Drive base amplificador, drive solo pedal

Autor Mensagem
RoLP
Veterano
# out/13


Fala Galera, beleza?

Pintou uma dúvida e queria a opinião de vocês.
Tenho um equipamento top de linha e estou feliz com o som dele, porém, como todo guitarrista, sempre achamos que dá pra melhorar mais.

Atualmente eu utilizo o drive do meu amplificador valvulado na base, muitas vezes somados com um overdrive para empurrar as válvulas.
A base estou 100% satisfeito.

Porém no solo é que pintou a dúvida.
Atualmente eu uso um pedal booster limpo no loop do amplificador, causando assim, o aumento do volume do próprio drive do amplificador na hora do solo e mantendo o mesmo timbre e corpo para os solos.

Mas também já ouvi dizer, que tem alguns guitarristas que, mesmo utilizando o drive do valvulado na base, usam um pedal de distorção no canal limpo com ganho e volume mais alto à gosto na hora do solo, ganhando assim um volume diferente da base e uma característica diferenciada.

Alguém utiliza desta maneira e recomenda? A perda do encorpamento na hora do solo é mto grande? Compensa fazer isto ou o mais sensato a fazer é realemnte subir o volume do drive do amp na hora do solo?

Abraços..

dimi1822
Membro
# out/13
· votar


RoLP


Atualmente eu uso um pedal booster limpo no loop do amplificador, causando assim, o aumento do volume do próprio drive do amplificador na hora do solo e mantendo o mesmo timbre e corpo para os solos.


Nunca use pedal de distorção, overdrive ou boost de volume no loop de efeitos, pois isso amplifica muito o sinal que vai pro return e pode queimar seu amplificador facilmente.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Sabe como eu uso? Eu regulo o ganho do canal de drive do meu amplificador na quantidade máxima que fica legal pro meu som (que é em torno de 65% do ganho do amp). Dai nas bases eu toco com o knob volume da guitarra reduzido, mais ou menos no 3. Isso me dá um drive bem legal, do jeito que eu gosto pras bases. Daí na hora do solo eu simplesmente aumento o knob de volume da guitarra, daí vem mais ganho e um pouco mais de volume. Pra mim fica perfeito assim. E se por acaso o ganho que tá configurado no amp não for suficiente, tem um pedalzinho de overdrive pra empurrar (ligado no input).

Na real o amp tem um ganho monstro já. é bem difícil eu boostar o canal de drive, quase nunca preciso. Normalmente o pedal fica regulado só pra dar um boost no canal clean pra uma saturação bem levinha. Eu meio que não acreditava quando o pessoal falava da dinâmica dos valvulados, mas hoje percebo que é verdade, e eu já me habituei completamente a isto. É impressionante como o drive do amp responde bem ao controle de volume, indo desde um drive mais suave até o high gain, só no knob de volume da guitarra. O knob de tone faz seu papel pra variar entre as bases mais pesadas e graves e os solos, onde eu abro mais um pouco pra da mais destaque.

Enfim, tenta isso também, cara. Vai que dá certo...

RoLP
Veterano
# out/13 · Editado por: RoLP
· votar


dimi1822
Cara...isso é lenda...
Eu uso há 6 anos o mesmo amplificador desta forma. Não somente ele, mas como todos os outros valvulados que tive.
Nunca deu problema, nunca deu alteração. Até quando fui fazer a revisão do tanque de reverb....não demonstrou qualquer problema no funcionamento do amplificador.
Eu acredito que os novos amplificadores estão até preparados para esta utilizaçao...
E o som fica real e perfeito, sem alteração quando utilizo o boost limpo no loop.
Nunca usei pedal de drive ou distorção no loop...apenas booster de volume mesmo....e nunca deu nenhum problema ou prejudicou meu amplificador.

RoLP
Veterano
# out/13 · Editado por: RoLP
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Eu já utilizo o canal de ganho do Marshall quase no máximo e ainda uso boost de um mxr zakk...para o ganho ficar como eu gosto.
Mas nada disto resolve o problema de volume do solo na hora de solar. É questão de gosto..não gosto de crunchado apenas...e somar.
Mas são coisas distintas...volume e ganho. O volume que é aumentado através do ganho é mto pouco.
Para o solo ficar mais nitido, os guitarristas famosos contam com o auxilio do tecnico de som que sobe o volume do microfone na mesa, na hora do solo.
Como não posso me basear nisto pois não possuo essa estrutura, eu mesmo regulo um volume de solo com boost de VOLUME...não de ganho saca? Ai além do boost de ganho, ainda uso um boost de volume e o solo fica perfeito ao vivo...no volume e ganho certo e com destaque perto da guitarra base, baixo, bateria e voz.

