Dúvidas sistema de PAs para voz (distorcendo)

    Autor Mensagem
    psycocandy
    Veterano
    # mai/14


    Olá pessoal,

    Comprei um par de caixas ativas da Waldman Livecab 315A, já possuia uma mesinha de 8 canais da Staner (WX-0803) e dois mics, sendo um Shure 565 e um xing-ling tosco daqueles da marca Carol, dinâmico.

    O lance é que ao ligar as caixas, deixá-las flat, volume relativamente baixo, com a saída da mesa no line-in delas e os mics na mesa, mesmo ajustando médios, graves e agudos pela mesa, as vozes distorcem muito, ficam muito baixas e com aquele aspecto de 'é a kombi da verdura que está passando na porta de sua casa', sabem?

    De verdade, fiz diversas tentativas de equalização e sem sucesso. E por incrível que pareça o mic xing-ling tem um desempenho um pouco menos pior que o shure.

    O que posso estar fazendo de errado? Precisa de mais alguma coisa pra melhorar isso, tipo potência, não sei... Sugestões? :)

    Obrigada desde já!

    Especificações Waldman:
    http://www.waldman-music.com/audio-dj-iluminacao/audio/produtos/caixas -acusticas/livecabs/livecab-315a/index.html

    Especificações da Mesa Staner WX-0803:
    http://www.staner.com.br/produtos/detalhe_produto.php?id=32&categoria= 3

    Especificações microfone Shure 565s:
    http://cdn.shure.com/user_guide/upload/503/us_pro_565s_ug.pdf

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    Você está usando cabos XLR-XLR pra ligar os microfones nas entradas de microfone? Se estiver usando uma entrada de linha na mesa pode dar problema com relação a nível de sinal.

    Eu já fiz uma coisa semelhante: liguei a saída da mesa (P10) numa entrada de microfone P10 de uma caixa ativa e o resultado foi um nível de sinal absurdamente alto. Pra ter uma noção, tive que colocar o volume master da mesa em -25 dB pra não apitar tudo. O certo seria ligar numa entrada de linha P10, coisa que não tem na minha caixa (só tem RCA e XLR).

    psycocandy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Obrigada pela resposta erico.ascencao!

    Então, testei das duas maneiras:
    1 - saídas da mesa P10 (main out) e entrada XLR (line in) das caixas
    2 - saídas da mesa P10 (main out) e entrada de P10 (mic 1) das caixas

    Imagens:
    http://www.musicalgrellmann.com.br/media/catalog/product/6/3/6370_1.jp g
    http://www.waldman-music.com/images/produtos/waldman_livecab_315a_foto 3.jpg

    Ambas o resultado foi similar, exceto na segunda opção P10 / P10 que também aconteceu o mesmo que você, os níveis de volume master da mesa tive que deixar muito baixo e mesmo assim distorceu!

    Oo

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    Que bom que você estou os dois, então a opção 1 é a correta. Procure agora reduzir o controle de ganho dos canais e explorar mais o volume de cada canal e o volume master da mesa. Enquanto o volume não for suficiente, dê uma aumentadinha no ganho e ajuste os volumes de modo a chegar num resultado satisfatório.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    Faz um video pra gente poder te ajudar... senão fica dificil... pode ser muita coisa...

    cabo ruim
    microfone ruim
    clip na entrada de mic
    clip na saida da mesa
    clip na entrada da caixa

    ta usando a caixa em casa ou em lugar barulhento? uma só ou duas?

    psycocandy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Que bom que você estou os dois, então a opção 1 é a correta. Procure agora reduzir o controle de ganho dos canais e explorar mais o volume de cada canal e o volume master da mesa. Enquanto o volume não for suficiente, dê uma aumentadinha no ganho e ajuste os volumes de modo a chegar num resultado satisfatório.

    erico.ascencao entendo, tentarei suas sugestões de ajustes. Vou tentar também com o mic direto na caixa, ver se melhore a potência, só para testes mesmo...

    Faz um video pra gente poder te ajudar... senão fica dificil... pode ser muita coisa... ta usando a caixa em casa ou em lugar barulhento? uma só ou duas?

    Deco_ufrj boa ideia, assim que possível farei um video.

    Estou usando as duas caixas e minhas tentativas foram em 2 ambientes: em um quarto em casa de mais ou menos 3,5m por 2,5m e outra tentativa em um boteco fechado que não tinha mais do que 30m².

    No boteco ficou tão ruim, mas tão ruim que acabei não usando os PAs e na emergência acabamos usando um multiuso medusa meteoro que destruiu com meus PAs... haha :/

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    So faz um teste, quando o som ta distorcendo, o led de clip da caixa ta acendendo? Essa caixa tem pouca potencia, mas eu faço voz e violão com duas behringer b210d (quase a mesma potencia) e serve muito bem pra até uns 100m2...

    psycocandy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Deco_ufrj
    Acendem sim quando distorcem. Pois é, essa é minha principal dúvida, se comprei as caixas adequadas para o que preciso.

    Apesar do lugar ser pequeno, a banda que toco são 2 guitarras (quase sempre com efeito over ou distorção), baixo, bateria, vocal e backing.

