Chave Stand-by em valvulados - A verdade sobre

Autor Mensagem
Shapu
Veterano
# jan/13
· votar


Ramsay

Perfeito cara. Você como sempre com contribuições muito importantes.

Ramsay
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal, só para esclarecer:
O módulo estabilizador nada mais é que um estabilizador de PC ligado em série com um transformador isolador.

Ou seja, a voltagem da rede elétrica entra pelo plug de tomada de 2 pinos do módulo estabilizador, passa por um transformador isolador que pode ser de 110V/110V ou 220V/220V e em seguida passa pelo circuito estabilizador e vai desembocar nas tomadas de saída de 3 pinos em que numa delas deve ser ligado o amp valvulado.

A vantagem desse módulo estabilizador é que protege o usuário de choques elétricos.
Em contrapartida, pelo fato do plug de tomada dele ser de 2 pinos, a ausência do 3º pino dificulta a eliminação do humm, através de um aterramento adequado desse 3º pino.

macaco veio
Veterano
# jan/13
· votar


apesar do topico ter se desviado um pouco, pra nao ficar no ar o que falei e que muitos nao sabem, dei uma pesquisada por curiosidade apenas porque nao mexo mais com isso e porque tambem nunca soube exatamente como acontece realmente essa deteriorizacao do catodo mas aqui esta bem decifrado na net.
o fenomeno eh conhecido como sleeping sicknees (doenca do sono) ou cathod poisining (envenenamento do catodo, esse que eu conhecia), a valvula em alta temperatura sem corrente no catodo por causa do standby desligado ha uma reacao quimica com o gas bario e forma uma camada que vai cobrindo parcialmente o catodo e diminuindo a capacidade da passagem de eletrons.
o exemplo aqui nao eh com valvulas de amplificacao mas o fenomeno eh o mesmo. reparem na quarta valvula, parte do catodo esta coberto dificultando a conducao.
http://www.youtube.com/watch?v=ctEXgaRdxlg
em amplificacao uma diminuicao do rendimento da valvula, pelo que li, um efeito reverso pode se tentar consertar uma valvula deteriorada mas nem sempre da certo. Se o Carlos Adolf estivesse por aqui poderia explicar muito melhor que eu, eh uma pena.
Uma outra dica que muitos nao sabem, a maioria desliga o standby primeiro, depois o power, nada contra, mas se desligar o power primeiro a valvula ainda esta quente e permanece ainda quente por um tempo, entao o stand by poderia ser desligado depois sem problema, (eu sempre desligava os dois juntos), aqui depende do circuito onde a chave stand by foi projetada, em alguns amplis ao se desligar o standby primeiro costuma ouvir um click ou pop no som, isso porque um pick indutivo na chave se descarrega e um ligeiro faiscamento pode ir deteriorando os contatos da chave, considerando esse fato era melhor desligar o power primeiro (onde tambem pode haver pick mas com uma voltagem menor),mas ai tambem ja e ir ao extremo do cuidado. eh isso ai, sorte com seus amplis para todos.

PEMAMETAL
Veterano
# fev/13
· votar


Fala Ramsay,

Tenho duas perguntas pra voce.

1 - Qual a verdadeira função do estabilizador? Não sabia que ele baixava a tensão pra 120V, achava que só um variac fazia isso. Se realmente faz, vou começar a usar, por que nunca me preocupei muito com isso, sempre liguei meus marshalls direto na tomada, não tenho nem ideia de quanto ta chegando na tomada.

2 - Uma vez eu li uma entrevista do George Lynch que ele dizia que os Marshall dele soavam melhor na europa por que a tensão era 220V, segundo ele os marshall timbram melhor quando usa em 220V. Vc sabe alguma coisa sobre isso? Eu ja usei tanto em 127 quanto em 220V, mas como foram em dias diferentes, não da pra saber se realmente existe alguma diferença

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


PEMAMETAL


Fala Pema!!

1- A função do estabilizador quando usado em amps valvulados é abaixar a voltagem da nossa rede elétrica (127/131V) para uma voltagem próxima da que vem escrita no painel traseiro do amp valvulado (120V).

Em amps solid-state não faz sentido usar um estabilizador porque esses amps não trabalham com voltagens elevadas.

Já num amp valvulado esses 10V a mais na rede elétrica passam pelo trafo de força que eleva esse valor em 50V ou mais e que somados a alta voltagem normal (+B) muitas vezes ultrapassa a voltagem máxima suportada pelos capacitores de filtragem da fonte que, a médio prazo, podem ser danificados.
Além do que, a alta voltagem adicional altera o bias das válvulas de potência fazendo com que elas esquentem mais e durem menos.

2- Isso é puro mito e não tem nenhum fundamento teórico.
Como o amp possui uma chave seletora 110/220 no painél traseiro, quando se muda a chave para 220V, o Marshall vai receber a mesma alta voltagem que receberia se estivesse com a chave em 110V e ligado numa tomada de 110V.
Eu acho que o George Lynch apenas tinha essa impressão!!

rock_simpsom
Veterano
# fev/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


Ramsay

aqui varia entre 131/133V para 119/120V que é o que o amp precisa para funcionar perfeitamente sem sobreaquecer e rachar as válvulas por excesso de voltagem.

Como assim? vc acha que essa variação de pouco mais de 10 volts é capaz de sobreaquecer ou rachar uma valvula, au diminuir a vida útil??

Proteção contra picos e raios.. isso sim é uma preocupação importante.

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom

Já aconteceu comigo.
Eu usava meu valvulado de 50W ligado direto na tomada.
Até que um dia, do nada, apareceu um ruído estranho e uma das 6L6 pipocou e rachou.

Abrí o amp e com um multímetro verifiquei que o +B que deveria ser de 455V tava marcando cerca de 507V, ou seja, acima da voltagem máxima que os capacitores eletrolíticos da fonte suportam que é 500V.

Então, coloquei um novo par casado de 6L6, reajustei o bias e liguei o amp num estabilizador SMS de 1KVA.
Medí o +B e ele estava nos conformes marcando voltagem bem próxima dos 455V que deveria.

Com isso, o amp passou a funcionar mais frio (as válvulas esquentam menos porque não são sobrecarregadas por excesso de voltagem) e nunca mais tive problemas.

Del-Rei
Veterano
# jul/18
· votar


Opa...
Um vídeo aqui sobre o assunto:



Ramsay
1- A função do estabilizador quando usado em amps valvulados é abaixar a voltagem da nossa rede elétrica (127/131V) para uma voltagem próxima da que vem escrita no painel traseiro do amp valvulado (120V).

Mas essa redução acontece com todos os estabilizadores?

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chave Stand-by em valvulados - A verdade sobre