Autor |
Mensagem |
paulo_guitar19rx Membro Novato |
# ago/15
Bom dia galera, primeiramente me desculpem se estou postando na área errada. Na minha igreja tenho um sistema simples de som, 3 caixas passivas de 15', + mesa de 12 canais + amplificador 1600.
A minha dúvida é a seguinte, existe alguma forma de ligar as 3 caixas no mesmo amplificador, deixando uma caixa para retorno? Sei que ideal seria comprar uma amp separado, exclusivo pro retorno, mas existe alguma gambiarra?
Minha mesa de som: http://www.ciclotron.com.br/produtos/AMBW_XDF/IMG_AMBW-XDF/AMBW-12-XDF _Z.jpg
meu amp: http://www.promoinfo.com.br/img/anuncios/108624.jpg
Desde já agradeço a todos!
|
Edson Caetano Veterano
|
# ago/15
· votar
A gambiarra existe, precisa ligar a caixa em série, mas tenha em mente que a potencia irá diminuir... talvez não goste do resultado
|
Jeferson.Gomes Membro Novato |
# ago/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar
paulo_guitar19rx Tu precisa de controles diferentes do PA e o retorno?
Como o Edson Caetano disse, tu pode ligar elas em série. Por exemplo, no Canal A tu coloca tuas duas caixas que vão para frente, e no Canal B tu coloca o retorno, e dai tu tem um controle de volume no PA e outro no retorno. Isto controlando pelo teu amplificador.
E como na tua mesa tem controle de PAN (R-direita e L-esquerda). Tu pode deixar o violão mais alto no retorno do que no PA, assim como qualquer coisa que for ligada na mesa e tal. Se um cara começar a gritar no microfone, tu pode jogar mais a voz dele no retorno (pelo PAN) e tirar um pouco do PA. Sacou?
|
# ago/15 · Editado por: paulo_guitar19rx
· votar
Edson Caetano
Uma forma alternativa que eu achei, não sei se daria certo, e não sei se foi o que você quis dizer, seria ligar as caixas normalmente, como um sistema de Pa mesmo, e a "caixa de retorno" deixaria apontada para os músicos e cantores. Em relação a microfonia, só testando, oq acha?
Jeferson.Gomes
Gostei também, mas me desculpem por ser leigo, essa ligação em série poderia acontecer algum dano nas caixas ou na potencia?
|
# ago/15
· votar
paulo_guitar19rx Problema algum, a única diferença seria a divisão de potência. Por exemplo: Tu tem 3 caixas, certo? E um amp de 1600W (é isto?) então tu teria 800W na caixa de retorno, e 400W em cada caixa do PA, somente isto. O retorno falaria teoricamente mais alto que uma caixa somente do PA, mas isto tu resolve no volume, deixando o canal do PA com o dobro do volume que o canal do retorno. Isto funciona super bem.
E com o controle de PAN da tua mesa, tu consegue deixar bem reguladinho as coisas. Só lembrar que R por exemplo é o PA e L poderia ser o retorno. Dai pelo pan, como já disse, tu pode deixar algo mais alto no PA ou no retorno.
Não vejo outra solução, senão esta.
|
# ago/15
· votar
paulo_guitar19rx Problema algum, a única diferença seria a divisão de potência. Por exemplo: Tu tem 3 caixas, certo? E um amp de 1600W (é isto?) então tu teria 800W na caixa de retorno, e 400W em cada caixa do PA, somente isto. O retorno falaria teoricamente mais alto que uma caixa somente do PA, mas isto tu resolve no volume, deixando o canal do PA com o dobro do volume que o canal do retorno. Isto funciona super bem.
E com o controle de PAN da tua mesa, tu consegue deixar bem reguladinho as coisas. Só lembrar que R por exemplo é o PA e L poderia ser o retorno. Dai pelo pan, como já disse, tu pode deixar algo mais alto no PA ou no retorno.
Não vejo outra solução, senão esta.
Entendi, vou testar isso, valeu amigos.
|
Edson Caetano Veterano
|
# ago/15
· votar
paulo_guitar19rx Se você simplesmente unir os fios, a ligação vai ser em paralelo e não serial, a impendancia das caixas vai diminuir, e ai pode simplesmente queimar o canal, cuidado com a gambiarra
Quanto menor a impedancia maior a potencia, quanto maior a impedancia menor a pontencia
Unindo duas caixas de 8Ohms em paralelo ela vai cair para 4Ohms e detonar seu canal, se unir duas em Serial ela vai subir para 16Ohms, diminuindo a potencia e não afetando o canal, porem a potencia vai ficar menor
E não é só um caso de simples divisao como o amigo fez acima, o canal com as caixas em Serial vão render bem menos do que os 800w do canal
Mas faz tempo que não mexo com isso, então tenho que revisar a cabeça aqui para ajudar melhor
|
# ago/15
· votar
Edson Caetano
vejo como solução então a compra de uma caixa ativa, ou a potência, e efeturar a ligação correta do retorno, qual é o melhor?
|
# ago/15 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar
Edson Caetano e paulo_guitar19rx Achei que a caixa passiva em questão tivesse entrada e saída.
Se não tiver, tu terá que fazer a ligação. Não é dificil, tu terá que ligar os falantes dependendo da tua situação. Provavlemente teus falantes são em 8ohms, e tua saída também, então a ligação será em PARALELO: Serie e Paralelo
|
Edson Caetano Veterano
|
# ago/15
· votar
Jeferson.Gomes Exato, provavelmente a caixa passiva e os canais da potencia dele são em 8Ohms, ligando juntas as duas caixas de 8Ohms vai jogar para 4 e haver uma potencial queima do Canal
Ligando em Serial vai cair para 16 e funcionar numa boa, porem com metade da potencia disponivel
Estas contas me dão um nó no cerebro até hoje kkk
Mas sim paulo_guitar19rx o ideal é adquirir uma potencia separada para o retorno, não tenha dúvidas
|
# ago/15
· votar
obrigado pelos esclarecimentos galera, vou elaborar uma proposta para comprarmos a potência. valeu mesmo!
|
sandroguiraldo Veterano |
# ago/15
· votar
paulo_guitar19rx
Considere investir em caixas ativas... em sonorização pra igrejas, quase não vejo mais ninguém usando passivas. As ativas são bem mais práticas.
Se você precisa de apenas 1 caixa de retorno, pode ser interessante o investimento.
|
Ismah Veterano |
# ago/15
· votar
Só uma coisa:
Não mande o retorno pelo LR, mande pela auxiliar 2 stereo (L ou R). Você terá mais controle sob os volumes individuais.
Um crossover ou processador, ou até mesmo um eq de N bandas, será uma ideia para investimento futuro.
|