distorção de amp depois das modulações?

    Autor Mensagem
    Lpitangueira
    Membro
    # jun/13


    Sou guitarrista há alguns anos, mas a vida toda toquei com pedaleira e um amp duro e agora estou sentindo necessidade de dar um up nos meus equipamentos. Minha intenção é manter a Boss Me-25 no set pra usar as modulações, o afinador, o delay e o looper dela. As distorções e reverbs da ME-25 não me agradam, por isso pensei em comprar um amp valvulado com distorção e reverb.
    Mas aí é que surgiu a dúvida: Todo mundo sabe que o ideal é que a distorção fique antes das modulações e o reverb depois de tudo. Como lidar??

    A propósito, o amp que pretendo comprar é o Blackstar ht-5r.
    http://www.dawsons.co.uk/blackstar-ht-5r-5w-combo-amplifier

    Que tal?

    Perdão se já houver algum tópico sobre isso, eu pesquisei e não obtive uma resposta satisfatória.

    Dandelion
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lpitangueira,

    Você quer usar o drive e o reverb do ampli né? Se for isso, é só ligar a ME-25 no loop de efeitos dele (pelas especificações, este Blackstar parece que tem).

    Aí vai ficar nesta ordem: drive do ampli-------ME-25------reverb do ampli.

    Lpitangueira
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Dandelion
    Entendi! Obrigado, cara! Que dúvida noob rsrsrs

    dum_guitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Uma dúvida que tenho até hoje e ninguem soube me explicar...: quando utiliza-se a distorção do power valvulado (que é o filé), como posso utilizar delays, chorus, etc. sem embolar tudo, visto que essas modulações necessariamente vão ficar antes da distorção??? Aí vem alguns e dizem para ligar no loop, o que não adianta absolutamente nada, visto que o loop é exatamente a entrada do estágio de potência. Resultado: ao meu ver, na prática, ou usa-se apenas a distorção do power e o reverb do ampli, ou caso sejam necessários efeitos, só vãoi funcionar bem com distorção do pré+pedais, utilizando-se volume abaixo do "crunch" do power.

    Essa, para mim, é a maior questão dos valvulados. O "crunch" fantástico do power é "feito" para sonoridade crua, sem grandes efeitos. Se é para encher de efeitos+distorção, fico com os transistorizados+pedais.

    Bereta
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    dum_guitar

    Cara, acho que sua dúvida foi explicada por você mesmo. A distorção do power é ideal para um som cru, sem efeitos. Do contrário não fica legal. Para efeitos só utilizando pré mesmo.

    Abç

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    dum_guitar
    Cara, teste um bom valvulado com os efeitos no loop e depois um transistor com bons pedais..
    A resposta para sua dúvida é uma questão pessoal, só depois de testar bem que saberá a resposta... Pessoalmente, utilizo as duas formas.

    A galera cai muito nessa de que X é melhor que Y e blá blá blá..
    Música é arte, a arte é apreciada conforme o ponto de vista do expectador.

    A escolha de um equipamento deve sim ser influenciada por características "técnicas" (durabilidade, preço, valor de revenda, portabilidade , etc.) porém o mais importante é a sonoridade!

    Alguns dos timbres que viraram referência vieram de equipamentos "não recomendados".. O Fender Bassman por exemplo, que era um amplificador de Baixo!
    As guitarras e amplificadores modificados do Van Halen, o BB King que tira o mesmo timbre de Fender Valvulado ou Roland JC... Enfim, os exemplos são infinitos...
    Portanto, não nos apeguemos a essas coisas terrenas e bora usar os ouvidos, tocar guitarra e encontrar o melhor equip. dentro de nossas expectativas-possibilidades...

    Abs!

    dum_guitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    jonas.hetfield

    OK, não há comparação entre a sonoridade "macia da resposta lenta" do valvulado e a "aspereza da resposta rápida" do solid state... O que quis dizer é que se é para encher de efeitos, o custo-benefício do solid state é imbatível. Para mim, valvulados são pra passar longe de pedais... Bem para blues, mesmo. Coisa vintage...

    dum_guitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Só completando: não só para blues, mas para pegar pesado, sem efeitos, também. Vide um JCM no talo...

