Válvula 12bh7 vs. El34

    Autor Mensagem
    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14


    Oi, pessoal!

    Alguém pode fazer um comparativo entre as essas válvulas de power?

    Obrigado!

    Abraços!

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Como assim?

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    São totalmente diferentes. A 12bh7 é válvula de pré e a EL34 é de power.

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    NeoRamza

    Desculpe-me. É que vi no site da Blackstar referente ao HT5 e eles informam que ele tem uma Ecc83 e uma 12bh7, daí pensei que a 12bh7 era de power.

    Matec
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Fico me perguntando qual o motivo da sua pergunta.

    A válvula 12BH7 é um duplo triodo ou seja duas válvulas dentro do mesmo vidro. É usada em prés, mas pode ser usada até em saídas de baixa potência.
    Utilizada numa configuração Push-Pull pode entregar cerca de 2W ao falante.

    A EL34 é um pêntodo de potência muito conhecido por todos. Um par, em Push-Pull pode entregar facilmente 50w ao falante.

    Como o NeoRamza disse, são válvulas muito diferentes. Uma comparação entre elas é complicado.

    Abs

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Reformulando a pergunta: me descrevam sobre a El34.

    Abraços!

    Matec
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    A pergunta ainda não está clara. Tem milhares de coisas a se falar a respeito das EL34. Especifique melhor.

    Abs

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen
    Desculpe-me. É que vi no site da Blackstar referente ao HT5 e eles informam que ele tem uma Ecc83 e uma 12bh7, daí pensei que a 12bh7 era de power.

    É verdade, havia me esquecido disso. Realmente o HT5 e o HT1 usam essa válvula no power, mas não deixa de ser uma válvula de pré, o que é bem estranho...

    Reformulando a pergunta: me descrevam sobre a El34.
    O que você quer saber? Sonoridade?

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Matec
    NeoRamza

    Quero saber sobre timbre.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen
    Mano, o mais importante é: Ela distorce mais facilmente que outras válvulas com o aumento do volume do amp. Se você preza por um timbre limpo BEM limpo, ela não é a sua válvula a princípio.

    Matec
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Matec
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Você está querendo saber sobre o timbre de uma válvula para um ampli de 50W. E a válvula EL34 fornece essa potência, E NÃO TRABALHA em nenhum Blackstar HT5 ou HT1, nem mesmo o HT20. Diga primeiro em qual ampli que vc quer usar essa válvula, e o pessoal vai dar as dicas corretas.
    Abs

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Matec

    Pelo que li no site da Blackstar ela vem no HT20.

    Abraços!

    Schenker
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Direto da fonte:

    Sonically speaking, 6L6s are well-known for being versatile and balanced across their entire range of low, mid and high frequencies. They are often loosely referred to as being ‘fat and round’ with a musically blooming bass response but they are also well regarded for being brilliant, detailed, sparkling and ‘open’ in high-end and presence frequency ranges. With the 6L6 being so well balanced yet bass-full and high-end brilliant, you might be thinking to yourself that the 6L6 has everything anyone could ever want from a tube… and Mesa’s history tends to agree. The 6L6 is easily the most versatile tube for any styles from pristine clean for jazz to mind-numbing metal and anything in between. The same headroom that delivers full range clean tones simultaneously offers the same clarity to support huge but accurate low-end with modern high gain applications. Versatility being one of the cornerstones of Mesa products, the vast majority of Mesa amps have either been designed specifically with 6L6s only, or, those amps with the Switchable Bias are originally shipped with 6L6s from the factory. Beyond its expansive sonic signature, 6L6 tubes are consistent, reliable and a mainstay for tube guitar amplifiers since the inception of guitar amplification.

