Recomendação de caixa acústica/cabinet para Peavey JSX

Autor Mensagem
Hadriel26
Membro Novato
# nov/13


Fala galera.

Acabo de adquirir um Peavey JSX e estou atrás de um cabinet pra fazer o conjunto. Estive pensando no Marshall 1936 2x12, alguém saberia informar se compensa?

Se não, poderiam indicar uma alternativa?

Valeu!

ROo
Veterano
# nov/13
· votar


Depende de quanto você quer investir nisso, existem ótimas caixas 2x12 Orange, Mesa Boogie, Marshall e etc.
E é claro, tem que pensar nos falantes também, a 1936 vem com dois GT75, conhece as características deles?

Eu acabei de comprar uma 2x12 da Rox Stage com dois Eminence the Governor, recomendo muito. Tem a JCS Handmade também, que parece fazer um ótimo trabalho

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


ROo

Na realidade não gostaria de investir absurdos nisso. Gostaria de uma caixa com bom custo/benefício, 2 falantes de 12''. Sobre falantes, não conheço muito, porém pelo que ouvi dizer sobre o GT75, aparenta ser bom.

A rigor, a caixa + falantes deveriam fazer jus ao Peavey JSX, mas nada exagerado. Meu investimento estaria girando em torno de 3000 reais.

Pareceu-me interessante esta Rox Stage, vou dar uma pesquisada.

Mais alguma sugestão?

ROo
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26
Tem vídeos no youtube comparando o GT75 com o Celestion V30 por ex (eu acho que os dois juntos ficaria ótimo). Ele é meio "abafado"


Depende muito do que você quer tocar também, cada falante tem sua característica, vale a análise do gráfico de frequência deles.

A Rox Stage é bem bacana, os caras atendem rápido e a caixa é excelente

dimi1822
Membro
# nov/13 · Editado por: dimi1822
· votar


Hadriel26

A rox stage está com uma promoção de confecção de caixa 2x12 com v30 por 1880
acho muito bom pelo preço e o falantes
tem tbm a Jcs handmades, que concerteza faz um otimo trabalho, gostaria de fazer um gabinete com eles

ou tem tbm no Ml caixa marshall usadas da uma olhada la

ROo

cara o que vc ta achando desses seus eminence ?
eu vi um video entre um v30 e o guv...

me pareceu que esses guv, soam muito graves e afabados, isso é de fato, ou foi impressão minha ?



ROo
Veterano
# nov/13 · Editado por: ROo
· votar


dimi1822
Eu não tenho muita margem de comparação, mas analisando com o V30, o Governor não tem tanto aquele "upper mid", "ice pick", que muitos adoram ou odeiam no V30. Ele é mais contido e de fato parece ter mais grave. Mas depende muito do seu set também e do que você quer, eu não definiria como abafado. To gostando bastante :)



Provavelmente semana que vem eu consiga gravar algumas coisas com a nova caixa e posto aqui no fórum :)

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


Galera, muito obrigado pelas informações, já me decidi: farei um cab com a Rox Stage com v30.

Um abraço!

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26

O que eu recomendo mesmo é voce comprar um atenuador de potência, tenho um da Weber e recomendo. Já tive esse ampli e no 2 o bixo já treme janela. Vendi para pegar um menorzinho de 30W e conseguir saturar as valvulas sem ficar surdo (se bem que 30w ainda é alto pra cacete).

Posso estar falando besteira, seria bom até se informar com alguem que manje mais, mas seu ampli é 120w e os vintage 30 são 60w cada, acho muito arriscado ligar isso, tá muito no limite. Se não estou viajando, teria que pegar pelo menos um falante com 75w pra dar uma folguinha. Realmente o Governor é uma opção boa pra voce, mas confirma com alguém mais técnico aqui no fórum ou até mesmo o pessoal da RoxStage que são muito atenciosos.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Iversonfr
no caso, os falantes tem que ter a "wattagem" maior que a do amp? é isso que você quis dizer? poderia explicar melhor?

abç

megadeth2612
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia

Exato. Se a potência da caixa (soma das potências dos falantes) for menor ou igual à potência do amp, corre o risco de estragar os falantes.

