Transformando um trafo em um indutor com ferrite no nucleo

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14


    Tem como?

    Desmontei um Trafo entao vendo o enrolamento no "suporte" de plástico pensei em por dentro disso um ferrite isso não iria aumentar a indutância ?

    Eu to fazendo uma fonte com retificação a válvula 54gb mas não tenho indutores, a tensão retificada ta saindo pelo pino 2 (filamento) e medi essa tensão e deu 350volts.

    Vou usar essa fonte em alguns projetos q eu monto as vezes, quem sabe até um amplificador... no máximo duas 12ax7

    1 - qual o transformador melhor pra fazer isso ou se não apenas pra usar no lugar do indutor? secundários? primários? quantos volts? quantos amperes?

    2 - se eu to com 350Vdc posso usar capacitores de 400V?

    3 - Que tipo de resistores e de quantos watts usar nos filtros ? resistores de fio tipo 100ohms?

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    continuo aguardando a opnião de vcs mas já comecei a montar a fonte, e com a adição de um capacitor de 150uf por 400v a tensão já subiu pra mais de 500v.. q loucura, minha ideia era uns 350v, 380v no máximo pois só tenho capacitores de 400v, se eu for usar essa fonte sem o indutor eu poderia fazer um monte de filtro com resistores e capacitores mas então deveria compra capacitores de 600v certo?? mas quem vai ter isso??

    queria mt fazer essa fonte mas já to perdendo as esperanças, daqui a pouco coloco um diodo, uma pena pois o Trafo tem enrolamento pra retificadora de 5v 3A..

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Fala colega.
    Que é que vc tá fazendo aí?
    Pelo que escreveu, vc tá meio perdido. Vai com calma e explique direito o que vc pretende.
    Abs

    macaco veio
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ligue 2 caps de 220uF por 400v em serie, tera 110uF por 800 v e va montando o filtro com os resistores e esses caps dois a dois, sai mais barato que caps de 600v nao precisara de indutor, tem uF mais do que suficiente, eu ja fiz assim num ampli a muito tempo atraz, mesmo com caps de 150uF tera 75, tambem da, amplis antigos usavam apenas 32uF.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Matec
    macaco veio


    E ai pessoal, andei meio sumido, mas é muito bom falar com vcs denovo.

    Sobre indutores tenho pouca experiencia,não tenho nem um indutimetro ainda, o que sei é que o ferrite aumenta a indutancia de um enrrolamento e como tenho um pedaço de ferrite que entra exatamente certinho dentro do trafo eu pensei em testar assim, mas nao tenho tb muita experiencia com fios de cobre e não saberia se a bitola do fio iria aguentar.

    Tenho esse trafo sobrando aqui, e pode ser o inicio de um amp com pré do fender deluxe q to montando, e tb usar em compressores até terminar o amp, nesse amp vou trabalhar bem no clean dele, testar algumas coisas, inclusive o efeito sag.

    Queria saber mais sobre esse efeito sag mas a literatura que acho disso é muito limitada, queria saber tb o que realmente preciso fazer pra válvula de retificação "abrir as pernas" e realizar esse efeito mais facilmente?

    a solução vai ser essa mesmo, montar em serie, mas esses caps nessa configuração ficam estáveis?

    abs boa noite

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Bom, uma bobina apresenta resistência DC, que vc mede com o multímetro, apresenta indutância, e apresenta reatância que é uma resistência que se apresenta em AC e é maior conforme a frequência. Quando se tem uma bobina sem núcleo, a indutância é baixa e a reatância também, sendo alta somente em frequências extremamente altas . Com núcleo de ferrite a indutância aumenta bastante, mas ainda é baixa, a bobina pode trabalhar em frequências altas, e sua reatância será alta, com a ajuda desse núcleo de ferrite.
    Com núcleo de ferro laminado, a indutância aumenta centenas de vezes, e a reatância é grande mesmo aos 120Hz que é a frequência do AC retificado numa fonte. Em compensação esse indutor não funcionará bem em frequências muito altas.

    Ou seja: O núcleo de ferrite não é bom para filtrar fontes. Melhor deixar o núcleo de ferro laminado.

    Os capacitores em série que o macaco veio citou, são uma ótima solução para fontes de alta tensão. Mas para manter as tensões DC distribuídas entre os capacitores, vc deve colocar em paralelo com cada capacitor , resistores iguais, de uns 220k por exemplo (o valor deles deve ser sempre o mesmo para cada conjunto de capacitores eletrolíticos em série).

