Amplificador + Microfone (Ajuda na primeira compra)

    Autor Mensagem
    EduardoFr79
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: EduardoFr79


    Galera to precisando de uma ajuda pra escolher quais equipamentos comprar...
    Não sou músico profissional, toco de vez em quando com alguns amigos em festinhas ou barzinho para um público pequeno/médio sempre com equipamentos emprestados, e estou com o orçamento um pouco limitado.

    A última vez que a gente tocou usei uma caixa de som frahm (desconheço a potência) que aguentou o som da bateria (não-microfonada) legal, o problema era com as músicas que eu precisava cantar mais grave pra alcançar todos os tons, aí mesmo com o volume da caixa no máximo e cantando bem perto do mic a voz ficava um pouco apagada.
    Queria uma caixa que tivesse potência suficiente pra compensar isso.

    Essa vai ser minha primeira compra, e quando comecei a pesquisar sobre isso meu conhecimento sobre microfones e amplificadores para essa finalidade era zero...
    Depois de ler alguns tópicos aqui no fórum mesmo deu pra ter uma ideia do que eu precisava de acordo com minhas possibilidades financeiras.
    Bom, dito isso vamos la:

    Amplificador (Orçamento: 500 a 800 reais): Caixa acústica ativa com equalizador de três frequências (quantos watts?)
    Microfone (Orcamento: 200 a 300 reais): Shure SM58, Behringer XM8500, Marshall-Fox, TSI ProBr, AKG D88-S

    Microfone:
    O behringer xm8500 foi indicado por ótimo custo-benefício, é cardióide e capta frequências de 50hz até 15khz. R$ 100
    TSI ProBr: supercardióide e capta frequências de 50hz até 16.5khz R$ 180
    AKG D88-S: supercardióide, e capta frequências de 40hz até 20khz. R$ 190
    Samson Q6: supercardióide, capta frequências de 50hz até 15khz. R$ 160
    Qual destas marcas capta melhor o som, sem distorcer muito o timbre da voz? Ou isso depende mais do amp?

    Sobre o Shure SM58, bem pesquisando descobri que sai em média 500 reais novo nas lojas, porém encontrei um novo e com garantia a venda no mercado livre por 170 reais, provavelmente por ser fabricado pela shure do méxico ou da china. (ou por ser uma imitação?)
    Bom, o site da shure diz que independente do país em que os produtos são fabricados, a qualidade é a mesma, porém algumas pessoas dizem que o shure não-americano não possui a mesma qualidade que o original dos USA. O que vocês sabem sobre isso?
    Além do mais, andei vendo uns tópicos e vídeos na internet sobre o Shure original e imitações, e analisando as fotos do produto à venda aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544051283-microfone-profissiona l-shure-sm-58-lc-cardioide-sm58-lc-_JM com as comparações desse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=uPvuNz-guMU
    O microfone à venda parece ser original. (se for o mesmo da foto, claro)

    A dúvida então é: Pelo preço de 170 reais, vale mais comprar um shure chinês ou talvez imitação, ou comprar um destes outros microfones?

    Amplificador:
    Pesquisando na internet amplificadores que satisfazem minhas necessidades dentro do orçamento disponível, encontrei algumas opcões:

    https://www.audiovideoecompanhia.com.br/produto.php?cod_produto=535170 0
    http://www.vendasrapidas.com/loja/produto.php?loja=108245&IdProd=1481& parceiro=2461&&parceiro=8320
    http://www.vendasrapidas.com/loja/produto.php?loja=108245&IdProd=1316& parceiro=2461&&parceiro=8320 (das que encontrei creio que esta foi a que mais me chamou a atenção)
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537000629-caixa-ativa-attack-mp 204ti-ativa-10-150-wrms-2636-_JM (essa foi recomendada em outro tópico aqui do fórum, foge um pouco do orçamento então queria saber se há algo parecido mais barato que dê conta do recado)

    Queria a opinião de vocês pra saber qual destas compensaria mais, se minha voz não vai ficar apagada pela bateria quando cantando mais grave, ou se ainda existe algum outro amplificador que não esteja nessa lista que vocês recomendariam.

