Chiado de Chuva em amp Peavey Vakveking 112 (video)

    Autor Mensagem
    FLO7v
    Veterano
    # set/14 · Editado por: FLO7v


    Galera, bom dia !!

    eu tenho um peavey valveking 112, onde eu deixei ele mais ou menos uns 2 anos parado.

    estou voltando a tocar agora, e percebo que quando ligo ele e mudo para o canal sujo, ele fica com um chiado muito estranho, como se fosse um barulho de chuva, onde não sei o que está acontecendo.

    há uns 2 anos atrás, ele estava apresentando o mesmo barulho, porém eu tirei duas valvulas do pré e limpei os soquetes, e ele voltou a funcionar sem chiado nenhum.

    já fiz o procedimento denovo e inclusive limpei com Limpa Contatos e nada aconteceu dessa vez. :(

    tirei todas as valvulas do power e do pré, e o maldito chiado continua.

    será que alguém poderia me ajudar?

    nesse video, vcs vão ter uma idéia do que eu estou querendo dizer.
    Lembrando que o amp não está plugado em nada, somente na energia.

    VIDEO

    Obrigado Galera,

    Aguardo

    OBS: no canal limpo não tem chiado nenhum.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    FLO7v

    Ainda não vi o vídeo (to no trampo), mas se da primeira vez vc mexeu nas válvulas e o chiado parou, pode ser duas coisas:

    1) Válvula com microfonia;
    2) Soquete com mal contato;

    Abraço

    FLO7v
    Veterano
    # set/14
    · votar


    up

    FLO7v
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Nefelibata

    cara, obrigado pela resposta mas acredito que o problema não é nos soquetes.


    o amp é bem novo e pouco usado.

    mas acredito que possa ser outra coisa relacionado as valvulas.

    Obrigado

    Nefelibata
    Veterano
    # set/14
    · votar


    FLO7v

    acredito que o problema não é nos soquetes. o amp é bem novo e pouco usado.

    Cara, em se tratando de amps das linhas mais baratas dessa e de outras marcas, com placas PCB, é comum esse tipo de problema, uma vez q normalmente tem soquetes soldados direto na placa e com solda mínima, de forma que a vibração ocasiona rompimentos e mal contato; some-se a uma possível solda fria (acredite, é muito comum), pode dar problema.

    Mas é apenas uma opinião, pra começar a investigar pelo básico e problema mais corriqueiro.

    Abraço

    SergioTrindade
    Veterano
    # set/14 · Editado por: SergioTrindade
    · votar


    Algumas perguntas:
    Você ligou sem nenhuma válvula do pré e continuou o chiado?
    O chiado tem variações e pequenos estalos?
    O chiado continua com o volume no zero?
    Existem várias causas possíveis, mas este chiado é típico de problemas com os resistores que alimentam as placa das válvulas do pré.
    Uma vez tive esse problema e identifiquei simplesmente tirando as válvulas uma a uma, na seqüência dos estágios e localizei o ponto exato do problema com o amp fechado.
    Depois abri, substituí o resistor defeituoso e resolvi de primeira.
    Esse é o esquema: http://ultimate-guitar-valveking.wikispaces.com/file/view/VK_112_Circu it.pdf/197030502/VK_112_Circuit.pdf

    FLO7v
    Veterano
    # set/14
    · votar


    SergioTrindade
    Cara, não liguei sem nenhuma válvula ainda.

    vou fazer o teste hoje a noite e amanhã eu posto aqui o resultado.

    com o volume no zero o chiado PARA, o amp funciona normalmente.

    outra pergunta, Posso jogar limpa contato em spray em todo cicuito eletrônico do amp? incluindo power e pré?

    estou achando que é alguma sujeira que possa estar sendo.

    SergioTrindade
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Não deve ser sujeira.
    Se o chiado some no canal clean no volume zero, é provável que seja o resistor da placa primeiro estágio da V1 (se o problema realmente for resistor de cátodo).
    Experimente tirar apenas a primeira válvula (com o amp desligado) e ligar para ver se some o ruído.
    Se o amp for como o desse esquema, V1 é aquele que está próxima dos jacks de entrada.
    Se for o caso, o problema é no resistor R103 (com 99% de certeza) - eu substituiria o original de 1/4W por outro de de 1W ou 2W - 150K (de filme metálico).
    Caso contrário, investigamos a causa de outra maneira.

    Ramsay
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    FLO7v

    Esse ruído é típico de válvula 12AX7 defeituosa, ou de solda fria num dos contatos do soquete da válvula do canal sujo.
    Como o ruído só aparece no canal sujo, tenta intercambiar as 12AX7 pra ver se o ruído passa para o outro canal.
    O ideal seria arrumar uma 12AX7 extra pra testar.

    SergioTrindade
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ramsay
    Também é uma das causas possíveis.
    Uma vez comprei uma 12AX7 nos (National) que tinha esse problema em uma das seções.
    De qualquer maneira, creio que o problema é coisa simples de resolver.

    Ramsay
    Veterano
    # set/14
    · votar


    De qualquer maneira, creio que o problema é coisa simples de resolver.

    Concordo.

    SergioTrindade
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Só não recomendo tacar qualquer tipo produto químico a esmo nas placas de circuito. O que está soltado está soldado, não vai mudar nada.

    FLO7v
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Galera,

    ontem eu liguei o amp sem as válvulas, e não sai som nenhum. (nem um chiado)

    resolvi tirar as 12AX7 denovo e limpá-las com Bombril, onde eu fiquei limpando pino por pino das válvulas, demorei mais de uma hora para limpar.

    enfim,
    o chiado praticamente parou tudo, somente quando eu aumento muito o volume, chia um pouco..

    mas aqueles barulhos de "chuva" saíram completamente.

    será que era zinabre nos pinos das válvulas ou nos soquetes?

    SergioTrindade
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Tirando todas as válvulas não há como fazer ruído.
    Experimente tirar somente as 12AX7, na sequência V1, V2, V3.
    Assim você descobre o segmento do circuito onde está localizado o problema.
    Se o problema for no resistor que eu mencionei, o chiado muitas vezes é intermitente. Às vezes pára e volta com algum tempo.
    Se está funcionando a contento experimente tocar mais tempo e ver o que acontece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chiado de Chuva em amp Peavey Vakveking 112 (video)