Dúvida: Headroom do Bandit

    Autor Mensagem
    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13


    Recentemente adquiri um Peavey Bandit 112 usado (o modelo com a faixa vermelha e falante não identificado, provavelmente um Blue Marvel sem etiqueta).
    O ampli tem um som legal, mas eu notei que no clean, entre o volume 5 e 6, (onde já fala alto pra caramba) se eu forçar um pouco a pegada, da uma crunchada no som.
    Eu gostaria de saber do pessoal que tocou ou toca em Bandit, se é assim mesmo ou normalmente ele segura o clean em volumes mais altos, pois acho volume no 6 é cedo demais pra distorcer.
    O amp ja tem um tempo, é de 2005. Isso pode influenciar? Pode ser que o falante esteja "gasto"?

    GAT621988
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: GAT621988
    · votar


    ilmour
    Olá!
    Você Estaria Utilizando A Sonoridade "Warm" Do Canal "Clean"? Se Sim, Isto Explica-Se, Se Não, Há Alguns Fatores Para Que Ocorra A Saturação Do Som Do Amplificador Neste Nível De Volume: Ganho Do Amplificador, Volume Da Guitarra, Pedais E/Ou Pedaleira Relativamente Mais Altos.
    Este Modelo De Amplificador É De "Classe D" (Transistorizado), Ou Seja, A Relação "VolumeXRuído" É Ruim. Em Um Amplificador De "Classe A" (Valvulado) A Relação É Boa.
    Segue Abaixo Link para Mais Informações:
    http://www.youtube.com/watch?v=QHna4uyvC5s
    Lembrem-Se De Que Esta É Minha Própria Opinião.
    Obrigado!

    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    GAT621988

    Na verdade estou usando o "vintage". Usar o "warm" no volume 5 é quase a mesma coisa que usar uma distorção...

    Na verdade, quando a pedaleira esta conectada em bypass não dá uma diferença perceptivel.

    Realmente, quando eu abaixo um pouco o volume da guitarra da uma melhorada, eu consigo chegar até o 7 do amplificador, o que acaba em "elas por elas", pois no fim das contas, aumentar o amp e abaixar a guitarra acaba dando no mesmo volume.

    Mas muito obrigado :)

    GAT621988
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: GAT621988
    · votar


    ilmour
    Olá!
    Acredito Que Tenha Reparado Que Há Um Limite De Dosagem Do "Volume Geral", Ou Seja, Mesmo Reduzindo Volume De Alguns Equipamentos E Aumentando De Outros, A Saturação Permanece.
    Eu Costumo Utilizar Os Controles De Volume De Todos Os Equipamentos No Cinco (Meio), Assim Posso Aumentar O Ganho Do Que Convém-Me Sem Saturar O "Volume Geral".
    Obrigado!

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    ilmour
    Então cara, tem alguns fatores que vc relatou aí, e que ate certo ponto são "normais" pra se acontecer tal coisa...

    mas eu notei que no clean, entre o volume 5 e 6, (onde já fala alto pra caramba) se eu forçar um pouco a pegada, da uma crunchada no som.

    Só aí vc ja citou dois pontos importantes... volume 5/6 já costuma ser o inicio do crunch mesmo, e ainda mais se vc força a pegada (ui!), pode acontecer isso mesmo!

    O amp ja tem um tempo, é de 2005. Isso pode influenciar? Pode ser que o falante esteja "gasto"?
    Isso já não tem nada a ver cara... Tem amps aí da década de 80 ou até mais antigos funcionando a todo gás, logicamente, com o devido cuidado e manutenção...

    E falante gasto... bom, disso eu nunca ouvi falar..rs

    Abraços!

    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    GAT621988
    Vou tentar fazer isso que você disse, partir do meio em todos equipamentos e tentar encontrar um clean com o máximo de volume possível
    Obrigado pela dica!

    strinbergshredder
    Entendi. Mas crunchar por volta de 5/6 não é regra geral pra todo ampli, certo?

