Dúvida referente à amplificador válvulado

    Autor Mensagem
    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13


    Olá galera do cifra club,

    Venho humildemente pedir a ajuda de vocês para um problema que estou tendo. Bem, eu tenho um amplificador da Meteoro( aos que odeiam meteoro, peço o favor de não continuar à ler e nem postar, não vão mudar minha opinião sobre este amplificador fantástico!) totalmente valvulado, o Knockfier III (head). O amplificador é fantástico, atingi com ele o timbre dos meus sonhos. Ele possui 3 canais, sendo um limpo(clean), um sujo(venomous) e um que pode ser limpo ou sujo(knockfier) dependendo da escolha das chavinhas seletoras que este canal possuí. Eu toco Death Metal, e encontrei meu timbre no terceiro canal, fico absurdado com o quanto o timbre é ideal para mim, parece que o amplificador foi projetado sob medida.

    Maaaaaasssss como nem tudo são flores, descobri um pequeno probleminha. Quando utilizo o canal III, e aumento o master, o amplificador começa à apitar!!! É só neste canal, eu não entendo. Eu utilizo cabos planet waves circuit breaker, que tem a possibilidade de "mutar" o sinal, eu faço isto, e mesmo assim essa microfonia reina, até que eu diminua o ganho do canal( que por incrível que pareça eu não uso muito, apesar de tocar Death Metal) à níveis de limpar bastante o som para que eu possa tocar em altos volumes. Aqui vale uma resalva: No canal II que é de distorção também, eu posso usar o ganho no máximo que não ocorre este problema, e olha que este canal possui MUITA, mas MUITA distorção, em algumas condições até mais que o III.

    Eu não sei a causa disto, e está me intrigando e chateando, pois como disse, enfim achei meu timbre dos sonhos, mas do que adianta se só posso usá-lo em baixo volume?

    Por isso resolvi vir pedir ajuda de vocês. Seria problema nas válvulas de pré? Existe alguma maneira de eu diagnosticar de forma segura se elas estão bem? Seria problema nas válvulas de power?

    Gostaria de saber onde pode estar o problema, ou se possível, eu mesmo diagnosticar onde está para que eu possa resolver, ou mandar para uma assistência técnica já ciente de onde está o problema para que não me façam de bobo e metam a faca alegando que o problema é maior do que eu imagino, mesmo por que, acredito que não seja um grande problema, pois o amplificador está funcionando perfeitamente nos canais I e II. Não sei se tem à ver, mas o amplificador tem reverb de mola também.

    Aguardo respostas aqui. Valeu galera ;)

    Ramsay
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO

    O canal III é sempre o que tem o maior ganho e daí a maior possibilidade de apitar.
    Eu sugiro que vc troque a 1ª válvula do pré (12AX7) por outra de outro fabricante, de preferência uma com menos ruído.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    GuilhermeIO
    Ramsay

    Eu sou um leigo em Valvulas, mas pelo que sei esse apito é tipo esse:
    http://www.4shared.com/music/3jWhFHLc/2012-05-18_22-11.html?

    Se sim, isso é microfonia causado por captadores ruins em ganho muito alto

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO
    Os Meteoros usam válvulas de pré do tipo 6BQ7, que tem uma característica muito aguda e se vc trabalhar com alto ganho, elas podem se tornar microfonicas e dar esse apito que vc fala. Isso acontece por fator mecânico interno da válvula ou por acoplamentos inter-estágios devido ao alto ganho. O primeiro caso vc pode constatar simplesmente intercambiando as válvulas de pré, uma pela outra, que deve mudar esse apito. Se a causa não for eletromecanica e for por acoplamento indesejado, então o apito vai continuar como antes e vc vai precisar modificar encaminhamento de fiações e/ou acrescentar capacitores de desacoplamento da alimentação entre os estágios. A primeira opção vc mesmo pode fazer, a segunda requer técnico especializado. Abcs.

    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Alex guitar man
    Se sim, isso é microfonia causado por captadores ruins em ganho muito alto

    Eu uso EMG 81 e 89, acredito que não sejam os captadores né :S ... E por incrível que pareça eu não uso alto ganho!! Pelo contrário... Gosto de um ganho moderado... E não é problema da guitarra, leia meu post a parte do cabo planet waves... É algo mais interno :/

    carlos adolphs
    Os Meteoros usam válvulas de pré do tipo 6BQ7, que tem uma característica muito aguda e se vc trabalhar com alto ganho, elas podem se tornar microfonicas e dar esse apito que vc fala. Isso acontece por fator mecânico interno da válvula ou por acoplamentos inter-estágios devido ao alto ganho.


