Bassman com OT de 8k ( SV6L6GC Svetlana ou KT66/7581A Shuguang)

    Autor Mensagem
    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14


    To comprando as valvulas pro meu novo amp, é um bassman, vou compra um trafo de força que da tranquilo mais de 400volts na placa, os secundarios de (325 -0 -325) , mas tenho que usar esse trafo de saida com 8k em 8 ohms, sei que vou perder um pouco de potencia, pois pelo que sei com as 6L6 pra atingir o maximo de potencia preciso de um OT com menos que 8k no primario, isso é o de menos, o que interessa é o clean fender.

    O mais correto pra esse OT de 8k seria as KT66 e tb sei que não são as valvulas dos bassman, mas devem dar belos cleans tb, é só ver os jtm45, nunca usei essas válvulas nem conheço essa marca, comparando com KT66 de preços absurdos fico preocupado, acho que esse modelo SV6L6GC da Svetlana deve ser bem melhor em qualidade, timbre e durabilidade.

    Se voces já usaram essas KT66/7581A da Shuguang e puderem ajudar fico feliz, vai ajudar na escolha pois seria a coisa certa a se fazer, mas tem que soar bonitu e durar.


    abs

    Matec
    Membro
    # ago/14
    · votar


    I Shot the Sheriff do Eric

    Com certeza vc vai perder um pouco de potência usando esse OT de 8k no primário, em compensação, vc pode usar qualquer dessas variantes da 6L6GC que elas vão trabalhar bem tranquilas, sem muito perigo de queimarem. Existem até algumas boas referências a essas válvulas chinesas. Mas realmente não se pode confiar 100%, que aquilo que vc está comprando é mesmo o que vc queria.

    tatus
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Estou com Matec, a única ressalva que faço é para usar um falante com metade da impedância do secundário, assim terá 4K no primário e o som estará mais próximo do bassman. Pode também ligar dois alto falantes em paralelo para atingir essa impedância.

    Matec
    Membro
    # ago/14
    · votar


    tatus

    Também tive essa ideia, mas com uma tensão de fonte que pode chegar nos 450v e essas válvulas que não se sabe direito o que parecem, não quis dar essa dica. Se fossem umas 6L6GC das boas , com 4k no primário poderia chegar perto de 70W na saída, mas hoje eu não arrisco 50W.

    Abs

    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
    · votar


    tatus
    Matec

    Usando um par de 6L6GC qual a impedancia do primario que seria perfeita com essa tensão alta??

    Eu já usei esse trafo com uma carga de 4 ohm no tap de 8ohm (4k), montei com duas EL34 e ficou bom, a tensão de placa era alta nesse patamar de 450v 430v, lembro que na inversora 12ax7 tinha 300v cravado nas placas, era uma tensão brutal mesmo, mais soava muito bem, não deve ter dado 50w mas andou perto o volume era muito bom mesmo comparado com um amp de 50w, gostei do clean dele por isso quero montar esse OT em um Bassman com 6L6GC, acho que vou deixar essas KT66 suspeitas de lado.

    Tenho um amigo vendendo um par novinho na caixa nunca usado, par casado de 6L6 JJ, e ele quer trocar por um pedal, acho que vou pegar essas e assim posso caprichar nos capacitor pois sobra mais dinheiro, já que a tesão é alta os caps tem que ser ótimos.

    abs

    Matec
    Membro
    # ago/14
    · votar


    I Shot the Sheriff do Eric

    Fazendo uma estimativa:

    Com 4k no primário; com a fonte fornecendo tensão mais ou menos constante de 430v, a screen em 425-430v, corrente quiescente em 35mA/válvula, ( Aprox -45 ~ -49V bias). Nessas condições seu ampli deveria entregar na saída uns 60w clean (teoricamente...rsrs)

    Abs

    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Matec

    Mas isso quando eu montei com as EL34 ou quando for montar com 6L6?