    Huhasuhas, sei la cara, foi a única palavra que encontrei pra descrever o que eu queria dizer. Por exemplo, se desde a quase 10 anos atrás o ampli foi muito utilizado em som alto, eu imaginava que isso pudesse ir danificando os componentes com o tempo e também pensei que o fato de ocorrer a distorção nesses volumes de clean pudesse ser o falante que ja não tava aguentando o tranco.
    Mas obrigado pelo esclarecimento!

    HortaRates
    Membro
    # dez/13
    · votar


    ilmour

    Fala cara, beleza?

    Ou, isso é só um palpite, mas pode ser que seja. Tem amps que são feitos pra trabalhar assim, tipos os Marshall transistor. Eles tentam "imitar" o comportamento das válvulas, aí quando você passa do volume 5 (nos Marshall), ele começa a crunchar o clanal clean, simulando um valvulado com volume alto. Talvez esse crunch que esteja ocorrendo seja devido à essa tecnologia "Transtube" que os Peavey usam, que visam justamente imitar o comportamento das válvulas.

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    HortaRates
    Ja tive o Bandit antigo, e nao é o caso. Elem tem outro canal dedicado pra drive. O clean é clean mesmo.

    Certamente o amp nao esta legal. de 2005, preceisa ser revisado.

    Alias desconheço isso de SS simular crunch de valvulas em canal clean. Existe isso mesmo???

    HortaRates
    Membro
    # dez/13
    · votar


    ogner

    Sim, existe. Procura vídeos desses marhsall transitor no youtube que deve ter. Pode ser valvestate ou MG, acho que todas as séries tem.

    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    ogner
    Você se lembra até qual volume ele aguentava antes de começar a crunchar?
    E o que pode estar de errado com o ampli que cause o crunch no clean por volta do volume 5/6?

    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    HortaRates
    Um dos potenciometros do ampli é o T.Dynamics, pelo que eu entendo dele, sua finalidade é regular a "intensidade de simulação da dinamica da valvula".
    Quando abro esse pot em 100%, consigo um clean mais limpo até no 6 (se não forçar muito a pegada), mas quanto menor deixo a abertura do pot, mais cedo o clean satura em baixos volumes o canal warm no volume 5 fica praticamente uma distorção...)

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    ilmour

    Cara, nao cruncha. No canal clean nao cruncha.. Sei que é MUITO alto, esse amp tem muito volume. Ele esta clipando. Nao é drive isso. Seu amp nao esta legal....A não ser que os modelos novos ( o meu era o primeirão cara preta com Shefield) sejam diferentes.

    Ele "cruncha" ou gera drive mesmo no outro canal, no de drive...

    ilmour
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    ogner
    Mas o bandit q vc teve não rachava em altos volumes?
    Rachar e crunchar não é a mesma coisa?
    Enfim, no canal clean nesses volumes, ao tocar um acorde maior por exemplo, o som fica um pouco indefinido, chiado. Power chords parecem distorção...
    Pelo jeito vou ter que levar o amp pra revisar...

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    ilmour
    Mas o bandit q vc teve não rachava em altos volumes?
    Cara, nao me lemb. Mas nas ultimas vezes que usei ele eu nao usava mais o canal clean, só o drive levemente sujo, e usava um pedal de drive pra boost.

    Rachar e crunchar não é a mesma coisa?
    Na minha opinião e no estado que moro ( hehehe ) não. Crunchar geralmente é usado pra amplificadores valvulados, o breakpoint do amp, o limite do headroom dele, Ja rachar é justamente clipar feio um SS, só bem feio..
    Quase certeza, mesmo analisando aqui de longe pelo oq vc esta relatando, que seu amp não esta legal.

    Drinho
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Enfim, no canal clean nesses volumes, ao tocar um acorde maior por exemplo, o som fica um pouco indefinido, chiado

    Pode ser uma série de coisas isso ai velho.....

    Esse negócio de tocar limpo e sair aquele som grande maravilhoso exige que a guitarra além de ser boa tenha captadores de baixa saida, exige que o amplificador e o falante sejam bons e estejam funcionando bem.... há muitas variáveis....

    leva seu equipo na assistencia e ve se tá tudo ok com eles, se estiver você será obrigado a buscar este som em outro tipo de setup....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Headroom do Bandit