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Mas ninguém ai utiliza drive de amp e separadamente um pedal de drive somente para solo?
Acho que não é usual né

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


qual é a config do teu ampli?? (2, 3 canais?)

como vc usa ele?? (ex, canal 1 totalmente limpo, 2 distorcido e "3" drive do ampli + pedal)?? ou outra??

lhe pergunto porque dependendo da aplicação a resposta vai para um lado ou para outro... tipo de ampli tb influencia estas coisas.

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Eu utilizo como você diz sim. Aliás, depende pois com as minhas 2 bandas, as configurações são diferentes. E meus amplis são valvulados.

Utilizo em uma delas (banda), na base uso o canal lead com o drive do ampli e um noise gate na entrada e uso o boost de volume no loop apenas para solos específicos. Quando quero solos com outra nuance, uso um overdrive ou distorção no canal limpo, e dependendo da regulagem de um destes pedais nem precisa do boost.

Já em outra uso só o canal limpo e alterno entre os pedais para fazer base e solo, e utilizo o boost no loop.

Eu recomendo esta configuração em que vc usa um pedal no canal limpo para solos, e vou enumerar as vantagens:

- Mais controle na execução das suas frases,
- Definição,
- Vc pode estar usando uma base FROM HELL e fazer um solo com outras características ou vice versa.
- Sua dinâmica fica muito melhor,
- Na base vc precisa dar destaque em um som cheio, e encorpado para que o resto da banda não te encubra, e nos solos o destaque é em notas mais limpas e incisivas.
- Deixa mais criativo e menos preso a fórmula da base

Espero ter ajudado.

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Schenker
É um Marshall JCM 900 dual reverb. 2 canais. Uso um canal totalmente limpo e o outro com drive máximo...somo em alguns momentos um mxr zakk. :)

Finus_SuperBarulhento
É...exatamente isto que eu queria saber...
Mas quando vc está usando a base do valvulado....e vai pra um solo 100% de pedal sem somar com o valvulado..não cai mto o corpo do drive?

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Então...
Não cai muito não, na verdade o ampli dá uma arredondada no som do pedal por ser valvulado. Mas aí a prioridade é ter ataque e o drive pode ficar menos gordo, mas os médios estarão lá e você terá uma parede de punch, ainda mais por ser um JCM900.

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Finus_SuperBarulhento
Verdade..
Que pedal você recomenda para solos?
Minha banda tem uma pegada mais Ac/dc, guns n roses, whitesnake.

Eu tenho um punch box da fuhrmann...mas nao sei se para isto ele é bom...

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Finus_SuperBarulhento
Vc tem algum video tocando e usando o drive do amp na base e um pedal no solo?

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


RoLP

É dificil responder essas perguntas porque com qualquer tipo de configuração podemos conseguir sons animais....

Na minha opinião usar o amplificador sozinho sempre vence!

O som é nota 9 e a praticidade/simplicidade nota 10

Empurrar o amplificador (já saturado) com um tube screamer ou coisa do tipo dá um som nota 10, ou 11 até.... e a praticidade caiu pra 5 (kkkkk sim sou muito drástico odeio carregar pedal) mas somar um pedal ao som sujo do amp dá uma doçura e um midrange inquestionável, é lindo demais e eu adoro.....

Mas também já ouvi dizer, que tem alguns guitarristas que, mesmo utilizando o drive do valvulado na base, usam um pedal de distorção no canal limpo com ganho e volume mais alto à gosto na hora do solo, ganhando assim um volume diferente da base e uma característica diferenciada.

