Pedal Boss FBM-1 em Amp Valvulado

    Autor Mensagem
    Felipe....
    Membro Novato
    # nov/13


    Tenho um pedal Boss FBM-1 e estou pensando em comprar um amp valvulado. Queria saber se ao usar a distorção do pedal no amp novo, a primeira continuará soando "suja" como em um amp transistorizado (pq o o pedal tbm eh transistorizado). Faria alguma diferença se eu comprasse um amp com loop ou um single ended, neste caso?

    edalko
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Opa. Já tive o Boss Bassman e na verdade ele trabalha como um equalizador para simular o som do lendário amp da Fender.
    A distorção dele tenderá a se manter do jeito que é, seja em amp transistor ou em valvulado com alguma nuance mínima, pois como te disse, ele é basicamente um pedal de simulação de amp.
    A escolha entre amp valvulado ou não, no seu caso em que a pergunta está adstrita ao drive, creio que somente teria cabimento se vc usasse o drive do amp. Como vc quer usar o Boss Bassman tanto faz.

    RoLP
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: RoLP
    · votar


    Felipe....

    O pedal é analógico e o amp é valvulado...é a combinação mais natural, na minha opinião. A maioria dos músicos famosos e de timbres mais invejados utilizam amplificador valvulado e pedais analógicos (e não valvulados).
    Mas não vejo muita vantagem de se comprar um valvulado em que você não pretende utilizar o drive do próprio amplificador, pois é aí que está o grande segredo do valvulado...no encorpamento do drive. Claro, o clean fica mais cristalino, blá blá blá...mas a pegada de um valvulado é mesmo na utilização do drive. Pois tem muitos transitorados bons usados como clean (a exemplo o Jazz Chorus).

    O loop de efeitos é para ser usado apenas efeitos (como diz o nome)...e não drive...ele não funciona em loop. Apenas efeitos como delay, chorus, phaser, flanger, etc...Funciona simulação de pedaleiras e amps, mas não teria lógica usar isto.

    Acho que você deve comprar um valvulado se quer melhorar o som e deixar ele melhor (já tive inúmeros transitores e toco com valvulados há 5 anos e a mudança é absurda na minha opinião)...
    Mas existem valvulados bons e ruins também...tem que ver um que se adapte ao estilo e tipo de som que você quer tirar.

    E nada impede de usar pedal de drive no input do amp...o som fica mto bom..normalmente os artistas que tocam blues usam overdrive no input do valvulado...

    Eu não compraria um valvulado para utilizar uma simulação de amplificador...é bobeira isto.

    Schenker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Permita-me discordar em gênero, número e grau dos amigos edalko e RoLP.

    Fará diferença SIM se vc colocar o teu pedla em um ampli valvulado ou transistorizado. sem levar em consideração aqui a qualidade ou não do valvulado (vamos assumir que é bom e ponto).

    A resposta que vc terá do teu pedal em um valvulado será totalmente diferente da que vc obtém em um transistorizado.

    A dinâmica, sensitividade e, principalmente, o fato dos amplis valvulados fisicamente trabalherem com harmonicos pares (mais adequados aos ouvidos humanos) que os harmonicos impares, obtidos em equipamentos com transistores melhoram a percepção sonora, sendo mais prazeroso aos ouvidos (o que leva a mlehora da execução, destreza etc etc etc)

    O FBM é um pedal de drive como qualquer outro, o que muda é o setup da equalização, que é ajustada para soar como o Dlx.

    RoLP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Schenker
    Não falei que não será diferente do resultado que ele obtem.
    Falei que não compensa comprar um valvulado (que é bem caro), apenas para usar o drive de um pedal...se for, escolha um que tenha um bom drive...não compre apenas pelo CLEAN dele...
    Pois Clean bom, tem até em transitores como o Jazz Chorus...

    E concordo com o que você disse em seu post.

    edalko
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: edalko
    · votar


    Schenker

    Discordo da discordância (existe isso???) kkkkkk
    Na verdade, não discordo tanto assim...
    Mas a diferença de resposta que vc disse não é tão absurda assim. Aliás, haverá nuances diferenciados, mas nada que descaracterize e sonoridade Bassman do pedal: foi nesse sentido que quis dizer.