    While Mesa admittedly has a bias toward the 6L6 as the go-to, big bottle tube, there are characteristics of EL-34s that are undeniably rooted in rock ‘n’ roll that make the skinnier bottle ‘34 well worthy of it’s position in rock history. In bass frequencies, EL-34s tend to offer less bass in low frequency ranges (in the sub-low regions) compared to 6L6s, BUT – the higher bass this tube DOES generate is more focused, tight and extremely punchy. The frequency of this punch is similar to the kick drum punch range – closer to the beaters’ attack frequency than the sub-air that comes out of a kick drum’s front head. Another key signature of EL-34 character is its considerable peak in upper midrange and low treble regions in addition to an overall brighter disposition. It’s this upper-mid/low-treble peak that is the true signature of the EL-34 gain and it’s also the range where harmonic layering in distortion sounds begins to stack up in earnest. It’s also this frequency range that has the potential to produce what many refer to as “icepick” frequencies – unpleasant brightness that stings your ears. Careful settings of middle, treble and presence controls is crucial to avoid exposing you, your bandmates and your audience to these “icepick” settings. When tastefully set, there is an unmistakable and musical edge, cut and bite from EL-34s which lends itself well to medium preamp gain settings, heavy handed attack, and power tubes pushed into overdrive as amp Masters get cranked. This is where the EL-34 shines!

    Matec
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Sim eu li agora também sobre 2xEl34 no power do HT-20 (o que é um desperdício total). Mas afinal, de qual ampli que vc esta falando?

    Abs

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Matec

    Estou falando do HT20.
    Porque desperdício total?

    Abraços!

    Matec
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Normalmente , quando se quer um ampli valvulado, é porque quando ele próximo do máximo volume fica com o som mais incrivel que um ampli pode dar. No caso de um ampli de 20 W chega-se numa boa saturação com uma válvula chamada EL84, mais barata, menor e com um super som. Já a EL34 é considerada uma das melhores válvulas, mas ela normalmente dá o melhor som quando o par chega perto dos 50-60W.

    O desperdício vem de que o HT-20 usa um par de EL34 para dar menos da metade da potência para que ela foi projetada. Se vc ver um outro ampli da mesma categoria, como o Mini Rectifier, vai ver que ele utiliza a EL84, e muita gente adora o timbre.

    É claro que tem muito mais coisa que isso, mas na hora de fazer um retube vc vai ver que esse detalhe também pesa no bolso.

    É minha opinião.

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Porque desperdício total?

    Elas podem entregar mais que o dobro da potência, que entregam nesse caso...

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen
    Quero saber sobre timbre.

    O tipo da válvula é importante para o timbre, mas não é a única coisa que você tem que olhar. A mesma válvula pode ter 'timbres' completamente diferentes dependendo de todo o resto da arquitetura do amp. É melhor você comparar amplificadores como um todo, e não só as válvulas. Comparar válvulas sozinhas só faria sentido se fosse no mesmo amp.

    No caso da blackstar eu posso te falar que já testei, e o HT5 e o HT20 soam extremamente parecidos apesar da diferença de válvulas.

    Porque desperdício total?

    O Matec explicou bem. É isso mesmo. Mas isso é um despedício quando se quer distorção de power Muitas vezes isso é feito de propósito para que a distorção do amplificador venha só do pré. Tudo depende do que se quer. Ou seja, é um disperdício para aqueles que curtem um som vintage.

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza

    Entre o HT5 e o HT20, qual você achou melhor em termos de som bem “agressivo”?

    Matec

    Muito obrigado pelas instruções.

    Outra questão... O fato do HT20 não ter standby prejudica as válvulas?

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Agressivo não me soa nenhum... Talvez com troca de válvulas pelas de maior ganho como 6550. Mas ainda é hipotético, pq ele não consegue levar elas ao máximo... Não iria de push-pull em amps pequenos (menor de 50W).

    O fato do HT20 não ter standby prejudica as válvulas?

    De certo modo, sim. Apenas ele vai demorar mais pra render 100%

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Entre o HT5 e o HT20, qual você achou melhor em termos de som bem “agressivo”?

    Como eu disse eu dois são muito parecidos.

    Outra questão... O fato do HT20 não ter standby prejudica as válvulas?

    O HT20 tem standby sim, só não é uma chave, é quando você tira o cabo. Se você tirar o cabo ele entra em standby sozinho.

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    NeoRamza

    Mais uma vez, obrigado pelas informações.