sim mas eu particularmente não faria isso a não ser que você precise buscar via pedal uma voz que o amplificador não tenha e creio que isso não é intenção de quem tem um marshall que é um amplificador de som característico e geralmente quem paga o que ele custa está atrás efetivamente daquele som característico dele... o marshall é fantástico para ser empurrado mas nunca obtive resultados tão bons usando o próprio sem saturação buscando distorções externamente via pedais, comparado a ele mesmo atuando, não que fossem ruins, era legal sim, mas o próprio atuando e sendo empurrado proporciona uma sonoridade mais grandiosa sem duvida nenhuma e não precisa de ouvido de ouro pra sacar... tem gente que usa, o paul gilbert por exemplo usa o fuzz dele no canal "limpo" do marshall (kkkk canal limpo do marshall é ótimo), mas pro meu gosto particular nada como o som de overdrive do próprio marshall fritando....
Claro que tudo é gosto, mas EU não vejo sentido em usar o som de um pedal num amplificador desses, mas sim somar o pedal de overdrive a ele já fritando, ai fica show!
E não só o som, mas o feeling de tocar, o som fica doce e gostoso, distorção saindo apenas de um pedal normalmente não gera toda aquela massa......
então se sua intenção é ter um som de base já empurrado e um som de solo mais empurrado ainda (alto e sujo) essas coisas andam juntas, por mais que se perceba mais o sujo do que o alto, eu usaria um pedal de overdrive de dois modos ou dois overdrives, um empurrando o outro e empurrando o ampli (cuidado pra não entupir e virar uma vespa), sendo dois boosters com o primeiro no meio e o segundo com o tone um pouco mais aberto pra chamar o médio, que destaca o instrumento....

JAMAIS USE UM PEDAL PRA SUBSTITUIR O SOM MARAVILHOSO DO SEU AMPLIFICADOR.

DEUS NÃO PERDOA UMA COISA DESSAS.

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Drinho
Humm faz mto sentido tb.
Eu to deixando pratico...o Pedrone Penta Switch me faz ligar tudo de maneira fácil e com uma pisada eu consigo mudar o canal do amp, acionar o boost de volume no loop, somar com o mxr e ainda colocar um delay.
Então ficou mto fácil de conseguir o som que gosto.

Aqui vai um exemplo do som que to tirando atualmente, com uma música cover para entenderem melhor do que com uma própria, que é o que minha banda faz de verdade:



Mas o som próprio tá aqui...foi gravado com o mesmo marshall e a mesma guitarra deste video:



GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Cara, rapidinho, e meio desvirtuando um pouquinho.

Como funciona essa mudança de canal do Penta switch? Tipo, eu penso em comprar um mas fico na dúvida com uma coisa.

Se você deixa por exemplo um preset pra mudar o canal do amp e acionar o delay. Aí eu to no canal clean, piso no botão lá e aciona do drive + delay, beleza. Mas se o canal de drive já estiver acionado, daí ele liga só o delay ou muda pro canal clean junto?

E outra, se tá no som clean, daí eu piso lá e aciona drive + delay, e tem um preset onde tá só o chorus, daí eu quero mudar pra clean + chorus, aí é só mudar, ou se mudar ele ainda vai permanecer com o drive acionado?


Puxa... Acho que me enrolei um pouco na pergunta. Se nao entender eu tento explicar melhor

Drinho
Veterano
# out/13 · Editado por: Drinho
· votar


RoLP

então é isso ai mesmo.... chama o booster do input na base e no solo pra ja deixar o som massudo, e ainda no solo voce chama o pedal do loop pra levantar volume....

ou voce remove o pedal do loop deixando apenas os efeitos (que é o ideal pois os fabricantes não recomendam pedais amplificadores no loop, não sei porq mas nao recomendam) e empurra o amp com o mxr, ai atrás do mxr você enfia um tube screamer, então seu solo será tube screamer que vai dar aquele mediozinho gostoso, pra pular a guitarra pra frente + mxr + marshall.... vai ficar o inferno de já.... e considere tambem comprar um noise gate depois de tudo isso...

kkk brincadeira... com cautela fica bom sim....

RoLP
Veterano
# out/13 · Editado por: RoLP
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Na verdade ele tem 5 loops. Nestes 5 vc liga o que quiser. Se quer manter o clean do amp ou mudar para o drive...
Tem um video que explica legal..ó:

Mas a real é que para cada loop vc seleciona o que quer...drive, pedal...vc combina o que quiser...

Eu consigo botar no loop A clean + chorus + delay..e no loop B drive do amp + mxr + delay e no Loop C: Clean do amp + pedal drive + booster...por exemplo...saca?

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Drinho
Da horaaa..é isto mesmo.
Mas não curto noise não...ele mata o som..
E nunca tive barulhos extras sem ele..então não vejo necessidade...

