Duvida tecnica sobre impedandia para sistema de voz

    Autor Mensagem
    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/06


    Galera, uma duvida tecnica digamos... se eu ligar um falante de 8ohm a impedancia total eh de 8 ohm...

    se eu ligar dois falantes de 8 ohm em paralelo, a impedancia total é 4 ohm... essa regra é valida se eu ligar por exemplo um woofer e um tweeter em paralelo?

    Outra coisa, se eu fizer um crossover passivo separando frequencias baixas das agudas, ligando num sistema com um tweeter de 8 ohm e um woofer de 8 ohm, como houve a divisao de frequencia a impedancia total continua sendo 8 ohm ou também fica 4 ohm? nesse caso a separacao ocorreria entre o amplificador e a caixa...

    eu sei q se eu separar antes do amplificador e usar amplificadores diferentes para cada frequencia eu nao tenho esse problema, mas eh por que pretendo fazer os dois sitemas... a minha ideia eh assim:

    se nao precisar de muita potencia, usaria um amplificador de 400W rms (200 por canal) pra alimentar duas caixas de 250W rms com um crossover interno, e quando fosse precisar de mais potencia eu usaria um crossover externo separando frequencias subgraves e usando outro amplificador soh pra essas frequencias ligado em um par de sub-woofers e deixando as frequencias medio e agudo pra caixa anterior...

    espero q tenham entendido minha duvida, qq coisa eu explico melhor...

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    não sei hehehe

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Deco_ufrj
    estuda o q na ufrj?

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Deco_ufrj

    se eu ligar dois falantes de 8 ohm em paralelo, a impedancia total é 4 ohm... essa regra é valida se eu ligar por exemplo um woofer e um tweeter em paralelo?
    os tweeters tb tem impedancia .. portantao sim .. mas usa um multimetro ... e veja o q acontece!!! o multimetro tira muita duvida assim ...

    Outra coisa, se eu fizer um crossover passivo separando frequencias baixas das agudas, ligando num sistema com um tweeter de 8 ohm e um woofer de 8 ohm, como houve a divisao de frequencia a impedancia total continua sendo 8 ohm ou também fica 4 ohm?
    o divisor tem uma impedancia de entrada ... dae soh ligando mesmo e ver o q acontece ...

    tua ideia eh muito bacana ... fica bem profissa um sistema de som assim !!

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/06
    · votar


    affcl
    kra, eu faço engenharia de bioprocessos... eu teoricamente deveria ter feito fisica 3 que é eletrica, mas eu ainda nao fiz...

    _BLACKMORE_
    kra, eu tenho um multimetro aqui (emprestado), mas ele nao mede soh voltagem, amperagem e resistencia? como eu faço pra medir a impedancia com ele?

    lembrando da fisica do colegio... V = R*I
    V = voltagem
    R = resistencia
    I = corrente

    P = R*I^2
    P = potencia, essa sai em watts neh? ai ai, sistema de unidades foi pro espaço... q vergonha... ¬¬

    affcl
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Deco_ufrj
    faço naval

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ah, maneiro... uma vez eu pensei em mudar pra naval, as tuas materias de projeto de navio devem ser iradas! =D

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Deco_ufrj

    mas ele nao mede soh voltagem, amperagem e resistencia?
    MULTI vem de multiplos ... entao deve ter mais de uma função ... voltimetro .. para tensoes ... amperimetro .. para corrente... e Ohmimetro pra resistencia .. no minimo ...

    vc bota na escala x1 (q deve no minimo ir de 0 a 10 OHMS do multimetro ..colocar as pontas de prova em curto e calibrar o zero e pode medir .. se colocar na escala x10 deve colocar as pontas de prova em curto e calibrar novamente

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    peguei uma caixa q eu tinha aqui em ksa e fiz o teste... ela tem um woofer e 1 tweeter, medi a impedancia e deu 6 ohms... pode ser algum erro, algum mal contato, qq coisa, q seja, deveria ser de 8 ohms, mas foi "perto"... a conexao entre o woofer e o tweeter ta em paralelo, mas tem um negocio embrulhado em um plastico vermelho, que aparentemente eh uma resistencia de 12 Ohms... (medido tbm no multimetro)... entao acho q minha duvida em relacao a divisao das frequencias acabou, a impedancia mantem... a impedancia do tweeter tbm deu 6 ohms...

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    medi a impedancia e deu 6 ohms

    talvez .. tb num to vendo .. seja q necessita calibrar o ZERO OHM´s da escala no multimetro ... ok?

    outra coisa . essas caixas de aparelhos de som normalmente tem aimpedancia diferente dos falantes comprados em separado .. auqi em casa a impedancia tb eh de 6 ohms ...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # out/06
    · votar


    valeu kra! agora ja sei como vou montar o sistema...

    será q esses cortes estao bons?

    Agudo: 5200Hz pra cima...
    Medio: 480Hz a 5200Hz
    Grave: 480Hz pra baixo

    Estarei usando um woofer de 12"com 200W rms que atua na frequencia de 50Hz a 4kHz, um Drive 100W rms de 400Hz até 9kHz e um tweeter 70W rms de 5kHz pra cima...

    Acho q da um sistema bom pra começar neh?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida tecnica sobre impedandia para sistema de voz