    Tive esse pedal por uns tempos e usei em Amps valvulados e transistorizados. E ele vai produzir a mesma caracteristica de drive... A alma do pedal fica preservada. O que talvez mude seja equalização e compressão dependo o amp e ser ou não valvulado.
    E outra: com certeza o nosso amigo vai usar o amp no canal clean, usando exclusivamente o drive do pedal, daí porque essas características sonoras de sensibilidade do amp, etc não se aplicam muito.

    Tenho um tesão de ter um amp Bassman, mas o mais incrível é que não gosto do drive dele, tanto que vendi esse pedal sem dó... kkkkkkkkkkk

    Bog
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    RoLP
    O pedal é analógico

    Nota: este pedal é digital.

    E ele não é um simulador na mesma linha dos Pods e afins. É basicamente um pedal de drive com equalização um pouco mais extrema que o normal.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    Bog: Nota: este pedal é digital.

    (2)

    O que, pra mim, não faz a menor importância, diga-se de passagem.

    ;)

    RoLP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bog
    É...percebi depois que tinha escrito...tanto é que no texto eu cito o pedal como uma simulação...kkkkkk

    MauricioBahia
    Concordo tb.

    Bog
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    RoLP
    no texto eu cito o pedal como uma simulação

    Mas existem simuladores analógicos, também. Embora para mim também seja meio irrelevante.

    RoLP
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Bog
    Completamente kkkkkkkkkkk

    Acho que a única coisa que consegui usar como simulação foi um pedal ac-3 da boss...que facilitava minha vida ao não ter que levar um violão para os shows e ficava legalzinho.

    Mas nenhuma simulação de drive para guitarra me convence....sempre fica sem o corpo suficiente ou naturalidade suficiente...

    amilanezi
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Pessoal, peguei um BOSS FBM-1 desse e queria saber a opinião de vocês.

    Tenho um ampli Peavey valveking 112, curto bastante ele tanto o clean quanto o drive, mas na busca de um timbre diferente pra tocar um rock mais vintage peguei o FBM-1.

    Então queria saber da opinião de vocês sobre ligar esse pedal no final da cadeia dos meus pedais de drive ou se ficaria melhor ligar ele no Loop de efeito do Peavey, antes das modulações.

    Sei que é questão de gosto, mas seria legal saber da experiência de alguém que já teve esse pedal e já usou ele a bastante tempo afim de identificar as vantagens e desvantagens de cada tipo de ligação.

    o/

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    amilanezi: Então queria saber da opinião de vocês sobre ligar esse pedal no final da cadeia dos meus pedais de drive ou se ficaria melhor ligar ele no Loop de efeito do Peavey, antes das modulações.

    Cara, só testando, na minha opinião. Simples assim. Investe umas 2h testando as possibilidades. :)

    Bos sorte!

    ps. eu começaria testando no loop pois, deste modo, o FBM-1 faria o papel de preamp, que teoricamente é sua função. :)

    amilanezi
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    MauricioBahia
    Mauricio, tens razão...já busquei informação em vários lugares e todas são bem diferentes, algumas contadizem as outras, por isso acho que vou ter que tirar minhas próprias conclusões, testando por conta própria.

    Amanhã testo ele nas 3 situações que acho possível possíveis:

    1-Direto no input do ampli no começo e no final da cadeia de drives;
    2-No Loop e usando o pré-amp do peavey;
    3-Direto no return do ampli (sem passar pelo pré-amp do peavey).

    Depois posto minhas impressões pra compartilhar com a comunidade.

    Valeu!

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Então ...fiz o teste lá...
    A meu ver o pedal pode ser ligado das 3 formas que citei acima, porém a forma que me agradou mais foi ligando no input do ampli e no final da cadeia de pedais.
    Ligando no loop achei que fica muito sensível a timbragem e qualquer mexida nos knobs muda bastante o som, com a desvantagem de que vc acaba matando os controles de pré do ampli.

    Pra quem curte um timbre bem vintage, esse pedal é muito bom!

    o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedal Boss FBM-1 em Amp Valvulado