Tremendão - canais com volumes bem diferentes

    Autor Mensagem
    joaotoigo
    Membro Novato
    # out/15


    Meu Tremendão 3 apresenta uma grande diferença de volume entre os dois canais, no 1º canal percebo os 85 watts dele, alto pra caramba, nem consigo usar (isso só com 2 6l6). Mas o 2° canal tem um volume suficiente pra fazer shows e até tocar em casa (o que é o motivo que faz com que eu continue com ele), o 2° canal com volume na metade equivale
    ao 1° canal com volume no 2.
    Meu técnico diz não ser problema, as válvulas são novas.
    Mas alguém sabe se é normal isso no Tremendão? Ou o que pode ser?

    edalko
    Veterano
    # out/15
    · votar


    joaotoigo
    2x6l6 dão 50W nunca darão 85W
    A potencia máxima do Tremendão é com 4x6l6

    Essa diferença pode ser entre entradas Low e High... comum em amps de um canal só e duas entradas

    joaotoigo
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    comum em amps de um canal só e duas entradas

    Ele tem dois canais. Eu só abri o tópico pq são DOIS canais com volumes BEM diferentes. Cada canal com duas entradas, mas eu não percebo diferença entre as entradas. A diferença é entre os canais.

    Hitman
    Veterano
    # out/15
    · votar


    joaotoigo
    Nunca vi o amp em pessoa eh entao eh um chute completamente no escuro mas seria possivel que o volume do segundo canal eh dependente do primeiro?

    joaotoigo
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    Hitman

    São canais totalmente independentes.

    Como é um aparelho com mais de 40 anos, já deve ter passado pelas mãos de muita gente. Será que é possível alguém ter alterado a potência somente do segundo canal sem ter alterado o primeiro?

    Hendrixano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Olá, eu tenho o Tremendão Sl e sinto uma pequena diferença, não gritante mas existe entre os dois canais.

    SergioTrindade
    Veterano
    # out/15 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Esse amp tem, basicamente o mesmo circuito do Fender Twin Reverb AB763, com algumas alterações:
    http://maestro.xp3.biz/tremendao/esquemaTremendao.JPG.jpg
    http://acruhl.freeshell.org/mga/schematics/amps/twinrev.jpg
    O problema pode ser de alguma válvula. O fato de ser nova não significa que não tenha defeito. Para verificar, inverta a posição das válvulas V1,V2 e V4.
    Se não for a válvula, o problema deve ser verificado analisando o circuito.
    Medindo a tensão nos pinos 1 e 6 (alte tensão) e pinos 3 e 8 (baixa tensão) das válvulas de pré-amplificação é o primeiro passo para saber o que está acontecendo.
    Se estiver tudo ok, verificar os potenciômetros, resistores do preamp (envolvidos no sinal de audio) e capacitores de acoplamento.
    Se houver alguma dúvida sobre esses procedimentos ou sobre como executá-los com segurança, sugiro leve o amp a um técnico de confiança.

    Hendrixano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    SergioTrindade

    Na prática quais são essas modificações entre esses amps?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    joaotoigo

    As entradas 1 e 2 tem diferença, principalmente nos agudos.
    Os canais tem ganhos diferentes, porque tem válvulas diferentes, e tones stacks diferentes.

    Hendrixano
    Na prática quais são essas modificações entre esses amps?

    Componentes mais baratos (pois eram nacionais), menos nome, e só... As modificações de tone stack existiam, mas isso era/é de fácil solução.

    Hendrixano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Muito obrigado!

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pra complementar...

    Alguns dizem que eram fabricados aqui sob orientação da Fender, pois não se conseguia importar nada.

    Hendrixano
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Faz sentido, mas sei q tem a inspeção do Carlos "Sossego"

    joaotoigo
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    SergioTrindade

    Muito obrigado pela atenção!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Ismah
    Alguns dizem que eram fabricados aqui sob orientação da Fender, pois não se conseguia importar nada.
    Não é bem assim. O Sossego copiou os circuitos. A Fender não tinha nada à ver com eles...
    Aproveitando, saca só esse "blog":
    http://maestro.xp3.biz/tremendao/index.htm
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Hendrixano
    Mauricio Luiz Bertola

    Nunca foi oficial, o Sossego diz que eram cópias descaradas, porque não tinha desses no mercado nacional.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Ismah
    Sim, eram cópias.
    No "blog" o próprio Sossego explica isso, mas a Fender não "orientava" nada, foi ele mesmo (o Sossego), que pediu (por carta) os esquemas para a Fender e copiou tudo...
    https://www.youtube.com/watch?v=aySwSxj1RT0
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu creio que a Fender tenha dado a receita, nem que por baixo dos panos... A CBS não ia deixar passar batido sem levar alguma coisa, e eles tinham patentes, mesmo que só vigorassem nos EUA, eles tinham grana para encontrar uma brecha, e até onde sei o Sossego nunca registrou patente.

    E...

    Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro de baixo Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross . O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas guitarras Dolphin.A Giannini tinha conseguido em 1990 uma licença para a fabricação das Fender no Brasil. O objetivo da fábrica americana era ter um fornecedor de violões tradicional, a quem pudesse confiar essa linha de instrumentos.Foi uma troca de interesses.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Cara, a Fender não se meteu nisso... O vídeo explica direitinho...
    E não deu a "receita por baixo dos panos". Simplesmente o Seu Sossego escreveu pra lá por conta de um amp Fender de um amigo dele que estava quebrado, pedindo os esquemas, e a fábrica mandou... Isso acontecia direto...
    O que aconteceu em 90/92 foi algo totalmente diferente, foi um questão institucional (o Carlos Assale esteve à frente disso) entre as Companhias Giannini e Fender, e em uma época, um Brasil totalmente diferente do dos anos 60, da época do Seu Sossego...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Não tinha visto o vídeo. Vc postou ele na edição, né? rs

    Simplesmente o Seu Sossego escreveu pra lá por conta de um amp Fender de um amigo dele que estava quebrado, pedindo os esquemas, e a fábrica mandou... Isso acontecia direto...

    Isso acontece ainda também. Mas vc precisa cair no setor técnico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tremendão - canais com volumes bem diferentes