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    velho.... acho que uma pedida muito legal atualmente, pra evitar loop é você usar um amplificador simples e limpo... e dai voce mete tudo no input mesmo.... vide o tmiranda t clean....

    amplificador valvulado que contem a distorção embutida... claro é animal.... mas é muito inconveniente e sem praticidade usar o loop, tanto é que quando uso um desses eu tento dar uma enganada com o reverb dele, bem tosqueira e simples mesmo pra evitar problema....

    mas eu já fiz o teste com valvulado limpo e pedais externos, além de ser super simples o resultado fica matador... e o melhor de tudo esses amplificadores custam tipo 2 mil reais, com uma manutenção extremamente simples e voce pode levar com voce por muitos anos.....

    ha pedais no mercado que arremetem aos sons distorcidos classicos marshall, mesa boogie, soldano, tube screamer... só enfiar num valvulado limpo com a tua pedaleira na sequencia e matou a pau tio e vou até mais longe, acredite se quiser, até a distorção escrota da pedaleira da boss num amplificador desses com uma 2x12 fica bem violenta, sério mesmo e quando desligar o pedal voce vai ter um som limpo de gente grande...

    eu aprendi uma coisa... a gente adora meter o pau na distorção da boss, da zoom, eu sou o cara que mais chuta a boss no mundo pq o unico pedal deles que eu gosto é o afinador que é bonitinho e vive quieto...

    mas tambem a gente fica ligando nessas caixas meteoro, wattson com um falante seleniun de 8 polegas...
    ai fica dificil né ....

    um valvuladinho limpo com só a sua pedaleirinha da boss já fica bala, se efeitos são prioridade pra voce, fica com a pedaleira e usa a distorção dela ou um pedal externo.. a fire tá com um ai, ultimate distortion, o pedal é rebelde hein velho.. dá uma olhada lá....

    fui no show do dr sin velho.... o edu usa um blackstar enorme lá no canal limpo com a distorção e os efeitos da zoom bicho, e claro junto a uma tagima que é eternamente crucificada entre os internautas que falam demais demais e tocam de menos.... da até vontade de chegar pro cara e falar, mano, pra que isso? kkkkk
    mas ele usa assim e quero ver quem é macho de chamar o som do cara de zoombido...

    Drinho
    Veterano
    # jul/13
    · votar




    aí ó, pedal com valvulado limpo....

    Eu acho um som extremamente razoável...

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Filippo14
    · votar





    Som bem ruim que esse cara usa com 15 mil ampls valvulados e 100000 de efeitos né?

    Mano, acho esse tipo de coisa muito relativa em posição de efeitos e canais do amplificador.

    Abraço



    Editando - Vcs estão falando de canais ou saturações de valvulas ou de botão que adiciona distorção?

    MMI
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Eu acho até engraçado essas comparações de valvulado e SS. Daí vem umas teorias mirabolantes e comparações do tipo Meteoro Atomic drive contra um JCM800 (que nem acho isso tudo). Poxa, se quer chamar para briga, que chama um do tamanho dele, senão é covardia.

    MMI
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: MMI
    · votar


    Drinho

    fui no show do dr sin velho.... o edu usa um blackstar enorme lá no canal limpo com a distorção e os efeitos da zoom bicho, e claro junto a uma tagima que é eternamente crucificada entre os internautas que falam demais demais e tocam de menos.... da até vontade de chegar pro cara e falar, mano, pra que isso? kkkkk
    mas ele usa assim e quero ver quem é macho de chamar o som do cara de zoombido...

    Bom, eu já fui num show do Dr Sin há uns anos atrás, na época dos amplificadores nacionais. Não achei isso tudo não, se for parecido, eu diria que é meio zoombido sim.

    Um pouco mais para trás, o próprio falou num workshop: tenho ou tive todo o equipamento que quis. Hoje em público uso o que me pagam para usar, é um lance profissional.

    Da mesma forma, já conversei com ele mesmo sobre venda e trocas de equipamentos e umas banalidades. No estúdio, ele é fã de Mesa Boogie, apesar de não ter gostado muito do Road King. Há muitos anos ele usa o Triaxis + power, aliás estava comprando um de reserva. E já vi uns Marshall dele também.