    Desculpem a extensão do tópico, mas acho que não conseguiria me expressar com clareza sendo mais breve do que isso.
    Obrigado desde já pela paciência e pela atenção.

    PS: Se houvesse a possibilidade de comprar uma mesa de som de 4 canais, com valor em torno de 250 reais, ela ajudaria a melhorar a qualidade da voz que vai sair da caixa multiuso? Qual vocês indicariam?

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    EduardoFr79
    Cara já que você vai microfonar o amp, potência teoricamente não seria problema, ou na verdade, a falta dela.

    Eu aconselho guardar um pouco mais de grana, e pegar um AcedoAudio 276 (6W - Valvulado - 1x12") e um SM57 da Shure, mas se ficar caro, o Samson Q7é um micro baratinho e bem honesto.

    PS.: Tem que tocar só guita, e deu, nós no comando õ/

    Brinco, pois para comprar algo descente, teria que ter o dobro do orçamento.
    Tipo duas caixas, uma ativa e uma passiva com falante de 10", melhor que seja de 12", selenium é uma marca honesta.
    E microfone, daí é mais traquilo.

    EduardoFr79
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Jeff.guitar

    Cara na verdade a intenção não é de microfonar nenhum amplificador, e sim de usar o microfone pra cantar, plugado em alguma caixa de som que ainda preciso escolher.

    Eu toco guitarra e tenho pra ela um cubo Fender Mustang II, que com o master no volume 5 tava acompanhando o som da batera e do baixo legal.

    Quero um microfone e uma caixa de som pra poder usar meu próprio equipamento quando for pra cantar em algum lugar, mas não vou usar esse mic pra microfonar nenhum amplificador ou coisa do tipo.

    Amplificador valvulado é bom pra voz? Pra guitarra eu sei que são os melhores...
    E com essa potência só de 6watts será que ele vai ter volume suficiente pra acompanhar o instrumental todo?

    Acho que pro momento e pros fins que eu preciso ainda seria mais interessante uma caixa ativa e de potência maior...

    O Samson Q7 supera os outros listados ali? Se usado pra cantar, e não pra microfonar alguma caixa...

    Valeu, abraço

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Cara já que você vai microfonar o amp, potência teoricamente não seria problema, ou na verdade, a falta dela.
    Eu aconselho guardar um pouco mais de grana, e pegar um AcedoAudio 276 (6W - Valvulado - 1x12") e um SM57 da Shure, mas se ficar caro, o Samson Q7é um micro baratinho e bem honesto.
    PS.: Tem que tocar só guita, e deu, nós no comando õ/

    Isto acima, foi zueira velho.

    Caixa pega uma ativa, esta aqui é legal.
    https://www.balaodainformatica.com.br/Produto/51049/?parceiro=google&g clid=CKq5p8rfiL0CFRQS7Aod8h4AUA
    E depois quando sobrar uma grana, pega uma passiva para ligar junto com ela.

    Agora microfone, compra 'microfone leson sm58'...e depois compra um SM58 da Shure mesmo.

    EduardoFr79
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    O Leson SM58 Plus supera os outros microfones da lista em qualidade? Vi que ele capta frequências apenas até 13khz, isso não é um empecilho?

    E sobre o edit que eu fiz falando de uma mesa de som de 4 entradas, isso ajudaria a melhorar a qualidade da caixa que eu escolher?

    rgmerighi
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eduardo para a voz o ideal seria uma mesa de som...vc pluga o mic na mesa e a mesa manda o sinal para a caixa. Aí vc pode equalizar a voz melhor do que numa caixa amplificada.
    Uma mesa pequena , boa, digital e com efeitos, custa uns 300,00: http://www.buscape.com.br/mesa-de-som--behringer.html.
    Pode achar usada por valor menor e ir montando o seu set devagar, usando os mics emprestados, já que na sua mesa todos poderão plugar os microfones pra voz e talvez até mais alguma coisa.abço.

