Sollo 8w em caixa de 2x12? Pode?

    Autor Mensagem
    Constante Variavel
    Veterano
    # set/13


    Bem simples minha pergunta: um cabeçote como o Sollo que são só 8w de potencia pode ser ligado a uma caixa de 2x12? Ou prejudica o som?

    E alguém sabe a relação (e se tem essa relação) entre os rms do cabeçote valvulado e a caixa? Se tem qual o máximo que poderia tirar de um cabeçote como esse sollo de 8w, máximo q eu digo é tipo 1 de 12, ou 2x12...ou até
    4x12!

    Obrigado galera!

    Les Strato
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Constante Variavel

    E alguém sabe a relação (e se tem essa relação) entre os rms do cabeçote valvulado e a caixa?

    O que rola é que a potencia da caixa, sempre tem que ser maior que a do cabeçote, ou seja, se tu tem 8w de potencia no cabeçote, a caixa deve ter 8w ou mais pra não dar problema pros autofalantes.

    Porem tem o seguinte, não é recomendado que a caixa tenha muito mais potencia que o cabeçote, pois tu pode ter perda de volume devido ao excesso de resistência do autofalante (quanto mais potencia tem o autofalante, mais duro é o cone).

    Entao faça o seguinte:

    1º- veja de quantos Ohms é a saída do teu cabeçote, se for de 8 ohms, descole uma caixa de 8ohms, se for de 4, consiga uma de 4, se for de 16, descole uma de 16... ou seja, ''case'' as impedâncias.

    2º- tente conseguir uma caixa 2x12 que não tenha mais que 30w, até 30w creio que tu não tenha perdas de volume por falta de potencia no cabeçote.

    3º- não sei se você já sabe, mas só por utilidade de informação, ligue o cabeçote na caixa usando CABOS PARALELOS, não use Rca ( cabo de guitarra, baixo , violão ...), pois pode dar problemas na saída.

    4x12 talvez fique difícil achar uma que fique adequada ao seu ampli, mas não há nenhum problema em usar uma com 100w junto com seu ampli de 8w, como disse antes, só terá uma pequena perda de volume.

    Abraço.

    WolfAudio
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Primeiramente, tem de procurar saber dados técnicos do Alto Falante no que refere a sensibilidade expressa em que se aplica 1W e o decibelímetro a 1M do Alto Falante e qual a medida em dBA usando ruído rosa. Os Alto Falantes mais recomendados são os que apresentam sensibilidade de 100dBA. Por exemplo um Selenium 12PW5 tem 95dBA e um Eminence GB128 tem 101dBA. Se por exemplo ligar o Selenium vai notar que ele "fala" menos que o Eminence.

    abraços,

    Fernando M.

    filipe.sollo
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Les Strato
    "Porem tem o seguinte, não é recomendado que a caixa tenha muito mais potencia que o cabeçote, pois tu pode ter perda de volume devido ao excesso de resistência do autofalante (quanto mais potencia tem o autofalante, mais duro é o cone)."
    Isso é verdade para caixa 1x12. Mas você pode, por exemplo, ter uma caixa com muita potência pelo fato de ela ter mais falantes (por exemplo, a 2x12 da Sollo com 100W - dois falantes de 50W).
    Nesse caso, se o cabeçote casa bem com uma 1x12 com falante de 50W, provavelmente vai ficar ainda melhor (em termos de graves e até volume) com uma 2x12 com o mesmo falante.

    "4x12 talvez fique difícil achar uma que fique adequada ao seu ampli, mas não há nenhum problema em usar uma com 100w junto com seu ampli de 8w, como disse antes, só terá uma pequena perda de volume."
    Entra no mesmo raciocínio aqui... Se os falantes individualmente casam bem com o cabeçote, o fato de serem 4 não vai atrapalhar (pelo contrário, deve até ajudar). Temos um cliente que usa o Mini8 em uma 4x12... a proporção do cabeçote com a caixa chega a ser engraçada (o Mini8 fica pequenininho em cima da 4x12), mas ele adora o som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sollo 8w em caixa de 2x12? Pode?