    Não dá para levar muito a sério o que esses caras usam ao vivo...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Lpitangueira

    Acho que isso lhe responderá: http://stinkfoot.se/archives/722
    Print screen pra eternidade, hehe: http://imageshack.us/a/img545/4519/printdosite.gif

    Minha tradução:

    "Então, quando eu uso o loop de efeitos?

    Basicamente, o grande divisor é a distorção. Alguns efeitos soam definitivamente melhores ou mais balanceados quando colocados após a distorção (como delay e reverb), enquanto outros apenas soam diferentes (chorus, flanger, phaser, etc). Tremolo antes da distorção irá variar a quantidade de distorção muito mais do que o volume de fato, o que pode não ser o que deseja. Então, aqui vai:

    - Em um amplificador onde você usa o canal de distorção, você pode tentar, pelo menos, delay e reverb no loop. Se você tem um pedal tremolo e planeja usá-lo no canal de distorção, coloque lá também. Chorus, flanger phaser etc, dependem do gosto individual, e devem ser experimentados. Além disso, colocando um booster ou pedal de equalização no loop vai lhe dar muito mais controle sobre o volume total, comparado a na frente de um pré-amplificador distorcido.

    - Em um amplificador limpo (ou pelo menos num que você não tenha distorcido demais o pré-amp), eu nem preocupo com o loop. Pegar o sinal que sai do amplificador (e baixando o nível para igualar aos dos pedais e re-amplificando novamente) pode estragar o timbre muito mais do que quaisquer benefícios que você obteria ao colocar determinados efeitos após os controles de tonalidade.

    - Se você distorcer o amplificador simplesmente girando o volume até "estourar os ouvidos" (como fazíamos nos bons velhos tempos), não se preocupe também. Um monte deste tipo de distorção geralmente vem do estágio do amplificador de potência de qualquer maneira, que está localizado após qualquer loop de efeitos ...

    Uma última dica - se você tem um amplificador que tem um loop de efeitos serial colocado após o reverb, você tem o lugar perfeito para ligar um pedal de tremolo. Dessa forma, o tremolo estará mais próximo de imitar os dos bons e velhos amplificadores Fender (ou seja, "tremolando" tudo, inclusive o reverb), que soa bacana!

    Mas não permita que ninguém lhe diga o que deverá usar no loop para certos efeitos - nada é assim tão simples, e não há uma verdade universal!"


    Abs

    ps. se alguém detectar algum erro na tradução ou coerência, por favor me ajudem na correção. Obrigado.

    Led Zé
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    dum_guitar
    Para mim, valvulados são pra passar longe de pedais... Bem para blues, mesmo. Coisa vintage...

    Cara, isso não tem nada a ver . Quase todo monstro da guitarra usa/usou pedais na frente de um amp valvulado . Page, Hendrix, Satriani, Vai, Gilbert, Rhoads, SRV e por aí vai. Não existe receita de bolo e nem regra.

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    MMI

    Sim cara, acredito até que não seja o que de coração o próprio prefere, assim como nem eu usaria....
    Mas na minha opinião o som estava muito bom pra rock, não achei zoombido não, é aquela coisa é a coisa mais maravilhosa do mundo? Não, mas passa e soa legal se souber usar sabe..

    E outra a gente sempre volta na situação da questão custo e satisfação, se eu pudesse escolher usaria um fender twin pra sons limpo, um two rock pra crunchs, marshalls e soldanos pra high gains.... mas geralmente o pessoal precisa de uma coisa que faça bem tudo e na minha concepção você ter por 500 reais tudo o que uma zoom oferece é super válido, e muito bem timbrável se o músico tiver bom senso e bom gosto....