    EduardoFr79
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    rgmerighi

    E se eu comprar uma mesa de som, posso investir um pouco menos na caixa que ela vai compensar a diferença de qualidade? Quero dizer, já que vou regular o áudio pelos equalizadores dela mesmo...

    Pergunto isso porque acredito que agora não vou ter condições de comprar uma caixa ativa de 1000 reais + mesa de som + microfone, então queria saber o que é mais interessante, se é comprar uma caixa mais "fuleira" dar um brilho nela com a mesa de som, ou comprar uma caixa ativa razoável por hora e deixar a mesa de som mais pra frente....

    Tava considerando essa segunda opção mas queria uma outra opinião

    EduardoFr79
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Queria aproveitar pra perguntar também se para voz é mais interessante um falante de 12" ou de 15", nos tópicos que li comentam um pouco sobre a diferença entre eles, mas não consegui entender direito

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    EduardoFr79


    Pelo que sei o de 15 vai ter mt mais grave e SPL, vai prencher mais o som, ma ficara sem medio agudos e os pops vão sair fortes

    Jonas F. L.
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Mesmo com o que o Alex guitar man falou, eu compraria a de 15 polegadas. Com uma caixa dessas de boa qualidade, você tem grave até pra jogar o baixo no PA se quiser.

    Qualquer caixa acima de 12 polegadas e uma potência de 200W ou acima já vai ser bem satisfatório para o seu uso.

    Para usar no começo, só o EQ dela eu acredito que já resolva, mas se depois puder comprar um mesa de som que tenha um equalizador de pelo menos umas 9 bandas embutido e alguns pré-amps de melhor qualidade, terá maior controle sobre o som.

    Boa sorte!

    Jonas F. L.
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Jonas F. L.
    · votar


    Aqui um exemplo de uma mesa de som que futuramente ia combinar bem com sua caixa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545128503-mesa-de-som-behringer -xenyx-x1832usbx-1832-usb-x1832-usb-_JM

    6 prés de microfone, EQ de 9 bandas com detector de microfonia e ainda tem alguns efeitos básicos embutidos. Uma mesa dessas já cobre as necessidades de qualquer banda ou músico amadores.

    Serviria pra usar, por exemplo, com uma banda completa com 3 vocais, dois amplis de guitarra e bumbo microfonado e baixo e teclado em linha. Com umas duas ou quatro caixas para som principal mais dois retornos, dá pra tocar até em bares de médio porte, penso eu.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    EduardoFr79

    Olá, amigo compre SM57 vc vai pagar no mínimo uns R$600, um SM58 é mais caro ainda, o SM57 é um ótimo microfone, tanto pra voz ou pra instrumento, vc vai usar ele pro resto da sua vida musical pode ter certeza, mais barato que isso eu não aconselho comprar nenhum, tenho uns 3 samson Q7, não são bons microfones não, são muito difirentes de mics de uso profissinal.

    Não existe microfone original por esse valor que vc falou, isso é pirataria na certa, fico triste lendo essas msgs, é sinal que esses bandidos falsificadores estão por ai degradando a qualidade do audio aqui na brasil cada vez mais.

    Fui quebrar um galho com um par de Q7 pra microfonar Overheads de bateria esses dias, e o som é horroroso, pratos espirrando um som terrível, judiou dos pratos e cada batia chegava a doer na alma, então coloquei um condensador caseiro com capsula de eletreto e mesmo mono (1 mic de eletreto em cima da bateria) o som ficou lindo resolveu o problema.

    Se ao inves de um par de Q7 fosse SM57 te garanto que o som seria ótimo.

