Problema com válvula antiga (base de metal) Flash Azul mt forte

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14


    Eu faz um tempinho já comprei umas válvulas antigas e são de ótima qualidade, raridade mesmo, elas tem base de metal, provalvemente da decada de 60, pelas informações q eu tenho.
    Em um teste fiquei abismado com o q eu vi, a valvula deu um flash azul no seu interior.. todo interior dela ficou azul, um flash mt rápido mas depois continuou funcionando.

    Quero saber se isso pode ser alguma entrada de ar ?? como a valvula ainda funciona se entrou ar? tb vi que a base está meio frouxa, mas as valvulas são um par e a qualidade é muito boa, então tem como "vedar" isso?

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Três perguntas básicas:
    Qual a válvula que vc substituiu? , Qual o Amp? e a masi importante: O ampliticador tem retentor tipo "clamp"? (aquela peça de metal que "morde" a base da válvula para firmar no soquete como o da foto)
    http://i.ebayimg.com/t/2-Vacuum-Tube-Retainer-Clamp-Clip-for-8pin-KT88 -EL34-6550-for-guitar-amplifier-/00/s/NTMyWDU3NA==/z/oDYAAMXQM0FReTKy/ $(KGrHqRHJE0FF1s+,JdQBReTKyUh1Q~~60_3.JPG

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SergioTrindade

    Qual a válvula que vc substituiu?
    Bom nem falei o modelo mesmo, mas acho que isso não interessa mt, pois válvulas com base de metal são válvulas de power de modelos antigos, o modelo era EL34.

    Qual o Amp?
    O problema não foi no amp mas o acontecido foi em um JCM800.

    O ampliticador tem retentor ?
    Sim tenho mas não desse modelo, o que eu uso são os que afirmam de cima pra baixo, com molas.

    Eu tenho uma hip´ptese, acho que foi algum detrito dentro da válvula q se soltou pelo fato dela ser velha, pois olhando bem da pra ver que em algumas partes internas q parece que estao meio descascadas pelo tempo, alguma parte dessas que descascou pode ter encostado nas suas peças internas e provocado esse efeito "relâmpago".. kkk

    Imagina deve ter mais de 60 anos..

    Ontem testei elas em altos volumes e funcionam perfeitamente.

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    A hipótese que eu havia pensado era outra mas certamente não é o caso.
    Muitas válvulas que antigamente eram feitas de metal de saída tinham uma ligação do pino 1 com o corpo de metal.
    Com a mudança para o corpo de vidro, muitas deixaram de usar o pino 1 (com no caso das 6V6GT e 6L6GC (o G significa glass).
    Muitos fabricantes de amps atuais usam o pino 1 do soquete para soldar o resistor que faz a ligação da fonte de alta tensão com a grade 2.
    Quando a válvula é substituída por outra com corpo de metal, este fica diretamente ligado com a fonte de alta tensão.
    Mesmo sendo pintado, o isolamento da tinta tem falhas.
    Isso pode acarretar choques elétricos quando alguém toca a válvula e curto circuito quando o escudo entra em contato com o chassis.
    Esse curto ocorre facilmente quando se usa clamp retentor pois ele arranha a pintura e aterra diretamente o corpo da válvula.
    Alguns amps com os modelos Fender tweeds RI's (deluxe, champ, etc) são armadilhas para quem se aventurar a usar válvulas de metal.
    No caso da EL34, o pino 1 era ligado à grade de supressão por isso eles não usam o terminal para outro fim. Simplesmente ligam com o cátodo (essa ligação é normalmente interna nas válvulas de padrão americano).

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SergioTrindade

    Muito boa explicação, e aposto que tem muita gente que não sabia disso, imagina o susto do cara descobrindo isso na pratica.. kkkk

    Bon sobre a válvula tirei elas do amp, guardei elas e deixarei apenas pra usa-las em gravações, e nesse caso tb acredito que posso abusar mais do ajuste de bias usando e ssas belizinhas, o que seria mt dificil com esses modelos novos.

    Espero que durem pelos menos a gravaçao de um disco, isso seria bom demais.

    abs bom final de semana.

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Eu descobri isso na prática. kkkk
    Mas não pegou fogo não.
    Eu estava testando um amp que acabara de montar (pelo mesmo layout atual da fender) e a válvula estava com um amperímetro de teste.
    Quando o amperímetro bateu no máximo, desliguei e parei p/ pensar e percebi a asneira.
    A única coisa que fritou foi um resistor da fonte, prejuízo de 50 centavos.
    Fora esses problemas, essas válvulas antigas de metal não muito boas mesmo e aguentam bem no talo.
    As minhas eram um par de 6V6 JAN (produção militar da RCA) que tinha encontrado a preço de banana no ebay.
    Só não existem mais porque o preço de fabricação é muito alto - elas são moldadas com prensas gigantes enquanto o tubo de vidro é só derreter e soprar no molde.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SergioTrindade

    Que massa, to sempre atras dessas valvulas mas não é facil encontrar, eu consegui umas 12ax7 tb bem antigas e estou usando como inversora com ótimos resultados, e algumas 12au7 que uso em préamps de baixo e pedais, mas valvulas dessas mais antigas nem rola usar em estagios de entrada tipo v1 pq sempre vem um chiadinho e parecem ser mais sucetiveis a microfonia.. mas o timbre é diferente e o ganho maior que essas novas Sovtek, JJ etc..

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    V1 é sempre crítica. Recentemente andei comparando umas válvulas para o primeiro estágio de um amp com volume no talo e percebi que as 12AX7-B Shuguang são muito boas para esse trabalho.
    Parece que tem baixo nível de ruido e microfonia e um timbre melhor que as JJ, EH e Mullard R.I. que custa o dobro do preço.
    Se não me engano, um par desses no eBay sai por uns US$20, incluindo frete, direto da china.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SergioTrindade

    humm bom saber, eu quero testar as ECC803 nessa função deve ser boa tb.

    Vc já comprou válvula JJ da china? eu vejo algumas nesses sites classicos de compra pela china mas fico meio assim quando vejo tanta diferença de preço e tanta caixinha diferente, queria saber um bom vendedor de lá pra comprar essas ECC803 e as ECC83S, preciso tb soquete baratos de PCI 9 pinos e muitos CI NE5534, NE5532, mas esses CI são pra outros projetos, nao amps.

    to prestes a fazer as primeira compras de lá, meio perdido ainda haha.. abs

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Já comprei jj 12AX7 dos E.U., pelo eBay.
    São válvulas baratas mas a qualidade é razoável.
    Falam bem das válvulas de potência mas eu nunca usei.
    Tenho uma retificadora JJ GZ34 há uns 5 anos em um amp e continua boa.
    Já comprei válvulas pela internet inúmeras vezes, da China, da Sibéria, dos Estados Unidos, Ucrânia, Eslováquia, Canadá, Moldávia, austrália, Alemanha, e nunca houve problema com nenhum vendedor.
    A único tipo de problema que tive (com outros tipos de produtos), foi com itens muito baratos enviados por remessa simples (como first class).
    Nessa situação o correio brasileiro tem o "direito" de dar fim nas encomendas sem ter que dar nenhuma explicação.
    Como existe garantia do paypal, eu peço o dinheiro de volta quando tem problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com válvula antiga (base de metal) Flash Azul mt forte