AMP 100 W valvulado para caixa 1x12 com falante de 75 W aguenta até que ponto ?

    Autor Mensagem
    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13


    ola amigos eu tenho uma caixa 1x12 com falante eminence de 75 w , e na semana que vem vou comprar um jcm 800 100 w valvulado queria saber se esse falante meu vai aguentar o marshall, não em volume total, mais se teria algum problema em tocar com ele em casa mesmo, pois no estúdio tem uma de 4 x 12, a saída do falante é de 8 ohms, eu teria que ligar ele em outra impendancia para ficar mais "tranquilo" o falante ? até que ponto da potencia eu poderia usa-lo sem estragar o meu falante e o amp ... ? OBRIGADO !

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM
    Vai torrar seu falante cara. Melhor investir em uma 2x12 com falantes de 75w, pra trabalhar com folga.
    Ou você troca esse falante por um Eminence de 120w.

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Não aguenta, simples assim.

    lemingue
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: lemingue
    · votar


    SergioAndradeRATM

    Em volume baixo aguenta. Só não dá pra testar até onde vai né.

    Outra solução é tirar duas válvulas do power e ligar seu falante numa saída de 4ohms do amp (seu amp vai entregar 50W em vez de 100W).

    Abs.

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    o caso também se eu ligasse ele na impendancia de 4 ohms seria a metade da potencia do amp para o falante ?

    Delson
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM
    Um JCM800 merece uma caixa 4x12...

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM
    Não, o amp apenas perderia um pouco da potência, por causa da carga a mais que teria na saida. Mas não chega a perder 50% da potência.
    Você pode até arriscar ligar o head na sua caixa, na impedância normal mesmo, já que você não vai conseguir passar do volume 2, mas toma muito cuidado, pois as chances de queimar o falante são muito grandes!!

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    obrigado a todos! Mais então uma caixa com 2 falantes de 75 w aguentaria o amp tranquilo ? pois ainda não tenho grana pra organizar uma 4x12 ^^

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM
    Uma com 2 de 75w aguenta tranquilo, são 150w da caixa contra 100w do amp, tem uma boa margem de segurança!!

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    seria melhor se eu ligasse os falantes em estéreo ou em mono mesmo ? e dependendo da forma de ligação teria alguma mudança na impendancia ?

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM
    Bom, pelo que eu entendo, você só consegue o stereo se tiver duas fontes de audio, ou seja, dois amps, onde cada um usa um falante.
    Melhor ligar mono mesmo. Sempre lembrando, que dois falantes de 8ohms ligados em série resultam em 16ohms e ligados em paralelos resultam em 4ohms.

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Alguem pode me explicar melhor isso ?

    Schenker
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Não aguenta, simples assim.

    Wrong.

    Vai torrar seu falante cara.

    Wrong.


    Pode usar sem problema algum. para vc poder estourar um falante de 75w com um ampli de 100w vc tem que estar usando cerca de 70% da capacidade do ampli, ou seja, teria que estar tocando algo em torno do volume 7 no master . . . e pra vc chegar em um volume deste vc teria que fazer show no Maraca ou no Morumbi . . .(tá agendado?? ;-)

    a única coisa que vc vai ter mais é distorção de falante, que pode ser ou não desejável, dependendo da aplicação e gosto.

    ligo meu Mark III de 90 w em um falante Black Shadow de 50w há uns 15 anos só . . .

    Schenker
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Alguem pode me explicar melhor isso ?


    isso o que? a impedância ou como funciona o stéreo?

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    como funciona essa questão da impendancia para falantes em paralelo ou ligados em serie ... em paralelo seria stereo né ?

    Ismah
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    SergioAndradeRATM

    Sobre resistência (Impedância)

    Para calcular a impedância resultante de ligação de falantes em PARALELO (liga-se os polos dos falantes + com - ):

    Impedância total = R1*R2... Rn/R1+R2... +Rn

    Para calcular a impedância de falantes em SÉRIE (liga-se os polos dos falantes+ com + e - com - )

    Impedância total = R1+R2... Rn

    Onde R são as resistências (falantes)

    Em alguns casos utilizamos mais de um alto-falante em um mesmo canal de um amplificador ou rádio.
    Isto muitas vezes pode afetar o bom funcionamento do equipamento. Um equipamento pode ser afetado,
    se tiver conectado a sua saída, uma impedância menor do que a suportada por ele.
    Podemos explicar este fenômeno através de uma simples análise da 2a Lei de Ohm, onde:

    R – resistência (Ohms – )

    Z – impedância (Ohms – )

    U – tensão (Volts – V)

    I – corrente (Ampère – A)

    R = V / I ou no nosso caso Z = V / I portanto;

    I = V / Z

    com esta fórmula podemos ver que ao diminuirmos a impedância, temos um valor maior de corrente,
    e muitas vezes este valor não é suportado pelo equipamento.
    Devemos ter muito cuidado com associações de alto-falantes, respeitando sempre a impedância mínima
    do equipamento (amplificador, rádio, etc).


    E para mais um começo...
    http://sombox.com.br/sonorizacao/calcular-impedancia-de-alto-falantes- em-serie-e-paralelo/

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Ismah
    muito obrigado cara !

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Schenker
    muito obrigado pelo comentário tbm cara ... e a todos os demais tbm obrigado pela ajuda !

    SergioAndradeRATM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    tem alguma diferença no som da ligação paralelo para ligação em serie ?

    Ismah
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM

    tem alguma diferença no som da ligação paralelo para ligação em serie ?

    Me pergunto isso a meses... mas parece que não. A maioria dos 4x12 são série-paralelo (dois falantes em série ligados em paralelo)... Porém é algo a ser testado... Tem rumores que a ligação em série não seria aconselhável, mas não sei responder se é verdade ou não...

    Ramsay
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    SergioAndradeRATM

    Ao contrário de tudo o que disseram o alto falante de 75W não vai torrar.
    Mesmo no volume máximo do amp ele ainda vai reproduzir o som, com mais retumbância e saturação.
    Mas, isso vai encurtar em muito a vida útil desse alto falante.
    Mas, se vc não utilizar o amp na potência máxima ele vai segurar numa boa.

    SERGIORATM
    Membro
    # set/13
    · votar


    Ramsay

    vlw cara .. foi oque percebi mesmo comprei o amp e meu falante aguenta na boa .. além disso o som ficou fodaaaaastico kkk . e pra te falar a verdade ainda nem consegui colocar nem no volume 3 ... fui tocar com um baterista e quando coloquei no volume 1,5 ja n dava pra escutar a bateria direito ... em local fechado como estúdio eu não passo do 1,2 por ai com ele .,.. e o som com o meu falante que é um legend gb 128 .. nem se fala ... é um JCM !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AMP 100 W valvulado para caixa 1x12 com falante de 75 W aguenta até que ponto ?