Atenuador de potência x Consumo / Bugera V5

    Autor Mensagem
    RicardoStrato
    Membro Novato
    # mar/15


    Bom dia moçada!

    Tenho um Bugera V5, com chave para atenuar a potência, pode-se escolher entre 5W, 1W ou 0,1W.
    Diz o fabricante que é um Amp Classe A (não é meu propósito discutir se realmente é ou não), e li que um Amp Classe A tem um grande consumo de energia elétrica.
    A pergunte é, tocando com a chave de atenuação em 1W ou 0,1W, o Amp estará gastando menos energia do que se estivesse em 5W?
    Me parece lógico que "sim", mas não duvido que a resposta correta seja "não".

    Abraço, e obrigado desde já pelas respostas.

    Matec
    Membro
    # mar/15
    · votar


    RicardoStrato

    Bom, só prá esclarecer quem não conhece o ampli, o V5 é um valvulado classe A, o que quase sempre significa que ele tem uma única válvula para fornecer a potência de saída. É uma EL84 nesse ampli.
    O detalhe de ser uma válvula trabalhando em classe A, é que ela tem que fornecer toda energia que é necessário para sair o som , e mais, para o seu próprio funcionamento. Isso falando resumidamente.

    Pode-se estimar que essa válvula EL84, para poder fornecer um máximo de 5W de som, vai estar gastando no total uns 12W. Sem falar na energia gasta pelos filamentos, que vão manter a válvula quente e funcionando. No amplificador classe A, a válvula está sempre trabalhando próxima do limite, com volume de som alto ou baixo. Não importa.

    Mas o que fazer?
    Nada! É desse jeito que o ampli funciona.

    O atenuador é um sistema para abaixar a energia que chega ao falante. Normalmente á feita com resistores de potência, mas pode ter outros métodos. De todo modo, a válvula estará enviando a energia para uma carga, seja o falante , ou uma combinação de resistores+falante.

    O Volume do som acaba ficando menor, mas a válvula continua consumindo a mesma coisa, ou seja não há mudança real de consumo.

    Abs

    RicardoStrato
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    RicardoStrato

    Bom, só prá esclarecer quem não conhece o ampli, o V5 é um valvulado classe A, o que quase sempre significa que ele tem uma única válvula para fornecer a potência de saída. É uma EL84 nesse ampli.
    O detalhe de ser uma válvula trabalhando em classe A, é que ela tem que fornecer toda energia que é necessário para sair o som , e mais, para o seu próprio funcionamento. Isso falando resumidamente.

    Pode-se estimar que essa válvula EL84, para poder fornecer um máximo de 5W de som, vai estar gastando no total uns 12W. Sem falar na energia gasta pelos filamentos, que vão manter a válvula quente e funcionando. No amplificador classe A, a válvula está sempre trabalhando próxima do limite, com volume de som alto ou baixo. Não importa.

    Mas o que fazer?
    Nada! É desse jeito que o ampli funciona.

    O atenuador é um sistema para abaixar a energia que chega ao falante. Normalmente á feita com resistores de potência, mas pode ter outros métodos. De todo modo, a válvula estará enviando a energia para uma carga, seja o falante , ou uma combinação de resistores+falante.

    O Volume do som acaba ficando menor, mas a válvula continua consumindo a mesma coisa, ou seja não há mudança real de consumo.

    Abs


    Valeu Matec, uma ótima resposta, obrigado!

    Mas, me desculpe, sou novato inclusive em Amps valvulados, e a explicação acabou por gerar mais algumas dúvidas.

    Você diz que o Bugera V5 tem apenas uma válvula. Mas tem duas, uma 12ax7 no preamp e uma EL84 no power. Tenho certeza que você sabe disso, e eu é que estou fazendo confusão!

    E esse consumo de 12W, seria 12W/Hora, é isso? De qualquer forma, ainda está longe de um chuveiro elétrico, certo? Depois da "ferrada" que levamos na conta de energia, aqui no sul chegou a 40%, é de ficar preocupado!!

    Valeu!

    Matec
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Matec
    · votar


    Tem uma válvula de saída, que é o que importa em termos de Potência.
    As 12ax7 consomem muito menos que as de power, e só se leva em conta na hora de projetar o ampli, e não na contagem de potência de saída, que era o assunto do tópico.

    Contando o funcionamento em si (0,75W) e mais os filamentos (1,9W), uma 12ax7 consome em torno de 2,6W.
    Já a EL84 vai consumir os 12W do funcionamento e mais 4.8W nos filamentos. (16,8W.)

    Se você quer economizar energia, tome banho frio, economiza 5000W, e não use roupa passada, 1000W, e utilize o mínimo outros aparelhos de alto consumo.

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Matec

    E se o circuito de atenuação, for de um tap do trafo de força?

    Quero dizer, quando trocar a chave, ela seleciona entre taps do trafo de força, que fornece menos energia pra válvula, o que resulta em menos volume... Não?

    Matec
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Matec
    · votar


    Ismah

    O volume do ampli vai mudar menos que a potência. Ou seja vai distorcer mais com o mesmo volume.
    Em certos casos isso pode ser feito, mas é complicado. Existem circuitos chamados Power Scaling que também fazem isso.
    Em Amplis valvulados, acima de tudo, existe uma integração entre a tensão da fonte, a impedância primária do OT e o ponto de trabalho da válvula de saída. Quando se muda um, seria ideal mudar todos.
    O circuito continua funcionando assim mesmo, mas fica "Descasado".

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Matec

    Teoricamente, isso muda o headroom então...?

    Mas faria eu abaixar o volume kkkk

    Matec
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Ismah

    Teoricamente, isso muda o headroom então...?
    Mas faria eu abaixar o volume kkkk


    Exato!

    Mas se for só pra baixar o volume, é só atuar no controle, e não precisaria refazer o ampli inteiro.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Atenuador de potência x Consumo / Bugera V5