Artigo: "MIC IN e LINE IN em mesas de som: uma tremenda confusão"

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/14


    Pesquisando sobre mesas de som, direct box e afins, achei este artigo muito interessante: http://www.qgdaluz.com.br/Apostilas%20e%20Cursos%20de%20%C3%81udio%20P rofissional/MIC%20IN%20e%20LINE%20IN%20em%20mesas%20de%20som_%20uma%20 tremenda%20confus%C3%A3o.pdf.

    I Shot the Sheriff do Eric
    Membro Novato
    # ago/14 · Editado por: I Shot the Sheriff do Eric
    · votar


    Acho que não existe consfusão, o que existe são pessoas que não tem conhecimento que estão funçando nos equipamentos.

    A confusão existe na cabeça de quem não tem o conhecimento pra realizar o trabalho, principalmente quem não lê o manual, pois essas impedancias podem ser diferentes dependendo do equipamento, por isso não existe pdf que vai ensinar mais do que o proprio manual do equipamento que voce usa.

    - Mic in = Entrada de baixa impedancia, pra microfones dinamicos na faixa de 300, 600 ohms até uns 2K, 3Khoms

    - Line in = Entrada de alta impedancia, geralmente até 10k, pra ligar instrumentos, e ou equipamentos já pre amplificados que tenham uma saida maior que 2K e até 10k.

    O problema no sinal, gerado pela impedancia não eh siplesmente o problema de perda de agudos, eh explicada facilmente com um pré amplificador valvulado, já que aqui no fórum tem muitos amantes dos amplificadores valvulados, vou dar um exemplo nesse sentido, se usarmos uma valvula (1 triodo) pra fazer um estagio de preamplificação, como o primeiro estagio de um amplificador valvulado marshall ou fender a impedancia de saida pode ser algo perto dos 80k, então sendo assim nao existe uma entrada na mesa de som pra uma saida de altissima impendancia como 80k.

    Imagina apenas esse circuito de entrada como se fosse um pre amp de linha, se mandar um sinal de guitarra de 0.3v na entrada do pre valvulado, depois de passar pela valvula a amplificação o sinal vai sair com mais ou menos uns 3v, isso sem ligar a saida do pré (80k) na mesa de som (10k), mas quando ligado na mesa no line in que eh de 10k a saida do preamp cai absurdamente, assim ficaria perto dos 0.3volts, que foi a tensão de entrada do sinal, o que eu quero explicar eh justamente isso não são só perdas nos agudos e sim uma perda na amplificação nesse caso, na tensão final do pré, porque liguei 80k em uma entrada de 10K, isso tem varias conssequencias.

    Sobre o que eu li nesse pdf...

    Agora, vamos traduzir isto em números*. Microfones conseguem produzir tensões de sinais entre -52dBu a -10dBu (dBu = medida de tensão elétrica na cada dos miliVolts). Isso representa valores de 2miliVolts (0,002V, se preferir) a até 245mV (0,245V), e é conhecido como “nível de microfone”

    Esse sinal saidos de microfones podem ser até mais do que isso, depende muito do microfone, alguns até já possuem pre amplificação interna.


    Entrada MIC IN – ligue nela tudo o que for microfone, inclusive os sem fio
    Entrada LINE IN – ligue nela tudo o que não for microfone!

    Simples e fácil, não? A princípio sim, mas é incrível a capacidade humana de complicamos tudo, sempre!


    Não eh bem assim, porque posso ligar um compressor na entrada de mic, se o compressor ou um preamp externo, ou qualquer equipamentos que tiver uma saida XLR balanceada de baixa impedancia, mesmo usando o ganho da mesa no mínimo, ou posso ligar um mic na entrada de linha se quiser tambem, se a impedancia de saida dele for alta ou não precisar trabalhar com sinal balanceado, ou se isso não for possível na hora, eh preciso saber a impedancia de saida antes de escolher uma entrada e a quantidade de ganho necessário.

    Microfone conectado no LINE IN não funciona

    funciona sim

    Só que instrumento conectado no MIC IN pode (e vai – esteja ciente disso) queimar o circuito do pré-amplificador

    Não queima assim não, isso nao eh bem assim, se o sinal for muito forte uma pessoa normal verá que o sinal esta forte, pode acender um peak led, ou o vu da mesa mostrar que está muito alto, então pode diminuir o ganho.


    Esse problema é exemplar quando usamos periféricos: compressores, equalizadores, módulos de efeitos, etc. Muitos deles possuem conectores XLR, e as pessoas acreditam que podem conectar os microfones
    diretamente a eles, e depois à mesa de som. Mas não, não pode!


    Pode se a saida XLR for de baixa impedancia, tem compressores com trafos de saida que já dão varios tipos de impedancia de saida, justamente pra isso.

    Os periféricos não tem circuitos de pré-amplificação para sinais de microfone, somente trabalham com sinais de linha!

    Não, existe compressores e "periféricos" sim que trabalham com sinais de baixa impedancia, posso inclusive ligar um microfone em uma impedancia maior pra dar uma alterada na curva de frequecia.

    E mesmo assim, sempre tem um para dizer que já conectou o microfone direto no compressor ou equalizador e que tudo funcionou bem. Claro que funciona, mas à custa de levar ao máximo os controles de ganho do equipamento, aumentando o sinal do microfone e também o ruído do aparelho. Se usasse certo, o som sairia limpo, sem ruído.


    Não eh assim, acho que essas informações meio fracas e afirmações regradas pra alguem que está disposto a escrever um artigo.

    Eu posso comprar um belo compressor valvulado pra deixar o som bem "quente" vou justamente fazer isso, levar o equipamento a condições extremas, pra tirar esse "efeito" que eh justamente o bacana desses equipamentos, se não então pode usar só o pré da mesa que nem fede nem cheira, porque acredito que na música, pra músicos e quem trabalha no ramo, hi-fi eh ilusão.


    Já os microfones tem impedâncias baixas, geralmente entre 50 até 1000 Ohms, enquanto os aparelhos e instrumentos musicais tem saídas cujas impedâncias variam entre 5K a até 100KOhms.

    100k ????? qual instrumento tem 100k na saida? o certo seria 10k.

    Quando temos dois dispositivos com impedâncias aproximadamente iguais (não precisa ser o valor exato), temos o máximo de transferência de energia com um mínimo de perda!

    Amplificadores valvulados de baixo como ampeg tem uma impedancia de entrada diferente dos amps de guitarra tem resistores de 5.6M ao invés de 1M na entrada, como na maioria dos amps de guitarra, a impedancia de um baixo nem eh muito alta, como da pra ver acoisa não eh tao simples assim.

    - perda de sonoridade, em geral com prejuízo nas altas frequências, causado pelo descasamento de impedâncias.

    Nada disso ocorre quando ligamos os instrumentos na sua entrada padrão, a LINE IN. Entretanto, em caso de necessidade ( grande distância entre músicos e a mesa de som, em geral), a solução é usar Direct Boxes, que são “santos remédios”.

    - permitem um perfeito “casamento” entre as impedâncias do sistema, evitando que aconteçam prejuízos de sonoridade.


    Santos remédios? só se for um Jensen que custa mais de 800 reais Se ligar uma guitarra em um DI vagabundo o sinal da guitarra vai perder e mudar a sonoridade com certeza, mas mesmo assim o sinal está de acordo com a impedancia correta, não existe isso de santo remédio, se o DI nao eh bom o som tb nao eh.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Artigo: "MIC IN e LINE IN em mesas de som: uma tremenda confusão"