Caixa Leslie DIY - Motores

    Autor Mensagem
    AurélioB.
    Veterano
    # mai/13


    Olá galera do forum, primeiramente peço desculpas por criar um novo tópico, porém não esxiste nenhum especificamente sobre este assunto.
    Pois bem, a uns 2 anos venho construindo uma caixa leslie, inspirado pelo nosso grande amigo Adão Chagas, que teve um exelente sucesso com a sua. Minha caixa está praticamente pronta, gabinete, rotores acabamento, tudo, exceto pelos motores. Os originais são muito caros e com um circuito complexo de controle, então são inviáveis. Já fiz alguns testes com motores A.C. de ventiladores comuns, mas estes são muito ruidosos e bem chatos de se controlar a velocidade. Conversando com amigos que entendem de motores, me deram a idéia de usar um motor D.C. sem escovas, os mesmos de toca-discos e aero-modelos, estes motores são de 12v e por serem D.C. é fácil controla-los por P.W.M. O único problema é achar algum forte o bastante para girar os rotores da caixa. O Adão Chagas disse em outro tópico ter usado um motor de ventoinha de automovel, mas não conegui contato com o Adão, então não tenho certeza do motor certo. Minha idéia é fazer a caixa passiva, futuramente penso em colocar algum amp à base de 6L6, mas é outro papo.
    Será que alguém pode me dar uma luz de qual motor procurar? Não consigo mais ver esta caixa parada por algo relativamente simples, pois o mais dificil que é a mecânica da caixa está pronta e testada. Desculpem o tamanho do texto, mas é para ficar bem claro meu objetivo, em breve posto algumas fotos. Grande abraço à todos do forum!

    Matec
    Membro
    # mai/13
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    AurélioB.

    Não sei de onde vc está postando, mas talvez seja melhor procurar primeiro o motor mais á mão e depois pensar no controle, Os motores dc com escova são mais comuns e mais fáceis de implementar. Não sei se os outros que vc falou, sem escovas, talvez sejam motores de passo, esses precisam de um controle mais elaborado para funcionar. Procure a melhor solução custo x benefício.
    Abs

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/13
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    AurélioB.
    Boas! Aurélio, seria legal vc postar alguma foto do mecanismo. Para que possa te dar uma dica, é preciso ter idéia da carga mecânica dos rotores. Geralmente os motores DC de limpadores de parabrisa ou vidros elétricos tem bom torque, sendo fáceis de encontrar em desmanches. Transmissão por Correia de borracha é recomendável, para evitar propagação da vibração do motor para a caixa. Abcs.

    AurélioB.
    Veterano
    # jun/13
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    Olá amigos do fórum, peço desculpas pela demora da resposta, mas estou realmente sem tempo nessa vida.
    Pois bem, seguem as fotos da caixa, não são as melhores, mas dá pra ter uma boa ideia do andamento da coisa.

    Exterior:
    http://imageshack.us/photo/my-images/837/xfew.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/198/15s3.jpg/
    Interior:
    http://imageshack.us/photo/my-images/809/6zi8.jpg/
    Detalhes da mecânica:
    http://imageshack.us/photo/my-images/62/u2qb.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/836/w23w.jpg/ (canaletas para o acesso da correia com a polia do rotor)
    http://imageshack.us/photo/my-images/809/k4yz.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/844/xew7.jpg/

    O rotor é montado sobre 2 rolamentos, gira com muita facilidade e é muito silencioso. A corneta é montada sob uma base de aço e tem um encaixe extremamente preciso (feito em torno mecânico) com a polia de nylon para testes peças, que é muito rígido e é apenas lubrificada com graxa azul, especial para altas velocidades.
    Para o cálculo das polias pra conseguir a rotação desejada eu consigo fazer e também confecciona-las.
    Meu problema realmente é o tipo de motor que posso utilizar, pois tem que conseguir a mudança de velocidade com precisão e que tenha torque suficiente. A minha ideia é usar apenas UM motor para cada parte da caixa, que seja controlável via circuito ou de alguma outra forma.
    Valeu galera!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/13
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    AurélioB.
    Ok, padrão mesmo, muito bem feita. Bem recomendo a vc motor DC de vidro elétrico ou limpador de parabrisa para carro, sem a caixa de redução. Vc vai precisar de uma boa fonte de 12V e controle PWM em ponte para manter o torque em baixas velocidades. Esses controles vc encontra no Mercado Livre, tem vários lá. A fonte vc pode usar uma de computador sem uso, de 250W pra cima, usando apenas a saída de 12V dela(fios amarelos e pretos).Abcs.