    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Matec

    Então não dá mesmo, agora entendi bem melhor.. quem sabe da pra usar em alguns filtros de alta frequencia, tipo rejeita banda, eu fiz alguns filtros com aquele Twin t filter mas se tivesse um indutor quem sabe ficaria melhor a curva, vou comprar um indutimetro isso faz mt falta pra quem vive no áudio, facilita demais.

    Sobre a fonte hj de noite se der tempo vou fazer o resto dela.
    Mais uma pra me aquecer no inverno kkk..

    abs

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun.

    Só mais uma coisa.
    Se vc for fazer essa fonte só para alimentar válvulas de pré , só os capacitores já resolvem, não precisa de indutor.

    Mas válvulas de pré não devem trabalhar com tensões acima de 300v, então vc vai ter que diminuir essa tensão ou arranjar um trafo que forneça tensões menores, (220 V AC estará ótimo).
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Matec

    Sim, eu já testei outros taps do primario, e realmente é alto demais só pra preamps, consigo no secundarios 340v ou 420v.. se escolher os 340v, a tensão dos filamentos e retificadora cai um pouco, quase 1v.

    Mas quero usar essa trafo apenas pra HT, pq pro filamentos eu vou usar retificaçõa e reguladores, inclusive na retificadora, 5v 3A regulado, isso já tenho pronto, então poderia ligaro trafo do HT em 110v no tap q de menos tensao no secundario.. caindo bastante a tensão e me liberando pra usa-lo em preamps por enquanto.

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    ...que forneça 220v no secundário...



    Acho que vc está exagerando de um modo errado

    Talvez para as válvulas de pré o arranjo de retificação dos filamentos ajude.
    Mas para a retificadora já é um tanto nonsense.
    Vc estará retificando 700v ac e vai se importar com 5v ac? Pode fazer, e me conte depois o resultado. ..
    Acho que tem coisas muito mais importantes para evitar ruídos do que isso.

    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Matec

    Acho que tem coisas muito mais importantes para evitar ruídos do que isso.

    Com certeza, uma montagem bem feita é mais importante, qualidade da válvulas trafos nem se fala... soquetes tb, hj resolvi uns chiadinhos tipo chiado de capacitor, culpado foi o soquete antigão, mas eu sou bem assim com meus equipamentos, como uso essas montagens aqui no estúdio, já me preparei para o pior kkkkk

    E eu já tenho isso tudo pronto, então não preciso fazer mais nada só ligar.

    Aqui se não caprichar nos filtros do HT e regular os filamentos o humm é certo, mas os maiores culpados acho que são os trafos mesmo.


    Tenho umas peguntas pro amigo..to cheio de idéias mas posso estar errado.

    - Por falar em ruidos, já usou a ECC803S ?? é aquela de placa longa e baixo ruido, deve ser muito boa, melhor que as ECC83S.

    - Longos cabos torcidos geram capacitancias certo? 2 metros de cabos é como se tivesse um capacitor em paralelo de sei lá uns 150pf, mas e a indutancia, resistência DC e reatancia tb aumenta assim?

    - qual material uso pra isolar os trafos pra que a indução não gere um humming na saide de préamps (no meu caso, estúdio com trafos grande tipo 5A, 10A e alto ganho) e que a fonte possa ficar mais perto.

    - Já usou EL84 pra uma saida de áudio com resistor de potencia? Vale a pena usar essa valvula pra saida de pré amps e reverbs?

    abs e desculpa por te encher de perguntas kkk tenha um bom final de semana!!

    Matec
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Não usei essa válvula mas disseram que tem menos ruídos que as normais.

    A reatância capacitiva aumenta

    Amplificadores Ultralineares utilizam transformadores dentro de caixas metálicas, elas ajudam bastante.

    Não utilizei EL84 assim.

    Abs

    Sávio_RJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Sávio_RJ
    · votar


    Posso fazer algumas perguntas também?

    1 - Tenho uma fonte com um trafo de ótima qualidade (110Vac no primário e 13.5Vac no secundário que, com a ponte de diodos, cai para exatos 12Vdc de saída). Coloquei 4 capacitores cerâmicos de 0.01uF sendo um em paralelo com cada diodo da ponte retificadora e ainda 1 capacitor eletrolítico de 1000uF após a retificação. A tensão, que antes era de exatos 12Vdc (13.5 - 1.4 dos diodos), agora foi para 18.9V. Se eu usar essa fonte no meu equipamento que requer 12V ele pode queimar? Ou esses quase 19V são "falsos", ou seja, são resultado de uma medição sem carga mas quando houver um consumo de 160mA (do aparelho) vai voltar pra 12V?

    2 - Para que servem os 4 capacitores cerâmicos de 0.01uF em paralelo com os diodos da ponte retificadora? Copiei isso da fonte original que queimou mas não sei para que serve. Já vi utilizarem apenas 1 capacitor desses em paralelo logo na saída do secundário mas 4 em paralelo com os diodos eu nunca tinha visto.