    - Só pra constar, estou fazendo os testes somente com os vocais, sem a banda tocar ou qualquer outro instrumento plugado na mesa junto com os mics. Falei como é a banda para terem um ideia da intenção de uso.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    Então não tem jeito, se ta clipando, é por isso que distorce... tem q abaixar o volume... essa é o problema da maioria dos PA que a gente vê por aí: falta potencia, aí clipa, distorce, e fica uma M*****....

    Aconselho a vender e comprar caixas mais potentes... pra voz e violão serve, mas pelo visto pra acompanhar uma banda ta faltando potencia. Você liga tudo na mesa ou só as vozes?

    psycocandy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Então não tem jeito, se ta clipando, é por isso que distorce... tem q abaixar o volume... essa é o problema da maioria dos PA que a gente vê por aí: falta potencia, aí clipa, distorce, e fica uma M*****....

    Aconselho a vender e comprar caixas mais potentes... pra voz e violão serve, mas pelo visto pra acompanhar uma banda ta faltando potencia. Você liga tudo na mesa ou só as vozes?


    Poxa Deco_ufrj, era exatamente isso que eu imaginava, infelizmente, pois ligo somente as vozes. Concordo com você, hora de trocar. Acho que vou investir um pouco e pegar JBL ou algo por aí... alguma sugestão?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    Vê também se vocês não estão tocando muito alto... pra ligar só a voz, mesmo com banda, era pra aguentar...

    Eu acho que as behringers tem bom custo x benefício... são as que uso. Ja usei Selenium, são boas, mas muito pesadas... pra quem carrega pra la e pra ca, pelo menos pra mim, acho um incomodo. Mas não são tão mais potentes, as b212d e b215dtem 250w rms, as suas tem 180w... acho que é mais uma questão de dinâmica da banda...

    que mal lhe pergunte, é banda de que?

    geronimo.correa
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    psycocandy
    O lance é que ao ligar as caixas, deixá-las flat, volume relativamente baixo

    Cuidado, pode ser que ao deixar o volume das caixas baixo, o sinal que vem da mesa pode chegar muito alto nas caixas e ai vai gerar distorção mesmo. Já tentou deixar mais alto nas caixas e mais baixo na mesa? Abraço!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    psycocandy

    1- Ligue somente 1 microfone no canal 1, na entrada XLR.
    2- Feche todos os volumes da mesa.
    3- Coloque todos pots do canal 1 em flat, com exceção do auxiliar e monitor, estes deixe fechados.
    4- Assegure-se que o botão do Phanton Power esteja desligado.
    5- Deixe todos os pots das caixas com as regulagens flat.
    6- Coloque o os volumes do main out em flat.
    7- Comece a falar e subir o volume do canal.
    8- Vá controlando volume e ganho deste canal, e repare quando começa a distorcer e clipar.

    Anote as posições de ganho e volume.

    Repita no canal 2 e veja se estão equivalentes.

    Agora, ligue um aparelho de CD ou MP3, no canal 1 e 2 (Linha). (RCA >>>P10) {Um aparelho de CD ou DVD com CD original é melhor, MP3 muitas vezes tem baixa qualidade}

    Repita o mesmo procedimento acima e veja se a qualidade de som é melhor e se a abre mais volume sem clipar/distorcer.

    Se tiver paciência e fazer este teste, coloque aqui os resultados e impressões para eu ter uma ideia melhor.


    Obs: Antes do aparelho de CD, faça o mesmo teste com o outro microfone para sabermos a diferença entre eles. E não equalize nada, apenas teste com os controles de volumes.

    psycocandy
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: psycocandy
    · votar


    que mal lhe pergunte, é banda de que?

    Deco_ufrj, obrigada pelas dicas, principalmente saber que as JBL são caixas pesadas, isso é muito importante, pra mim com certeza seria um incomodo sim. E atualmente a banda que toco é de punk rock / rock & roll (Joan Jett, Ramones, Runaways, The Sonics e algumas próprias nessa mesma linha). =)

    ---

    Cuidado, pode ser que ao deixar o volume das caixas baixo, o sinal que vem da mesa pode chegar muito alto nas caixas e ai vai gerar distorção mesmo. Já tentou deixar mais alto nas caixas e mais baixo na mesa?

    geronimo.correa, tem razão, o sinal vindo da mesa muito alto com o volume das caixas baixo realmente pode ser um dos causadores do problema. No bar em questão, pode ter sido exatamente isso que aconteceu!

    ---

    Se tiver paciência e fazer este teste, coloque aqui os resultados e impressões para eu ter uma ideia melhor.

    Lelo Mig, primeiramente muitíssimo obrigada pela riqueza em detalhes da sua resposta. Segundo, com certeza farei os testes como sugeriu! Não possuo um aparelho de CD, mas sei que tem e pode me emprestar. Assim que fizer os testes (vai ter que ser no fim de semana, pra não incomodar os vizinhos à noite), coloco os resultados aqui.

    Ps. se por acaso não conseguir o aparelho de CD, pensei em testar a saída da minha placa de áudio do PC tocando um DVD mesmo. Tenho uma Edirol UA-1EX com saída RCA (que costumeiramente uso para os monitores de áudio). Pode ser uma opção? Muito obrigada mesmo!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/14
    · votar


    psycocandy

    "Pode ser uma opção?"

    Pode. Mas certifique-se nos monitores e/ou fones que o som tenha boa qualidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sistema de PAs para voz (distorcendo)