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
no caso, os falantes tem que ter a "wattagem" maior que a do amp? é isso que você quis dizer?

Sim, Leia o primeiro post desse tópico pelo menos que explica muito bem. Nele, o carlos adolphs fala que é recomendado 25% de folga nos falantes. Ou seja, no caso em questão, o JSX tem 120W, então a soma dos falantes teria que dar no mínimo 150W, sendo o Governor uma boa opção com 75W cada. Mas o detalhe desse ampli é que ele é muito, muito alto. Realmente sem um atenuador fica impraticável saturar o power, vc fica só com distorção de pré aumentando o Gain e o volume mesmo fica no 1,5 a 2 e já fica alto. Se não souber o que isso significa, Leia esse tópico aqui.. Abs!

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


Eu não havia pensado nisso, mas realmente faz todo o sentido. A potência entregue aos falantes será a potência 'limite' deles, o que poderia de fato prejudicá-los..

Neste caso, ou eu poderia fazer uma caixa 4x12, totalizando 240W (o que é um absurdo para minha aplicação), ou partir para um falante de maior potência. Infelizmente v30 é v30, né. Vamos ver o que faço.

Iversonfr

Pelo que pesquisei, este head é capaz de produzir ótimos timbres mesmo em volumes 'tocáveis em quarto', mas agora pelo que você disse, a coisa muda de jogo. Vou pesquisar também um atenuador de potência destes. Valeu a dica!

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26

Só uma dica... Um amp hi gain como esse, com potência tão alta, vai ter o punch dele em caixas 4x12. Não tem jeito, alto ganho, alta potência, humbuckers bem distorcidos, numa 2x12 que tem o timbre gordo e punch certo. Assim como um timbre de single crunchado soa bem num combo como um Bassman e um timbre bem estaladinho de tele fica legal num combo 1x12.

Uma 2x12 para um monstro desses não é o ideal...

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26
Pelo que pesquisei, este head é capaz de produzir ótimos timbres mesmo em volumes 'tocáveis em quarto'

Tive ele por uns 3 anos. O som dele é bonito? sim. Fiquei com ele feliz da vida tocando com a distorção do pré e achava maravilhoso, e só dava uma tunada de leve a mais quando ia tocar fora, mas esse ampli é pro Satrini tocar em estádios, é muito absurdo. Desculpa falar isso pq vc acabou de pegar e tenho certeza que voce vai curtir muito ele ainda, é um puta ampli espetacular mesmo, mas depois que parei de tocar e virei guitarrista de quarto novamente, a melhor coisa que fiz foi vender ele e pegar um que vai de 1 a 30W. O que o MMI comentou também procede, tem que pensar muito bem.

Infelizmente v30 é v30, né

Prefiro não comentar... rsrs

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


Estive dando uma pesquisada no Google e parece que a questão não é bem a relação entre potências, mas sim a impedância entre head/cab. No caso, uma caixa 2x12 com os falantes possuindo 8 ohms cada, em paralelo, resultaria em 4 ohms de carga, portanto este seria o valor de impedância que o head deverá possuir.

E outra, imagino eu que a potência de 120W do head, para ser atingida, o mesmo deverá ser utilizado em seu máximo, ou seja, uma situação completamente impraticável. Na realidade creio que não utilizarei nem metade de seu potencial.

Deem uma lida neste tópico (english needed):

http://www.gearslutz.com/board/so-many-guitars-so-little-time/352102-a mp-wattage-vs-speaker-wattage.html

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


megadeth2612
Iversonfr
Valeu pela explicação... eu não sabia (apesar de já ter lido aquele tópico trocentas vezes), mas nunca tinha me ligado nisso, mas agora faz tudo sentido hehe!!

Putz, esse amp é uma cavalice... um de 50w valvulado já é uma porrada no ouvido... imagina essa estupidez hehe!! Não consigo imaginar alguém usando isso a não ser em grandes show's...

