coisa, embora não sei o quanto linear essa "compensação" seria, porque se fosse assim qualquer tensão que se alimentasse a válvula a corrente aumentaria ou diminuiria e sempre daria a mesma potência. Estamos falando de bias fixo (com pot e tensão negativa) mas que eu saiba a maioria dos AX84 usa bias de catodo. Concordando com o Ismah, ainda que haja uma variação no bias por causa da mudança da rede, será realmente muito pequena. Num push pull AB tem que dar uma folga no bias, como regra calcula a corrente com uma potencia não passando de 80% do maximo da válvula (não é que as válvula de hoje são ruins, é que os caras querem por 100% nos seus amplis) o normal é 75%. Tendo alguma tensão negativa no bias da pra ver o filetinho alaranjado no centro da válvula se o bias tiver quente demais, as vezes fica parado sem avermelhar (ta no limite), quando começa a envermelhar vai de uma vez (se deixar uns 15 segundos será o suficiente pra queimar ou o reduzir o tempo de vida delas), mas é tempo suficiente pra girar o potenciometro, por isso deixe os 10% negativo antes de começar o ajuste.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


macaco veio

Nem fale... Se multiplicam os casos de drenar 120W de um quarteto de 6L6/EL34...

SkyHawk
Membro
# nov/16
· votar


Marcando

SkyHawk
Membro
# nov/16
· votar


Marcando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Funcionamento de amplificadores valvulados (por Valter Medina)