    3 - Na fonte original do equipamento (a que queimou) havia ainda um resistor de 1K em paralelo com o eletrolítico de 1000uF. Para que serve esse resistor?

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    Sávio_RJ

    Oi Sávio.

    O valor de 13,5 v é um valor RMS. Esse valor é usado para se fazer uma comparacção com o valor da tensão alternada com uma tensão contínua já retificada e filtrada.
    Mas quando vc retifica e filtra essa tensão de 13,5v RMS , a tensão que vai ficar é a tensão de PICO no seu caso quase 19V DC,
    Isso pode queimar facilmente um equipamento que é feito para funcionar em 12v, por exemplo. Esse valor não é falso não, ele está valendo.
    Dependendo do transformador , ele não vai baixar quase nada com 160mA.

    2- Os 4 capacitores servem para filtrar um pouco ruídos de alta frequência que venham na rede elétrica (motores por exemplo, um liquidificador ligado próximo). Não funciona muito bem mas ajuda.

    3- o resistor serve para descarregar o capacitor quando vc desliga a fonte, isso previne alguns "acidentes" para alguns aparelhos que possam ser ligados na fonte.

    Não sei o tipo de aparelho que deve ser alimentado por essa fonte, mas o melhor é que ele possuísse um regulador. Fontes de 1 A, reguladas, são relativamente baratas no comércio.

    Sávio_RJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Sávio_RJ
    · votar


    Putz, Matec! Achei que era um valor falso esses quase 19V. Acho que vou retirar esse capacitor então. Mas sabe o que descobri? Que os 4 capacitores cerâmicos em paralelo com cada diodo tem um efeito interessante: eles compensam a queda de tensão causada pelos diodos. Veja as minhas contas:

    13.5V - Tensão RMS do secundário do trafo
    -1.4V - Queda causada pela ponte retificadora
    +1.4V - Compensação da queda de tensão produzida pelos 4 capacitores
    ------------------
    13.5V - Total
    x 1.4 - Tensão de pico ( SQRT(2) )
    ----------------------------
    18.9V - Bingo!

    Seria coincidência ou será que esses 4 capacitores tem apenas a função de compensar a queda de tensão e não de filtrar qualquer coisa? Ou ambos?

    Outra coisa: como seria o esquema (diagrama) para representar essa ponte de diodos com os capacitores em paralelo?

    Matec
    Membro
    # set/14 · Editado por: Matec
    · votar


    Sávio_RJ
    Se vc está fazendo medições sem carga, pode acontecer qualquer coisa, inclusive isso.
    Mas não se iluda não, até com o resistor de 1k isso aí pode mudar.

    Abraço

    PS Sem o capacitor a tensão não é contínua , é pulsante, e pode danificar do mesmo jeito o equipamento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Não entendo nada do que vocês dizem, mas é bonito de ler! (quando não dá inveja).

    Sávio_RJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Sávio_RJ
    · votar


    Não entendo nada do que vocês dizem, mas é bonito de ler! (quando não dá inveja).

    Não é difícil. É só começar a pesquisar e rapidinho aprende tudo. E os foruns são cheios de professores! Pra você ter uma ideia, eu sou advogado e meu hobby é esse. Aprendi as coisas sozinho. Eu mesmo conserto, crio projetos, faço simulações, etc. rs

    Sávio_RJ
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Sávio_RJ
    · votar


    Se vc está fazendo medições sem carga, pode acontecer qualquer coisa, inclusive isso.

    Matec
    Retirei o capacitor eletrolítico. Medindo sem carga caiu de 18.9 para 15.5V. Daí liguei o equipamento (um transmissor sem fio de guitarra Shure PGX14) e medi novamente a saída da fonte: deu 12V cravados. Ou seja, quando há consumo de corrente, a tensão cai bem.
    Uma pena eu não ter medido com o equipamento ligado na fonte antes de retirar o capacitor para ver quantos volts ia cair dos 18.9. Na etiqueta do equipamento diz que a sua alimentação é de 12 a 18V e o consumo é de 160mA, ou seja, se ele aguenta até 18V acredito que 18.9V não ia detoná-lo, certo?

    Matec
    Membro
    # set/14
    · votar


    É melhor retornar o capacitor. Os transmissores desse gênero têm capacitores internos e também reguladores, por isso essa tensão à mais é até benvinda, melhora a rejeição de ruídos da fonte.

    Também acredito que não vá haver danos.

    Verifique apenas se o equipamento não aquece excessivamente, após um tempo.

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformando um trafo em um indutor com ferrite no nucleo