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26
Estive dando uma pesquisada no Google e parece que a questão não é bem a relação entre potências, mas sim a impedância entre head/cab

O que o MMI comentou é que a caixa 212 não é o ideal para esse ampli pq ele é muito violento, mas dá pra ligar sim, ele tem um seletor atrás de 4 a 16 ohms.

Na realidade creio que não utilizarei nem metade de seu potencial.

E é justamente isso que não é bom. A distorção é feita fazendo com que as válvulas não aguentem amplificar o sinal que voce manda pra elas e distorçam, e isso acontece aumentando o volume. A distorção mais "bonita" e definida é a distorção das valvulas de power, que nesse caso voce não vai fazer nem cócegas nelas. Apenas para confirmar: voce vai tocar só em casa ou faz shows?

lemingue
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26

Vai de 2x12... a diferença não é tão brutal assim... mas na hora de carregar sim.

Você nunca vai botar esse amp no talo... pode comprar dois V30 sem problema.

Se mesmo assim, ainda ficar com medo, tire duas válvulas do power (duas de fora ou de dentro), faça o ajuste de bias, compense a impedância da caixa colocando na metade da do amp e fique com um JSX de 60W, ainda assim um monstro.

Abs!

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


lemingue
tire duas válvulas do power

Nossa verdade, agora que voce falou lembrei que cheguei a fazer isso pouco antes de vender, mas continua alto, o legal é que economiza 2 válvulas numa troca futura e resolve o problema da caixa 212. Nossa, nem lembrava mesmo. Resolveu tudo! só um atenuador que ainda iria bem...

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


lemingue
Iversonfr
é isso aew, galera, tira as valvulas q resolve! Brasileiro que não souber armengar não é brasileiro! hehehe.

brincadeira, galera. muito boa ideia.

abç

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


lemingue

Excelente dica!

O que exatamente seria o ajuste de bias?

E no caso da impedância (terei um cab 2x12 com v30), terei que ajustar o JSX para quanto neste caso? Não entendi muito bem sua colocação.

lemingue
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26

Se entenderes um pouco de inglês na uma olhada no site da eurotubes. Lá tem uma explicação bem detalhada do assunto, e provavelmente deve dizer como se faz a regulagem do JSX. Só que, se não entendes nada de eletrônica/eletricidade e afins, melhor levar em algum técnico.

A grosso modo, as válvulas trabalham numa determinada faixa de corrente elétrica, com muita corrente a "lâmpada" fica mais quente e distorce mais rápido, com pouca, o contrário. Geralmente se deixa em 70% da corrente máxima que a válvula pode receber.

Alguns amps tem bias fixo, ou seja, tens que comprar um jogo de válvulas iguais (não estou falando no modelo/marca), testadas e que se comportem da mesma forma (elas não saem iguais de fábrica, umas deixam passar mais, outras menos corrente), e que estejam dentro do que o seu amp especifica.

Outros amps tem bias ajustável. Tem várias formas de ajustar, mas é necessário no mínimo um multímetro, resistores e um aparelho de solda ou então um bias probe para colocar no soquete da válvula. Alguns amps são mais amigáveis e tem os pontos para espetar o multímetro e um potenciômetro para regular externos.

Por que regular? Eu tenho um amp de 100 e eu mesmo faço o ajuste dele. Quando se tira duas válvulas, no meu caso, as que deixo no amp ficam muito quentes, com a corrente muito alta, e isso diminui muito a vida útil delas, ficam quase em 100%. Aí é preciso baixar um pouco no potenciômetro interno que meu amp tem. Para isso eu uso um bias probe, um multímetro e uma chave de fenda. Mas tem que fazer uma contas..., medir a tensão da placa, calcular a corrente para válvula e etc... dá uma olhada no site que eu indiquei.

Sobre casar a impedância é bem simples: se o seu gabinete for de 16 Ohms, pluga ele na entrada de 8 Ohms do amp; se o seu gabinete for de 8 Ohms, pluga ele na entrada de 4 Ohms do amp.

Abs.

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


lemingue

Excelente!