    Resumo de história

    Sansom Q7, Leson, = amador, karaokê
    Shure SM57 original (R$ 600) = Uso profissional, barato, multiuso, classico.

    Sobre a caixa não posso opniar, mas já te adianto que essas caixas novas amplificadas baratinhas são terríveis tb, consegue um melhor som com amplificadores antigos rack usados e bons falantes usados.

    equalizador de mesa não vai te trazer qualidade nenhuma, passar o sinal por uma mesa de som basica e simples vai só degradar o som cada vez mais.

    Não compre nada pelo impulso, penso q se vc pegar todo dinheiro que tem e esperar mais um mês ou dois, pra juntar mais uma grana, e ai sim comprar apenas 1 coisa boa, do que comprar muita porcaria agora que só vai acumular problemas e vão ficar atiradas pelos cantos no futuro.


    abs

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: NINO_D.BOB
    · votar


    Sepulkrisiun

    Se ao inves de um par de Q7 fosse SM57 te garanto que o som seria ótimo.
    Ambos ficariam horriveis como Overheads...

    EduardoFr79
    Amigo, com o que pode gastar, pode ir de Sanson Q7, A58 da Arcano, ou o XM8500 da behringer. Ja usei todos e sei o que estou falando.

    O Amp, compra algo tipo esse, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539085520-amplificador-para-vio lo-e-voz-borne-infinit-cv12100-_JM

    Espero ter ajudado.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    NINO_D.BOB

    Ambos ficariam horriveis como Overheads...

    Errado cara, é óbvio que SM57 não é mic adequado pra overheads como condensadores KSM ou SM81, mas no exemplo que falei, não se se vc leu o que eu escrevi, nesse caso em relação a porcaria que é um Samsom Q7 um par de SM57 ficaria ótimo, e em várias situações fica bom sim, desde que saiba o que está fazendo eu já gravei overheads com SM57 em estúdio e ficou muito bom.

    Samsom é uma piada cara, e todas essas marcas que você citou, sinceramente não quero nem de graça, quando alguem me procura sabendo da minha experiencia em áudio, eu recomendo o que conheço bem e o que eu garanto em relação a qualidade de áudio, como posso indicar pra alguem um mic que se vc usar uma fonte de áudio mais forte o som já entra clipando na mesa??? se for usar como close mics pra caixa, bumbo etc nem se fala.. dependendo da situação nem com o ganho no mínimo evita o Led de Peak acender, Leson são campeões nisso. o que faz necessário o uso de um atenuador com resistores antes da Mesa, isso tb mostra a inferioridade da construção das capsulas, tem timbre xoxo, abafado o que mais posso dizer?

    Amigo, com o que pode gastar, pode ir de Sanson Q7, A58 da Arcano, ou o XM8500 da behringer. Ja usei todos e sei o que estou falando.

    Discordo totalmente, trabalho com isso todo dia, infelizmente já usei e sei o que estou falando, quer qualidade, compre shure original.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    fiquei com uma duvida nesse topico.

    essa historia do shure mexico ser inferior procede?

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    Shure é Shure em qualquer lugar, se é inferior é pq nao é original.

    toda empresa responsável que se preze tem um controle de qualidade fiscalização etc, se eles aprovam quem somos nós pra discordar?

    o resto é normal... os gringo dos EUA se achando melhor em tudo até nos shure.

    e outra coisa se fosse melhor seria melhor no que?? se o projeto é o mesmo há anos o que seria diferente?? isso é mito, pouca informação e muita especulação.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Sepulkrisiun
    é isso que pensei, pq tenho um sm57 mexicano e um americano e os dois me soam exatamente iguais, dai fiquei na duvida se era especulação ou não, até porque o cara que vai trabalhar na fabrica da shure nos EUA provavelmente é mexicano tambem heheh.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    kkkkkk com certeza..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador + Microfone (Ajuda na primeira compra)