    juanlmendes
    Membro
    # jun/13
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    AurélioB.
    a maioria dos motores de limpadores de parabrisa tem duas velocidades nele mesmo

    AurélioB.
    Veterano
    # jun/13
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    carlos adolphs
    juanlmendes
    Ah que maravilha! Já imaginava que esses motores poderiam funcionar, só estava receoso em gastar algum dinheiro em vão.
    Esta semana mesmo já vou atrás deles, o controle PWM eu consigo fazer por aqui mesmo, tenho noção suficiente no assunto.
    Por enquanto é isso pessoal, assim que começar a desenvolver este projeto vou postando os resultados. Grande abraço!

    juanlmendes
    Membro
    # jun/13
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    AurélioB.
    compre esses motores em velho velho pra não sair tão caro

    David Hendrix
    Membro
    # jun/13
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    massa seu projeto amigo! quais madeiras vc usou, e qual falante pensa em colocar?

    abraço

    AurélioB.
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: AurélioB.
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    Olá galera! Demorei mas voltei, com novidades!
    Comprei os motores, montei os falantes e os testes estão 100% OK!
    Meu único problema está sendo o dimensionamento do circuito PWM, eu montei um circuito que encontrei na internet, com 2 CI's LM555. ( http://www.eleinmec.com/article.asp?28 )
    Um 555 é para o controle dos pulsos e o outro para as frequências, no original está especificado um transistor TIP31C para disparar o sinal, porém este é para apenas 3A, como vou usar 2 motores de vidro-elétrico que consomem 6A cada, vou precisar de no mínimo 12A. Optei por substituir o TIP31C por um TIP35C, que aguenta até 25A, mas não funcionou, tenho ciência que um transistor mais forte não basta, só que não sei qual parte do circuito modificar, se puderem me dar uma luz, seria ótimo, valeu!!

    carlos adolphs

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/13
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    AurélioB.
    Boas, Aurélio. O problema com o TIP 35 é que para dar os 25A de coletor ele drena 5A na base. O 555 não consegue fazer isso. Use o TIP142, que é um darlington para 20 A com corrente de base de 0,5A. Vai funcionar. Não esqueça de usar um dissipador bem grande. Abcs.

    AurélioB.
    Veterano
    # dez/13
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    Grande carlos adolphs, sempre salvando a cuca da galera!
    Obrigadíssimo pela resposta, irei amanha cedo comprar o transistor e testa-lo!
    Anteriormente eu havia substituído o resistor de 1K antes do transistor, para um de 470 ohms, justamente por acreditar que o 555 não estava dando conta, cheguei até a tentar com um 2N3055 no lugar do TIP, mas só agora eu percebi que a corrente no coletor é para 7A!
    Grande abraço, em breve posto mais novidades, agora na reta final!

    AurélioB.
    Veterano
    # dez/13
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    carlos adolphs
    Grande Carlos, montei com o TIP142 e funcionou!, mas como todo em projeto handmade, cada vitória esconde um novo desafio!
    Os motores resolveram apitar na frequência do PWM, li em alguns sites que consigo contornar esta situação colando um capacitor de 470nF e um diodo em paralelo com o motor, procede?
    Na realidade não quero "esconder" um possível defeito, gostaria de tentar elevar a frequência de trabalho ainda mais, até alcançar uma faixa que não seja audível. Até aonde eu entendi, este circuito que montei é dividido em praticamente 2 funções, um circuito básico de PWM e um "capacitor" variável para controlar a frequência, que seria o 555 qual está ligado o potenciômetro (no meu caso um trimpot) que está escrito "Frequency Preset". Será que substituindo o capacitor de 0,1uF ligado a este respectivo CI pode alterar a faixa de frequência? Digo isto pois geralmente num PWM simples, o capacitor ligado no pino 6 define a frequência. O que percebi é que este circuito tem uma "faixa de trabalho" para a frequência, gostaria de poder estender essa faixa até mesmo para um controle mais fino dos motores!
    Outra coisa, montei um dissipador enorme, com uma ventoinha de processador, porém o transistor esquenta bastante, o dissipador fica tão quente que mal é possível toca-lo, li sobre transistores de origem duvidosa que não atendem ás especificações originais, esquentando bastante e queimando muito rapidamente, é possível que este não seja o "recomendado"?
    Bem, muito obrigado, aguardo a resposta para prosseguir! Abraço!

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