Entendo sim de inglês e eletrônica (sou engenheiro mecatrônico, rs). É que realmente estou entrando neste mundo de heads valvulados somente agora, então ainda estou um pouco perdido.

Já estou conferindo o site indicado e encontrei exatamente um vídeo para o ajuste de bias do JSX. Realmente super simples! A vantagem do JSX é que ele tem 2 pontos de verificação para multímetro e um knob de ajuste de bias na parte interna, o que facilita bastante.

O bias probe você importou da Eurotubes?

Iversonfr
Veterano
# nov/13
· votar


lemingue

Fazer isso no JSX é muito fácil, achei 2 fotos antigas minhas aqui pra voce dar uma olhada, tem um knob muito prático de ajuste de BIAS e ainda pode-se trocar as válvulas de EL34 para 6L6 apenas mudando um switch.

BIAS TEST JSX

BIAS KNOB E SWITCH JSX

lemingue
Veterano
# nov/13 · Editado por: lemingue
· votar


Hadriel26

O bias probe você importou da Eurotubes?
Comprei no Mercado Livre, mas, pelo que vi, com esse amp tu não precisa dele, já tem os pontos para colocar o multímetro, já deve ter a resistência nesse circuito. O meu é da Eurotubes mesmo, mas tem outros.


Iversonfr
Hadriel26

Não conhecia o ajuste de bias desse Peavey, mas, como falei, tem amp que já vem com tudo na mão... moleza regular o bias com ele. Tu só vai precisar tirar a tensão da placa. Quando quero verificar o bias do meu amp sem desmontar eu coloco um jacaré no pino 3 de uma das válvulas, coloco ela no soquete até onde der e o outro jacaré eu coloco em algum lugar do chassis. Tirando a tensão da placa faz-se a conta da corrente para uma válvula. Lembre-se que a princípio você tem um quarteto casado, então não precisa fazer isso para cada válvula.

Hadriel26

Com duas válvulas ele fica por volta de 60W, dependendo da sua regulagem, isso usando 6L6GC. Com EL34 a potência cai para 50W. Só não se esqueça que se ficares muito tempo usando apenas duas válvulas elas terão um desgaste maior do que as que ficarão guardadas. Em vez de ter um quarteto casado vais ter dois pares casados.

Abs.

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Hadriel26
Entendo sim de inglês e eletrônica (sou engenheiro mecatrônico, rs)
Cara, parabéns pela profissão... mas se você for como um amigo meu (tbm engenheiro mecatrônico) vai kerer desmontar o amp e montar de novo hehehehe!

depois que fizer tudo, conta como ficou e mostra uns sons para compartilhar a alegria :)

abç

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


lemingue

Novamente muito obrigado pelas informações.
Andei pesquisando mais a respeito no Google e vi muita gente comentando que os pontos de teste de bias do JSX (e também do XXX) são bastante imprecisos pelo fato de eles informarem a queda de tensão, e não a corrente que flui diretamente através dos power tubes, te dando uma 'falsa' leitura. Portanto estou correndo atrás de algum bias probe já, ao invés de utilizar apenas um multímetro nos pontos de teste do próprio amp.

AllanGouveia

Valeu, man! Pode deixar que logo postarei fotos/áudios. Já encomendei um handmade cab com a Rox Stage, 2x12 v30. Assim que tudo estiver em mãos já começo a gravar uns samples pra vocês!

lemingue
Veterano
# nov/13
· votar


Hadriel26

Já encomendei um handmade cab com a Rox Stage, 2x12 v30

Cara, fizeste um ótimo negócio! Encomendei uma 1x12 com eles, só o cab pois eu já tinha o V30. Produto de ótima qualidade. Ainda fazem do jeito que quiseres. A minha ficou assim:

Mini Rectifier + Rox Stage 1x12

Abs!

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


lemingue
Ficou massa!!

Hadriel26
Membro Novato
# nov/13
· votar


lemingue

Show de bola! Posta uns samples de áudios pra gente se puder! Estou curioso para conhecer o som dessa 'criança', hehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Recomendação de caixa acústica/cabinet para Peavey JSX