    Meu meteoro possui 3x 12ax7 no pré, e eu não trabalho com ganho alto, costumo usá-lo pouco acima da metade, se não na metade. Vou testar intercambiar as válvulas de pré. Depois dê uma olhada :
    http://www.amplificadoresmeteoro.com.br/produto.php?id_produto=39

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO

    Juntando com o que o Carlos falou (e que é provável) eu ainda sugiro que pode ser um aterramento malfeito em algum estágio , coisas da Meteoro (eu sei, vc gosta do ampli, mas porque saiu de linha?). De todo modo procure um BOM técnico para resolver isso.

    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Matec
    gosto o amplificador mas também não digo que ele é perfeito né! Todos comentem erros. E provávelmente pode ser sim um aterramento malfeito, ou talvez "desfeito" pelo tempo de uso né. O problema é que eu não queria levar para alguma assistência sem antes saber mais ou menos o que possa ser, pois como você deve saber, muitos aproveitam de leigos para meter a faca. E para ser sincero não conheço nenhum especialista em amp em Belo Horizonte-Minas Gerais hehe. Sobre ele sair de linha, eu procurei saber sobre antes de comprá-lo. Na verdade é que ninguém estava disposto à pagar um preço que compensasse a produção deste amplificador, por ser um METEORO(preconceito né hehe), e não era possível abaixar este preço devido aos custos de produção, ele é o amp com mais recursos da meteoro, tem noise gate imbutido, reverb de mola, entre outras coisas, já abri o amplificador(não sei dizer se o problema começou antes ou depois disto hehe) para ver, e constatei que os componentes usados são de primeira! Não conheço muito de eletrônica, mas o suficiente para saber se os componentes são bons. As válvulas são Svetlana e tudo mais. O que deixa à desejar mesmo são os auto falantes da meteoro que são bravox, o resto acredito que seja de primeira hehehe.

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO

    Eu posso falar muito mal da Meteoro, Pois eles têm tudo prá fazer um bom ampli, mas pecam em itens básicos que são até mais importantes que peças de primeiríssima linha, como: Bons projetos, bom acabamento interno, PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO de boa qualidade, fiação bem distribuída, capricho na montagem dos componentes, ATERRAMENTO decente. Não adianta montar boas peças numa base ruim. Agora mesmo tenho aqui na bancada um MHA900. E tem de tudo isso um pouco de menos.
    Mas voltando ao seu ampli . Se vc por acaso abrir seu ampli novamente .veja se a fiação do trafo de saída não está passando próxima às válvulas de entrada ou se os fios que saem das válvulas de entrada não estão meio "embolados" Caso aja algo assim simplesmente separe o melhor possível os fios. Lembre-se de nunca trabalhar com o ampli ligado, ou mesmo conectado na tomada, todo cuidado é pouco!.
    Qualquer dúvida escreva.

    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Matec

    Aí eu já não sei. Você mora aonde? Dependendo dava pra você dar uma olhada no meu amplificador. Tô querendo levar em um técnico mesmo, mas como disse, não conheço nenhum bom por aqui.

    Bem, o que me intriga MUITO, é que é só em um canal que acontece esse apito, e neste canal não estou usando muito ganho. No canal II eu loto de ganho (muito mais que no canal III) e não acontece nada! Não é intrigante isto?! Com sua experiência, você já viu algum caso parecido?

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO

    Sou de SP, não vou a Belô à uns bons anos, e não vai ser por agora que eu voltarei aí.

    Talvez vc não use muito ganho, mas o canal pode ter muito ganho internamente.
    Só por curiosidade eu estava dando uma olhada no esquema do seu ampli e vi que não é tão simples assim de resolver o seu problema. Ele é muito mais circuito integrado que válvula E dá muito mais trabalho de descobrir de onde vem o apito. Eu vou continuar olhando, para ver se encontro possíveis pontos onde possa ser gerado esse defeito. Mas uma coisa é certa, vai precisar de alguém com conhecimento prá mexer no bichinho.

    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Matec
    Matec, obrigado pelos esclarecimentos. Se vier para belô me avise hehe. Aqui, você achou o esquema dele? Eu estou louco procurando!! Se eu tivesse ele em mãos, este problema já estaria resolvido! hehehe... É possível você me enviar por favor?

    Matec
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GuilhermeIO

    Se vai ajudar, eu não sei, mas boa sorte! (Nem prá fornecer o esquema "oficial" essa Meteoro serve!)
    http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remositor y/Itemid,34/func,select/id,222/orderby,2/page,2/

    GuilhermeIO
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Matec

    Muito obrigado meu caro! Assim que eu resolver o problema eu posto aqui sobre. E se não resolver, mas achar alguma pista, também posto hehehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida referente à amplificador válvulado