Ajuda com Blackstar Ht 40 - Oscilação de Energia

    Autor Mensagem
    Heineken
    Veterano
    # set/15


    Pessoal, bom dia!

    Recentemente adquiri um Amplificador Blackstar Ht 40, que achei simplesmente fantástico em termos de timbre e versatilidade, porém está me causando algumas dores de cabeça. A rede eletrica da minha cidade oscila muito, mas muito mesmo, percebo com a lâmpada que fica alterando a intensidade de iluminação, oras mais forte, oras mais fraca...

    É o seguinte, quando estou tocando no canal Clean tudo normal, quando estou tocando no Drive e percebo essa oscilação na lâmpada, o volume do Drive cai bastante, ai quando a lâmpada volta ao normal, o Drive do amp tbm volta... mas isso está ficando irritante, a cada 1 min isso acontece....

    Já li algo sobre estabilizadores, condicionadores de energia, filtro de linhas e etc... será que algum desses poderia resolver esse meu problema???

    Agradeço desde já!

    Heineken
    Veterano
    # set/15
    · votar


    ah, vale lembrar que eu ja tive vários amps, e nenhum deles baixava o volume nas oscilações, porém injetava ruídos muito chatos no amp... em Laney SS, Crate SS, Meteoro all tube e um hand made all tube, todos ficavam com ruídos qndo havia oscilação, mas não baixava volume, o Blackstar é o primeiro a apresentar isso, estou achando estranho...

    sandroguiraldo
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Heineken
    Algumas coisas a considerar:

    Se o ampli cai o volume, pode ser algum sistema de "defesa" do circuito dele.

    Um filtro de linha, igual esses de computador não irá resolver. Nada mais é do que uma extensão com um fusível. Um estabilizador, que tenha potência suficiente deve resolver. Procure de preferência por marcas referência, tal como a SMS. Quando você ligar ele na rede elétrica, perceberá que ele irá ficar uns barulhos "tec tec" pois está chaveando, aguentando a oscilação para não passar para o ampli.

    Creio que só isso já irá resolver.

    Hitman
    Veterano
    # set/15
    · votar


    sandroguiraldo
    Li em varios lugares que esse tipo de estabilizador faz mais mal do que bem. (Ate para computador) pela demora do seu chaveamento.

    Heineken
    Creio que voce precisaria de um regulador de voltagem e/ou reclamar com seu provedor de energia pois eh responsabilidade deles entregarem algo com uma certa (pequena) tolerancia.

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    sandroguiraldo

    Nenhum destes irá resolver... O estabilizador é bom pois atua como um trafo isolador (teoricamente 1:1) e um variac automatizado. Alguns afirmam que isso força as válvulas, mas considerando que elas funcionam sob tensão DC, EU NÃO CREIO que será tão influente.

    O bom seria um filtro de energia, que retifica o AC, e gera uma nova oscilação de 60 (ou 50, ou o que quiser...) senoidal, e teoricamente pura, e tem um banco de capacitores pra equilibrar a parada.

    É a única coisa que vai resolver. Problema disso, é apenas o preço.

    Heineken
    Veterano
    # set/15
    · votar


    o mais estranho que isso so acontece no canal DRIVE, no CLEAN do Blackstar não acontece nada de oscilação... seria problema de energia mesmo ou algum problema com valvulas, trafos e afins???

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Heineken

    Trafos não tem como gerar energia, eles apenas acoplam impedâncias diferentes (atuam como buffer).

    Poderia sim ser as válvulas, mas como é sabido que tens problemas de rede, e isso é visível no LED, está descartada tal hipótese.

    Isso acontece no canal clean também, apenas vc não percebe porque a dinâmica é maior. O drive, é muito comprimido, por isso as variações são mais notáveis.

    Heineken
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Então na verdade o Led dele permanece normal, oq oscila é energia da casa, iluminação da casa fica fraca...

    Vish, mas se for as oscilações de energia eu terei que brigar com a concessionaria de energia? kkkk... ou será q um estabilizador ajuda?

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Saquei, ainda assim, é identificável que é a energia. Por hora eu não aposto em problemas.

    estabilizador ajuda?

    Já respondi acima a nosso colega de fórum minha opinião.
    A melhor alternativa é um VARIAC, para deixar a energia um pouco abaixo do esperado, e evitar queimas, em um possível pico.

    GarrafaSK8
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Heineken
    Cara, tenho um amplificador valvulado hand made Acedo 288 e as vezes ele apresentava um problema semelhante ao seu.
    A primeira coisa que suspeitei foi da energia. Testei em outros lugares e o amplificador continuava caindo o volume e os leds ficavam fracos, oscilando.

    Não faço a minima ideia se o problema era esse, mas foi resolvido quando soltei todas as valvulas e fiz uma limpeza com bombril nos pinos e spray limpa contato.

    Heineken
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Ontem fiz um teste com esses estabilizadores de 300va de PC só pra ver se mudava algo, mas mudou nada... o estabilizador acusava que a rede estava com baixa tensão, e oras alternava para tensão normal...

    Procurei no ML esses VARIAC, e me parece que só tem 220v ?! meu amp é 120v

    GarrafaSK8
    Então, também suspeitei de valvulas, eu tenho pares de outro amp e troquei, tirei todas as JJ e coloquei umas EHX, de pré e power, mas msmo assim senti uma oscilação enquanto a energia estava variando, o estranho que isso só acontece qndo as lampadas da casa enfraquecem, que é normal aqui na rua essas oscilações... ontem que percebi que além de diminuir o volume do nada tbm aumenta o chiado.. pelo chiado não ligo, fazer oq, mas diminuir o volume é foda, to tocando e do nada some o som, tenho que aumentar no pot de volume, ai qndo a energia volta da aquela porrada na orelha , foda...

    Heineken
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah

    Deixa eu ver se entendi, se eu ligar o VARIAC na minha rede que oscila bastante, mas setar ele para uma voltagem, ele irá manter essa voltagem através dos capacitores carregados? ou nada haver?? rs... desculpe a ignorância, é que não manjo msmo rs...

    Para meu amp que consome 300w, 120v, 60hz, este VARIAC do link resolve? :

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701131162-regulador-de-tenso-va riac-127v220v-2kva-_JM


    valeuu!!!

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Heineken

    Variac é um trafo, que vc regula a saída, e vai apenas garantir que a tensão, não ultrapasse os 120VAC ideais, que é muito mais perigoso que qualquer queda de tensão.

    Ele não possui banco de capacitores, e nem estes ajudariam para manter a tensão linear, já que servem apenas para picos. Na prática aumentar o banco de capacitores só iria contribuir para evitar perdas de volume (ou sejam menor head room, mais overdrive) em algumas palhetadas mais fortes.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Heineken
    as lampadas da casa enfraquecem, que é normal aqui na rua essas oscilações

    Não deveria ser, mas acontece. E geralmente porque na baixa tensão, os caras penduram todos na mesma fase, a debaixo, porque é mais fácil de fazer a ligação (mais problemas, garante o trampo dos caras)...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com Blackstar Ht 40 - Oscilação de Energia