    quando montei esse ultimo marshall eu medi e deu 48w, e aquela vez que usei o trafo de 8k não medi, mas posso ter me enganado em relação a potencia, achei muito semelhanteo volume apesar de não testar no mesmo dia, assim nao posso afirmar nada pois nao medi a potencia, devia ter calculado e anotado.

    se com duas 6L6 pode dar mais de 50w, qual a relação que isso tem com o trafo de 50w, eu não entendo quando alguem diz que o trafo é pra 50w, bom deve ser pelo fio que suporta essas corrente pra 50w é isso? então se eu passar desses 50w posso em teoria danificar o trafo ou diminuir a vida util dele por ultrapassar o limite estabalecido pelo fio? queria entender isso pois sendo assim vou ter que partir pra duas nojentas EL34 denovo assim fico nesses 48w 50w e preservo o trafo.

    Apesar de ler alguns posts e ver que a relação de potencia as vezes nao tem necessariamente a ver só com o trafo de saida e sim com a valvula e arranjo do circuito pricipalmente com 6L6.

    abs

    Matec
    Membro
    # ago/14
    · votar


    I Shot the Sheriff do Eric

    Eu só fiz aqui o traçado da curva das 6L6GC como se fosse utilizar esse trafo de 8k ou 4k.

    Eu coloquei entre parênteses o "teoricamente" porque conforme se vai aumentando a potência, a fonte não mantém a tensão, e no final sempre se tem menos potência do que se espera, ou calcula. E isso eu não tenho maneira de medir aí na sua fonte, então os resultados das curvas das válvulas acaba sendo errado, mas não por culpa do cálculo.

    Sobre o transformador vc está correto. A potência máxima não deve ser excedida. Mas isso também não significa que se o ampli fornecer 51W , o transformador vá queimar. A tolerância é sempre bem grande, se o trafo for bem feito, ele pode talvez suportar uns 75W. Mas eu estou especulando.

    Apesar de ler alguns posts e ver que a relação de potencia as vezes nao tem necessariamente a ver só com o trafo de saida e sim com a valvula e arranjo do circuito pricipalmente com 6L6.

    Isso, a capacidade de corrente de cada válvula; os arranjos que se faz. Tudo isso faz parecer confuso o cálculo da potência de saída dos valvulados.

    Abs

    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Matec
    tatus

    Obriago pela atenção e pelas dicas, o caminho é esse mesmo e que sirva de ajuda pra outros algum dia...

    abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    Matec
    tatus
    I Shot the Sheriff do Eric

    Aproveitando o topicos, eu montei algo parecido com 2 EL34 atiradas, trafo de força com secundarios de 390 - 0 - 390, e OT com 7.8k em 8ohms, aglumas medidas que fiz com outras fonte de ac, mudou a relação e deu 8.1k em 8ohms , resumo o OT é 8k tb.

    Comecei fazendo um power por enquanto estilo marshall, tudo nos conformes, e achei que a tensão da placa ficaria muito alta pelo secundario de 390 0 390, achei que daria mais de 450v e deu mesmo, mas apenas com o bias lá em baixo deu uns 490v, quando comecei a botar corrente surpreendentemente quando ajustei o bias em -30v a placa ficou em 380v, e a grade em 372v mais ou menos, isso só com um arranjo de capacitores em serie que usei pois achei que a tensão ia saltar lá pra cima.

    agora as perguntas pra esclsrecer umas coisas estranhas.

    Primeira pergunta é os filamentos caiu a tensão pra 5.4, acho que posso retificar e depois com algum resistor baixar pra 6.3, já que os taps do filamntos nao tem center tape, quando retificar isso vai trazer humm?? se nao vou deixar assim mesmo.

