Autor |
Mensagem |
LeoMed Veterano |
# abr/13
Adquiri um combo ORANGE TH30C, de 30W, 1x12". Possui 4 válvulas. Um excelente combo valvulado, gostei muito. Mas como comprei nos EUA, ele é 110V. Preciso de um transformador para 220V (moro em Brasília). Inicialmente, usei um desses transformadores/estabilizadores para computadores, que funcionou, com um pequeno chiado, mas funcionou. Posteriormente fui a uma loja comprar efetivamente um trasformador e eles me venderam um de 200W (falaram que eram o ideal). É um pequeno volume, pesadinho, com dois fios, um para colocar na tomada e outro para ligar o ampli. Funcionou, porém com um CHIADO ENORME!! Tentei procurar a potencia de consumo do ampli, para ver se os 200W eram suficientes, e não encontrei nem nele, nem no manual. O que vcs, que tem experiencia com valvulados dizem a respento? Comprei o transformador errado?? Qual comprar? Valeu!!
|
ALF is back Veterano
|
# abr/13 · Editado por: ALF is back
· votar
LeoMed manjo absolutamente nada de eletronica, mas vivo um problema relacionado ao seu (só q meu amp blackstar pifou por causa de incompatibilidade da rede brasileira) e tenho lido bastante coisa na net. O pessoal recomenda mto o tal do Variac...acredito que pro seu amp, 2kva da e sobra! como nao entendo mto, nao sei se o q vc comprou é adequado ou não, mas com ctza o chiado todo é por conta desse problema! ja testei esse amp e nao tem o q falar, excelente! dizem por ai q qualquer amp de grande porte precisa de um desses...sugiro q aguarde alguem q entenda mais do assunto apareça pra te ajudar! e parabens pela aquisição!
|
LeoMed Veterano |
# abr/13
· votar
Pois é ALF is back, esta parecendo um assunto meio nebuloso, que as pessoas q tenho conversado nao sabem mto bem... Postei até naquele forum do "valvulados.com.br" e até agora nada. Vamos aguardar, e se nada aparecer, arrisco um de 500W logo pra ver como se comporta. Mas acho que te haver com o tipo de trafo, e nao potência. Mas valeu! Obrigado.
|
marfu Membro |
# abr/13
· votar
Ola Uma conta grosseira ( e com resultado acima do real) é multiplicar o valor do fusível pelo valor de entrada de tensão.
Ou seja: fuse de 5A e tensão de 110V = 550 VA Compre um trafo superior a isto.
Via de regra existem no mercado trafos de 1000VA que atendem sua demanda sem problemas.
Recomendo que compre um trafo 220V p/ 110V (110 e não 127) na potência de 1000VA.
vc pode até fazer um teste antes. Pegue sua caixa e leve em algum téc. em eletrônica que tenha um transformador e teste antes.
O "variac " é um equipamento ( caro) utilizado quando vc precisa de uma tensão ajustavel diferente da rede disponível. Alguns modelos tem saídas bi-fásica ou trifásica. Além disso ele tem um potênciômetro para ajuste, e vc precisa de um multimetro para regular a tensão de saída. também é perigoso ( para seu amp) pois uma aalteração involuntária no potenciômetro e sua tensão pode ficar até acima dos 220v. Além de ser um trambolhão desnecessário para sua aplicação.
Moro em Curitiba, e falei com um amigo de Brasilia que é musico e teve o mesmo problema, fez a conversão para 220v. Ele levou na CONTATO PRO, 61 3385 7070 3244 6669 - 310 sul ou próximo. Link no google.
abc.
|
LeoMed Veterano |
# abr/13
· votar
Caro marfu,
Agradeço muito suas considerações, de grande conhecimento e ajuda.
O trafo de 200W que comprei foi justamente na Contato Pro, mas não levei o ampli lá. Agora..... ele é pra 127V, e não 110V. Será que é por isso que o estabilizadorzinho para computador que usei inicialmente não chiava tanto???
Quanto ao dimensionamento, a principio é estranho, porque estaria ok. Li na traseira dele que o fuse é 500mA = 0,5A. 0,5A x 110V = 55 VA, ou seja, o trafo de 200W dá e sobra. Li atrás tb o seguinte: "mains imput aprox 115 VA, 50/60Hz", ou seja, tb estaria atendido. A única coisa seria, ao meu ver, e tendo por base sua informações, que estaria incorreto seria a tensão, 127V.
De qqer forma, vou leva-lo lá, como seu amigo fez, e ver o que dizem. Nao dá pra ter um Orange, chiando né..... rs.
Desde já te agradeço a importante ajuda.
Abs.
|
renatoguitar86 Membro Novato |
# set/16
· votar
Leomed,
enfrento o mesmo problema que o seu, porém de outra forma,kkkkk.
comprei um combo orange TH30 230v e minha rede domiciliar é 110v. Pra ser sincero, imaginei que o amp iria gritar igual um monstro desenfreado. Mas me frustrei porque achei o volume de ganho dele baixo demais. meu irmao toca bateria e no nosso "estudio domiciliar" a bateria dele sempre engole o som do meu amp. Não dá nem pra competir. Assim,pergunto...
Existe algum transformador bom de 230v para 110v? vale a pena investir em um? e, será que com um transformador decente meu amp nivela a voltagem e pode produzir um som mais alto?
valeu amigos
|
renatoguitar86 Membro Novato |
# set/16
· votar
Caro marfu,
O trafo de 200W que comprei foi justamente na Contato Pro, mas não levei o ampli lá. Agora..... ele é pra 127V, e não 110V. Será que é por isso que o estabilizadorzinho para computador que usei inicialmente não chiava tanto???
Quanto ao dimensionamento, a principio é estranho, porque estaria ok. Li na traseira dele que o fuse é 500mA = 0,5A. 0,5A x 110V = 55 VA, ou seja, o trafo de 200W dá e sobra. Li atrás tb o seguinte: "mains imput aprox 115 VA, 50/60Hz", ou seja, tb estaria atendido. A única coisa seria, ao meu ver, e tendo por base sua informações, que estaria incorreto seria a tensão, 127V.
De qqer forma, vou leva-lo lá, como seu amigo fez, e ver o que dizem. Nao dá pra ter um Orange, chiando né..... rs.
Abs. Caro marfu,
Abs.
Leomed,
comprei um combo orange TH30 230v e minha rede domiciliar é 110v. Pra ser sincero, imaginei que o amp iria gritar igual um monstro desenfreado. Mas me frustrei porque achei o volume de ganho dele baixo demais. meu irmao toca bateria e no nosso "estudio domiciliar" a bateria dele sempre engole o som do meu amp. Não dá nem pra competir. Assim,pergunto...
Existe algum transformador bom de 230v para 110v? vale a pena investir em um? e, será que com um transformador decente meu amp nivela a voltagem e pode produzir um som mais alto?
valeu amigos
|
marfu Membro |
# set/16
· votar
Leomed,
valeu amigos
Renato. Preste atenção, pois sua rede deve ser de 127V e não 110. este detalhe é importante em valvulados, muito mais que em amps transistorizados, por questões construtivas.
Leomed.
Relendo seu post percebi que o desempenho foi melhor com estabilizador. estes equipamentos fornecem normalmente 115Vac, isso fica mais próximo do valor original.
Para ambos.
Em equipamento valvulados é muito importante alimentar com a tensão nominal, no caso ( 110V ) .
No caso do amp com tensao nominal de 230, é menos crítico, pois uma rede de 220, vai fornecer um pouco abaixo do especificado, causando menos dano ao equipamento.
|