    Abraços!

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Ismah
    NeoRamza
    Matec

    E no caso do Blackstar HT40, que também leva 2xECC83 e 2xEL34, vocês também acham um desperdício usar as EL34 num amp de 40 W?

    Abraços!

    NeoRamza
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Não é desperdício, simplesmente você dificilmente vai ter distorção de power. Aí você que tem que ver o que você quer. Isso não é questão de ser bom ou ruim. Se você comprar um Mesa Boogie FuderosoInfiniteRectifierMark99 ele provavelmente não irá saturar o power, terá o tal 'desperdício'.

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    NeoRamza

    Então, já que eu não terei distorção de power, porque eles fazem um amp neste estilo com válvulas de power?

    Matec
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Matec
    · votar


    Lynch Malmsteen

    Então, já que eu não terei distorção de power, porque eles fazem um amp neste estilo com válvulas de power?
    Essa é uma boa pergunta, e nesse caso, só pode ser respondida pelos engenheiros da Blackstar.

    Mas é possível projetar uma ampli com EL34 e saída de 40w e ainda fazer o power saturar. Mesmo porque essa já é uma faixa de potência razoável para se utilizar a EL34.

    O que causou o meu comentário anterior foi a utilização dessa válvula onde outras cumprem bem o papel (faixa de 15-20w). Já na faixa de 40 a 60W é menor a variedade modelos de válvulas que são normalmente utilizadas.
    Em amplis de instrumentos são as EL34 ou as 6L6 são a maioria, em amplis de 40-60w.
    Existem similares, mas essas aí são as mais fáceis de se encontrar. Além do comportamento delas ser bem conhecido.

    Abs

    NeoRamza
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: NeoRamza
    · votar


    Lynch Malmsteen
    Então, já que eu não terei distorção de power, porque eles fazem um amp neste estilo com válvulas de power?

    As válvulas de power são o que amplificam o sinal para conseguir mover os alto falantes. Não é porque não vai distorcer que não serve pra nada.

    Pelas suas perguntas eu acho que você não sabe quase nada sobre valvulados. Normal, ninguém nasce sabendo mesmo. Assiste esses videos aqui, acho que vão te ajudar:
    https://www.youtube.com/watch?v=Ovib13vc0mM
    https://www.youtube.com/watch?v=ChHzAfwZMf4
    https://www.youtube.com/watch?v=4JAoHZJ2eKg

    Caso você entenda inglês veja esses:
    https://www.youtube.com/watch?v=Yc-78AKIo5A
    https://www.youtube.com/watch?v=7U648loKYZ8
    https://www.youtube.com/watch?v=5pgOzjKhXww
    https://www.youtube.com/watch?v=b871FRjDWAs
    https://www.youtube.com/watch?v=P8h5_CZ7_bM
    https://www.youtube.com/watch?v=9bOBFIuCx5k
    https://www.youtube.com/watch?v=SNADk5ct3YU

    Para entender melhor a diferença entre os tipos de válvulas de power veja esse, também em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=LrT-8gjwV90

    Matec
    Mas é possível projetar uma ampli com EL34 e saída de 40w e ainda fazer o power saturar. Mesmo porque essa já é uma faixa de potência razoável para se utilizar a EL34.

    É sim, isso depende do projeto como todo. Formas de fazer a válvula saturar antes envolvem ligar em modo triodo ou reduzir a voltagem, dentre outras coisas. Mas no caso dos blackstars, eles são amps feitos para metal, e não saturam o power propositalmente, pelo menos não os que conheço que são o HT5 e o HT20. Talvez com um boots no loop mas não tenho certeza disso. Isso falando de fazer no clean, pois no canal sujo vai ser dificil perceber que o power ta saturando junto com o pré. Não sei no caso do HT60 que tem vários voices, mas mesmo que sature o power em canal limpo, para saturar o power de um amp de 60w não deve ser mole não.

    Lynch Malmsteen
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Matec
    NeoRamza

    Mais uma vez, muito obrigado!

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Válvula 12bh7 vs. El34