Caixa Passiva + Sub - 50 pessoas - 20mt x 8mt

    Autor Mensagem
    MANCUZO_BOSS
    Membro Novato
    # ago/15


    Boa tarde, pesquisei bastante aqui no fórum e não encontrei um tópico semelhante pra sanar minhas dúvidas.

    Temos uma sala fechada com ar-condicionado (não sei se interfere na acústica) de 20m comprimento x 8m largura, com um público frequente de 50 pessoas. Quero instalar 2 caixas no teto (fly) e 1 subwoofer no chão, no centro, e mais 4 retornos em cima do palco (2 pro palestrante e 2 pra banda).
    Serão utilizados 2 vocais, 1 violão, 1 baixo, 1 teclado.

    Quero qualidade, não precisa ser volume alto, quero apenas um som agradável, emitindo todas as frequências equilibradas, nada de show de rock pesado paulera não.

    Na opinião de vocês, para um publico de 50 pessoas, quais caixas eu compro pra usar como P.A (fly), qual subwoofer e quais retornos?

    Por favor, estou a dias quebrando cabeça pesquisando, acredito que vocês possam me orientar. Desde já agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cara, pode ser que não dê conta de toda a área...

    Qualidade em show ao vivo, não leva só a curva de resposta em conta, mas a audiabilidade do que se passa.

    EU usaria um PA mesmo. Algo como um par de Line array 2x12" + TI por lado, e um par sub do tipo W-horn no chão.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    MANCUZO_BOSS
    Cara, compre um amp de baixo. Esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688205284-combo-staner-contraba ixo-bx-100-_JM
    Se não vai utilizar música mecânica (principalmente "funk" ou "batidão"), não precisa de sub-woofer. Bastam 4 boas caixas de 3 vias com falante maior de 15pol.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mas Bertola ele quer um PA, não um amp de contrabaixo '-'

    Alex guitar man
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Concordo com o Bertola, acho que a usica coisa que não precisa é o sub, e sim um amplificador pra contrabaixo...

    Só não entendi porque recomendou a caixa de 15"

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Ismah
    Cara, ele explicou que quer ligar o baixo na mesa.
    Na minha experiência, isso nunca deu muito certo...
    Alex guitar man
    Caixa com falante de 15 geralmente reproduz melhor os graves...
    Abçs

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Onde (des)cargas d'água ele diz isso? '-'

    Serão utilizados 2 vocais, 1 violão, 1 baixo, 1 teclado.

    Fim :P

    Ligar o baixo na mesa desde que exista um bom sistema de sub's, por exemplo, 4 T18 x 1000W, ou 2 MTL2 x 2000W é mais eficiente que um cubo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Ismah
    Ligar o baixo na mesa desde que exista um bom sistema de sub's, por exemplo, 4 T18 x 1000W, ou 2 MTL2 x 2000W é mais eficiente que um cubo.
    Pode até ser, se o sistema for muito bom e profissa, como o usado pelo Rush.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Precisa bem menos que isso... Duas caixas de sub, tocadas por um Studio R X2 já soa melhor que qualquer cubo que se possa levar pra lá e pra cá...

    MANCUZO_BOSS
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Galera desde já quero agradecer por se importarem e responderem meu topico.

    Eu vou tocar pra apenas 50 pessoas, no maximo 70. Quero colocar um som bom em termos de frequência, que emita bem o grave meio e agudo, só isso, essa minha prioridade, o volume não necessita ser alto.

    Eu já tenho uma mesa (Phonic Am1204). Vou comprar agora as caixas.

    Pesquisando aqui no forum eu percebi que qualidade certa eu teria com caixas das marcas JBL, Mackie, RCF, Yamaha ou Studio R. No entanto eu nao disponho de dinheiro para caixas nesse patamar, preciso de caixas com valores mais baratos mas que não sejam um lixo total.

    Até agora a minha preferencia é pela marca Attack, que muitos falaram que é melhor um pouco que a Antera, e muito melhor que JBL Selenium, CSR, e esses outros lixos que encontramos ai no mercado.

    Eu colocando 2 caixas bi-amplificadas de 15" no alto, em fly, pra tocar o violão, teclado e voz.. e mais 1 sub no chão pra tocar o baixo, fica legal?

    Bertola vc quis dizer que não é aconselhável ligar o baixo na mesa exceto se o sistema for muito bom, caso contrário melhor comprar um cubo e ligar direto?

    MANCUZO_BOSS
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Já ia esquecendo de mencionar, eu não vou mover equipamento nenhum de lugar, o som vai ficar parado .. não vou carregar caixa pra um lado e pro outro não.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    MANCUZO_BOSS
    Bertola vc quis dizer que não é aconselhável ligar o baixo na mesa exceto se o sistema for muito bom, caso contrário melhor comprar um cubo e ligar direto?
    Isso mesmo...
    Um sub-woofer trabalha com frequências de cerca de 100Hz, 80, 60 ou 50Hz.
    Um amp de baixo (e o baixo em sí) trabalha na faixa dos 60 à 200/300Hz, ou seja, o dobro...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Não sei para os teus lados, EU uso os cortes em HPF = 47Hz e LPF = 150Hz, claro que é variável em função da potência diponível, e o espaço a ser sonorizado. Nunca sacrificaria potência (headroom) em nome dos 47Hz, já cortei a 60Hz pra compensar.

    Agora me assusta imaginar o sistemas de som que as empresas e casas aí de cima possuem... Che, aqui no sul pra meia dúzia de gato pingado os caras já estão com PA de 4 Line 2x8+Ti e 2 sub por lado. Sem falar em luz...

    MANCUZO_BOSS
    preciso de caixas com valores mais baratos mas que não sejam um lixo total

    Existem N pessoas que fazem cópias das marcas renomadas. Pensar num PA top, estamos falando de equipamento na casa de 5~6 dígitos.

    Até agora a minha preferencia é pela marca Attack

    Trabalhei com as altas do PA, deles. Eram as VRV112A (3 por lado). As baixas (sub) eram clones das SB1000 (2 por lado). Só senti falta quando encaramos um salão de 70x32m,

    colocando 2 caixas bi-amplificadas de 15" no alto, em fly, pra tocar o violão, teclado e voz.. e mais 1 sub no chão pra tocar o baixo, fica legal?

    Cara, nesse ponto 2x15 + Ti por lado, o cubo de baixo que o Bertola aconselhou e seja feliz. Depois de um tempo pode considerar pegar um par de subwoofers.

    Infelizmente, ProAudio, é troço caro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Ismah
    Aqui no RJ só tem som fuleiro...
    Abç

    MANCUZO_BOSS
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Bertola e Ismah vou seguir essa dica do cubo específico pra baixo e deixar a caixa sub central pro futuro..

    No caso das PA no alto penduradas, vou utilizar apenas uma de cada lado, o ambiente tem 8 mts de largura, porém tem 1 corredor de cada lado próximo a parede, então onde ficam as pessoas tem uns 6 metros aproximadamente, 2 caixas devem dar conta do angulo de cobertura.
    Vou optar pelas VRF de 15" da Attack.

    Mais uma vez obrigado pelas dicas.
    Se alguém mais puder compartilhar informação a respeito será de grande ajuda. Vlw

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/15
    · votar


    MANCUZO_BOSS
    Essa caixa é mais que suficiente...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    PA que eu tinha numa banda

    PA B que estava sob meu comando

    Metade do PA A, da mesma sonorização.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Ismah
    Não "abriu" nada...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Sério?! Pra mim abriu normalmente. Tente uma nova guia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caixa Passiva + Sub - 50 pessoas - 20mt x 8mt