    Segunda é sobre essa queda violenta, porque caiu tanto a tensão? pode ser o trafo de força ou o trafo de saida? o que tá arrindado? o que nao aguentam a corrente? quando fui aumentando o bias a lampada em série que uso na minha bancada começou a acender, e fica assim levemente acesa, é normal isso?

    ainda nao mandei nenhum sinal na inversora pra ver o som, os testeforam feito sem sinal, o falante ainda nem coloquei porque ainda tenho que ver a impedancia , mas esse teste foi com uma carga fantasma de 8ohms, sem pots sem nada, sem pre..

    o pré vou fazer um fender bem simples, canal normal, apenas uma 12ax7, a inversora é uma 12ax7 tb, mas acho que vou trocar por uma 12au7.

    Eu ia usar uma GZ34 e caps de 50+50 / 500v mas achei que com o trafo de 390 0 390 eles iriam estourar então fiz a fonte com diodos e no capacitor a gambiarra com os capacitores em serie e res. de 220k conforme o pessoal fala aqui, mas se isso for dispenssável e a queda pra 380v na placa for normal e ficar estabilizado assim mesmo eu vou por o capacitor de 50+50uf /500v no lugar desses em serie, não quero estourar esse cap, o ultimo que estourou aqui só nao fiquei cego por milagre, parecia uma bomba.

    Se com 8oms tenho 8k no primario, blz, só que são EL34 e não KT66 que seria o certo pelo que eu li aqui, então como fica essa conta ai, a potencia nao interessa, só interessa sair som e durar muitos anos pela frente com uma corrente de placa dentro do normal, 380v na placa, uns 40ma, mas pelo que medi nao tá dando essa corrente com -30, dá menos.

    enfim, denovo eu e minhas tranqueiras hahaha abs

    JudasTristes
    Membro Novato
    # set/14 · Editado por: JudasTristes
    · votar


    bah que droga isso, eu já estava desconfiado que o trafo de força estava com problema, agora descobri que quando ligo o standby, a lampada em serie da bancada dá uma acendida forte, um pico bem forte de corrente e o filamento cai de 5.4v pra 4.6v... e tem tb essa tensão do HT começa alta e cai pra 380.. só pode ser o trafo, mas porque isso? o fio do primario é muito pouco?

    Agora que o trafo parecia bom, tem mais essa ainda... que bosta.

    Ramsay
    Veterano
    # set/14
    · votar


    JudasTristes

    Se esse trafo de força for velho, é possível que hajam espiras em curto no primário, o que diminui bastante o rendimento do trafo.

    Já se o trafo de força for novo, talvez a corrente máxima que ele pode fornecer esteja abaixo da corrente necessária para que o amp que está montando funcione nos conformes, porque se não estiver, as voltagens caem mesmo.

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    JudasTristes
    Não sei se eu não entendi direito, mas vc está tentando ajustar a tensão de fonte pelo ajuste do bias?.
    Se for isso , você está querendo queimar o OT o PT e as válvulas, tudo de uma vez.

    O bias é para ajustar a corrente das válvulas de saída e só. Outros ajustes, outros procedimentos, talvez vc tenha tido sorte e queimado só o PT...

    Abraço

    JudasTristes
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Matec

    eu sei como funciona o bias, por isso relatei o problema do trafo não queimou nada por enquanto, e nao tem como queimar assim facil, pois está tudo protegido com fusiveis e foi feito na bancada de testes com cuidado.

    Ramsay

    Pois é era um trafo velho que foi mandado enrrolar denovo, tudo errado já de cara nas primeira mediçoes, imagina o serviço imprestável feito pelo animal, vai saber o que ele fez antes de entregar essa merda, onde ele ligou e testou isso, ou que fio usou pra enrrlar.

    Já tinham me falado mal do cara mas confiei e é isso que dá, ainda vou aprender a fazer essas trafos pra nao passar mais por essas, mas já to tirando ele do amp, vou tocar no telhado de zinco da oficina dele, deve ter uns 5 kilos vai fazer um bom estrago.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bassman com OT de 8k ( SV6L6GC Svetlana ou KT66/7581A Shuguang)