Filippo14
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Cara, eu uso o JCM 2000 e curto muito solar com o TS-808 e o Fuzz Face no canal limpo. Ligo a guitarra em linha com os pedais de forma normal e quando eu vou solar eu ponho o canal limpo e ligo o pedal de overdrive/fuzz.

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Filippo14
Já tinha um JCM TSL ....achava legal..mas ele tem drive de sobra e 3 canais...
Mas o q nao gosto neste amp é o loop...sao dois e é mto confuso....

O ts-808 me falaram mto bem pra somar.
É melhor q o TS9?

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


Meu amplificador só tem um canal. Ele satura quando aumento o volume do pré. Quando eu aumento os médios ele dá uma encorpada também. Mas geralmente utilizo o pré dele baixo e aumento o master mesmo, e utilizo um pedal pra drive, outro pra drive, outro pra drives (rsrsrsrs). Meu boost é no volume da guitarra mesmo. Um pouco que eu baixo do volume da guitarra deixa o som que eu curto pra uma base, com qualquer dos drives que tenho, e quando preciso de mais volume, giro um pouco mais (até o máximo) e tenho a diferença que eu preciso pra solo. Tenho um boost legal que me atende em outros casos.

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


RoLP

Muito legal sua pedaleira. E você tira um puta som legal com ela. Esse drive da Fuhrmann também é sensacional, heim?!

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP
E ae,,,esse careca ai do video nao sou eu nao,.,.é um amigo q demonstrou o penta switch dele.. :) kkkkkk

Drinho
Veterano
# out/13
· votar


O ts-808 me falaram mto bem pra somar.
É melhor q o TS9?


falam que sim, eu nunca testei o 808, só o ts9 que na minha opinião faz bem o serviço, só que se você andar por ai na internet vai ver uns chatos falando que o ts bom mesmo é antigo fabricado pela maxon quando ela era responsável pelo desenvolvimento dos pedais da ibanez e bla bla bla, aquelas coisas de internet e guitarristas frescos....

a questão tá no resultado que você espera dessa soma, você pode usar diversos overdrives distintos, cada um vai dar uma cara, alguns darão mais sensação de volume, outras darão mais sensação de drive e frequências...

ai realmente acho que o ideal é o teste pra ver qual vai funcionar melhor pra voce.....

normalmente o pessoal fica no arroz com feijão mesmo....

ts ou boss que fazem o que precisa sem grandes frescuras....

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


RoLP

Pelo menos eu não penso mais que você seja careca °.°

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP
kkkk eu sou o cabeludo do clipe de cima que tá tocando num dos posts que mandei aqui

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


sim mas eu particularmente não faria isso a não ser que você precise buscar via pedal uma voz que o amplificador não tenha e creio que isso não é intenção de quem tem um marshall que é um amplificador de som característico e geralmente quem paga o que ele custa está atrás efetivamente daquele som característico dele...


sim e não . . . o Santana usa uns 4 ou 5 mesas mas ele tem um pedal de drive, para, de acordo com o tech dele "whenever he wants a TS tone just to sounds different, he stomps on it".

gosto, questão de gosto.

resumindo. também uso 95% dos drives dos meus amplis para timbragem, mas, em 2 músicas específicas o som do ampli não casa neme fu$$%$%do. aí vou para o meu bom e velho confiável Barber DD para sons de TS . . . (ligado no canal limpo do ampli).

Schenker
Veterano
# out/13
· votar


então é isso ai mesmo.... chama o booster pra deixar massudo, e no solo voce chama o pedal pra levantar ou voce remove o pedal e empurra o amp, ai atrás você enfia um tube, então o solo será gostoso, pra pular pra frente vai ficar o inferno e considere tambem um depois de tudo isso...











não resisti e tive que fazer este edit :-)

RoLP
Veterano
# out/13
· votar


Schenker
É..o legal é ter várias opções, mas deixar o controle total nos drives do amp, que nem eu já faço.

Mas e para usar pedais para solo....o que vcs indicam, na linha do hard rock?

Finus_SuperBarulhento
Veterano
# out/13
· votar


RoLP
Então meu caro,ão tenho vídeos não. Não tenho este costume :P
Bons pedais para solo nesta configuração são um super over drive da Boss, Satchurator da VOX, o Marshall Gov´nor (este eu acho que encaixa perfeito), uma RAT tb cai bem!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Drive base amplificador, drive solo pedal