Problema com Marshall VS-100 - será a válvula ECC-83?

    Autor Mensagem
    Márcio Satrys
    Veterano
    # fev/05


    A caixa estava funcionando normalmente e de repente quando fui ligá-la as luzes do painel se acenderam bem fracas e o som sai bem baixo.
    Alguém já teve este problema ou algum eletrônico que possa saber alguma solução?
    Já testei todas as peças, saídas e tá tudo normal só não consegui testar a válvula é claro.
    Qualquer resposta é bem vinda.
    Grato!

    Tazima
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Olá Márcio Satrys

    Pegue o esquematico e verifique as tensões do trafo, retificação e filtro... Pois se as luzes do painel acendem fracas não tem nada a ver com a Valvula de pre, além do mais é rarissimo ocorrer problemas repentinos na valvula de pre. Teste tambem a tensão do heater da valvula que deve estar por volta de 6.3V ou 12.6V se os filamentos foram ligados em serie, não vi o esquematico de um VS100...

    Outra coisa, o som sai só mais baixo? O Canal de drive funciona? Há distorções do som limpo? Quando coloca no volume máximo sai bem baixinho o som, porem limpinho?

    Ficamos aguardado os resultados para poder ajuda-lo mais...

    Abraços...

    Tazima

    Renato gomes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    aqui tem o esquema do VS100:

    http://www.drtube.com/marshall.htm

    Márcio Satrys
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Obrigado pela ajuda.
    Depois de um tempo resolvi dar mais uma olhada na caixa.
    Peguei o esquemático o que facilitou bastante e vou descrever
    os sintomas.
    *O som funciona normalmente no clean e overdrive porém sai
    bem baixo e os leds do painel acendem bem fracos.
    *Na placa de PRE AMP PCB sht 2 of 2 (pelo esquemático) os
    resistores R20 e R21 (localizados em H4 e H5) estão
    super-aquecendo em questão de segundos, se eu deixar uns
    15 segundos eles queimam. Testei o REG1 e REG2 (localizados
    em G4 e G5) e eles estão bons.
    *Se eu desconectrar a ligação entre a CON3 e a CON14 do
    POWER MODULE os resistores não aquecem e as luzes do
    painel não acendem, apenas a válvula ECC-83.
    Outra dúvida, o plugue RCA vermelho vai conectado no IN ou no
    OUT daquela caixinha ao lado do falante?
    Desde já agradeço a atenção de todos!

    oldmonkey
    Veterano
    # out/05
    · votar


    a ligacao da valvula esta separada das outras alimentacoes.
    R20 e 21 sao redutores de tensao antes dos estabilizadores, o problema parece estar na alimentacao da potencia LT + e - , esta alimentacao vai ser reduzida (R20 e 21) para alimentar o pre, se tiver alguma sobrecarga, curto etc nesta parte da alimentacao da potencia fara com r20 e 21 se aquecam. nao conheco este ampli, apenas estou opinando pelo esquema.

    oldmonkey
    Veterano
    # out/05
    · votar


    naturalmente estes resistores trabalham bem aquecidos pois dissipam o excesso de voltagem mas nao ao ponto de esturricarem.

    Márcio Satrys
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Depois de fazer uns testes achei o IC1 (LM348) da placa de pré em curto, troquei e as luzes do painel se acenderam normalmente, os resistores R20 e R21 não aquecem tão rápido mas ainda aquecem fora do normal e também o REG1 e REG2. Tirei os ICs um por um da placa e fui ligando e os resistores ainda assim aquecem. O problema agora é que não sai o som da guitarra mas a amplificação funciona normalmente pois quando encosto o dedo no VR1 (volume) ele emite um som bem alto no alto falante inclusive com o efeito do reverb e no modo overdrive 1 e 2 da para notar que reproduz o efeito. Também os led's 2 e 3 (que ficam fixados na placa no lado interno) não acendem.
    Por enquanto obrigado pela ajuda!

    Márcio Satrys
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Troquei agora o CI4 (TL072) da placa de pré e a caixa esta funcionando normalmente no Clean, OD1 e OD2, reverb, tudo. O único problema é que os resistores R20, R21 e os reguladores REG1 e REG2 ainda continuam aquecendo demais, se eu deixar uns 2 minutos a caixa ligada e encostar o dedo neles chega a queimar. Se algúem puder dar uma dica o endereço do esquema é www.drtube.com/schematics/marshall/v100-60-02.pdf
    Por enquanto obrigado!

    Márcio Satrys
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ele aquece assim mesmo!

    Márcio Satrys
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ele aquece assim mesmo!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Márcio Satrys

    Nossa cara o que ouve com você ? Você apareceu 2 anos e pouco depois no mesmo tópico.

    Maurinho Overdrive
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Maurinho Overdrive
    · votar


    Cara o meu uma vez em um dia muito quente aqui no Rio esquentou demais atrás perto daquele dissipador cromado e aí então as luzes ficaram fracas e o som sumiu.
    Desliguei e esperei um pouco pois verifiquei que estava muito quente. Depois coloquei um ventilador atrás e ele voltou a funcionar perfeitamente. A partir de então ligo sempre um ventilador atrás dele e tem funcionado perfeitamente por horas ligado direito. Acho que é normal ele esquentar na parte perto do dissipador e usando uma ventilação externa tem ajudado bastante.
    Não entendo muito de eletrônica mas acho que com a ventilação deve diminuir o desgaste do amplificador e evitar maiores problemas. Afinal na Inglaterra não deve fazer 50 graus com freqüencia 8).

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mas se ele funcionava bem antes e não funciona agora, tem coisa errada.

    ironcrocop
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    tive um meteoro jaguar q aconteceu o mesmo e como sou de fuçar abri ele e verifiquei todos os componentes soldados na placa, ai notei q um deles estava meio solto, a solda tinha descolado um pouco e isso tava causando a falha do ampli, peguei uma solda e resolvi o problema, só nao lembro agora q componente era

    lemingue
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tópico de 2005...

    cause this is thriller, thriller night
    And no ones gonna save you from the beast about strike
    You know its thriller, thriller night
    Youre fighting for your life inside a killer, thriller tonight

    (trecho de música do Michael Jackson)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Marshall VS-100 - será a válvula ECC-83?