    Ter tudo do melhor é o que todo mundo quer, mas infelizmente temos que buscar alternativas econômicas e acredito que hoje coisas baratas tem feito um bom trabalho pra nossa realidade, músicos por natureza são menos afortunados....

    salvo exceções e hobbistas que essencialmente nem mexem com música como atividade econômica...

    e eu conheço o edu ardanuy pessoalmente, tive a oportunidade de conversar umas horas com ele e a verdade é que o cara é mais preguiçoso do que qualquer outra coisa, ele tá mais preocupado em tocar e ser feliz do que essencialmente se o som dele tá vindo do simulador ou de seja lá o que for... se você conversa com ele sobre equipamento na concepção dele ele ama os mesa boogie véio dele mas tudo é válido e dá pra você buscar bons sons de qualquer forma... e eu sinceramente concordo com isso... não uso dessa filosofia mas respeito quem usa, principalmente quem sabe fazer bom uso, fora que o que você perde em timbre você também ganha em praticidade, uma trocada de preset e 500 reais voce praticamente resolve sua vida.... pros coitados que nao tem estrutura nenhuma é muito válido....

    dum_guitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    O melhor material sobre o timbre das valvulas x solid state que já li. Vale a pena conferir : http://www.novacon.com.br/audiocontamp1.htm

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Lpitangueira

    Cara... uma observação que ninguém comentou, por incrível que pareça.

    O maior problema das distorções após as modulações não é timbre e sim porque distorções são os maiores geradores de ruído.

    Esteja antes ou depois, quase nunca se usa um chorus junto com um overdrive, por exemplo, a não ser que deseje algo muito específico, como o usual Phaser + Distorcion.

    Desta feita, basta desligar as modulações e acionar um boost para saturar as válvulas quando quer distorção.

    Toquei muito tempo desse jeito e nunca tive problema, até porque tinha um Marshall 100W anos 70 e não saturava em volumes "suportáveis" sem boostar!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig

    Mas chorus com OD não combina bem? eu tenho os 2 mas coloco só um pouco de chorus pra deixar o som destacado em algumas partes. (acho legal que fica parecendo um motor de carro heuheueh)
    O zakk wylde mesmo usa essa combinação de pedais de OD e Chorus, sem querer fazer polemica, como é esse algo especifico que falou? não entendi.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Não se trata de combinar ou não, até porque isso é muito relativo... Mas no teu exemplo, não deixa de ser um "caso específico", assim como Van Halen usa muito Phaser com Distorção....Geralmente (não via de regra) as modulações "zumbem" mais as distorções, fazem as notas ficarem mais "coladas". No caso específico de metal é bastante usado... mais para Distortion mesmo.

    Mas quando queremos algo mais Drive, mais "Crunch".... mais gordo, como em hard e blues, geralmente saturação de ampli, ou na falta de, um overdrive "gordão" sem modulação, é mais eficaz.

    A galera confunde um pouco "peso" com timbre. Não têm nada a ver. Metal é pesado, mas geralmente mais abelhudo, e modulado. Hard é mais leve, mas costuma ser mais "gordo" e uniforme.

    Eu só quis dizer, justamente, que se fosse assim radical "como parte da galera" citou, guitarristas que usam valvulado não usariam pedais. E a grande maioria usa, sem problemas. E antigamente não havia "loop" nos amplis e usava-se efeito do mesmo jeito.

    Têm muito "conceito" hoje, muita regra e pouca "oreia".....hehehehe.

    Se neguinho postasse: Eu uso Fuzz num valvulado saturado, ou as vezes, uso Fuzz para boostar meu ampli, o que acham?

    Iriam dizer: Tu é louco! Fica uma merda! Fica abelhudo! mimimi

    Aí o neguinho escrevia: Esqueci de dizer, sou novato no fórum e me chamo Jimi Hendrix e meu amigo David Gilmour faz isso também!...hehehe

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Lelo Mig
    É, orelha falta mesmo.li uma reportagem com o Steve Howe e ele falou que hoje usa amp Line6 e pedaleira digital porque permite que ele reproduza com mais exatidão as texturas dos discos antigos, e assim é bem melhor que usar pedais de distorção e phaser. A galera tudo pira nos vintage e ta la o velho usando coisa digital. é um contraponto mesmo.
    Escuto muito sobre usar modulações no loop do amp, isso seria para o pré-amp não amplificar muito o chiado?

    Lembro que num tópico vc postou uma foto da pedaleira do David Gilmour e tinha uns 4 compressor, doidera tmb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a distorção de amp depois das modulações?