Blackstar Soloist 60 ou Marshall JMD 501, qual comprar?

    Autor Mensagem
    paulomichels
    Veterano
    # nov/12


    Amigos, moro no interior e nao tenho como testar nenhum desses amps. No momento estou em Porto Alegre e testei dos dois modelos.
    Gostei de ambos. Ambos me deixaram feliz tocando neles. Mas estou em dúvida de qual comprar. Alguem para me dar uma luz?
    Pelo que vi o Blackstar , aqui no forum, todos falam muito bem. Esse modelo e todo valvulado e achei muito legal.
    Pelo que vi tambem o marshall, esse modelo, tambem é bem elogiado.
    Toco numa linha de guns, foo fighters, sendo que o mais pesado seria um metallica.
    O preço de ambos varia na mesma faixa = 3500
    conto com a ajuda de voces, ficarei na cidade por 4 dias e gostaria de decidir nesse tempo.
    grato!

    Hitman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    paulomichels
    nao sou fa de hibridos.
    Eu pegaria o all tube (blackstar)

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Blackstar

    Delson
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Delson
    · votar


    paulomichels
    No momento estou em Porto Alegre e testei dos dois modelos.

    Esse modelo tem aquela chave ISF, que varia entre sonoridade britânica e americana? Se sim, e se você testou essa chave, fale mais a respeito, por favor. Sempre tive curiosidade em saber mais sobre essa funcionalidade dos Blackstar...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    paulomichels
    Marshall JMD 501: hibrido, tem parte digital e valvulas, é ótimo, mas versatil que o Blackstar.
    Blackstar Soloist 60: Valvuldo, não sei se posso dizer "all tube" pois tem transistores no meio de seu circuito.. tem um timbre melhor em minha opinião, é tão versatil também, para você é tranquilo.

    Eu recomendo o Blackstar "Stage"60 preço muito parecido, tem um falante a mais, e umas coisinhas, tipo um canal a mais, umas chavinhas legais.

    Onde testou o blackstar?

    Entre os dois citados, iria de Blackstar Soloist 60.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Delson
    Esse modelo tem aquela chave ISF, que varia entre sonoridade britânica e americana?
    Todos Blackstar tem, é algo que somente eles tem (é patentiado). Esta chave permite simular de Vox/marshall ao extremo mesa boogie por exemplo..

    Ela para um lado fica mais vintage, para outro mais moderno. Este é a ideia deles, falar que varia entre sonoridade britânica e americana não fica muito claro no som..mas testando se percebe legal...

    Só acho que eles deveria ter duas, uma canal clean e outra sujo, para poder ajustar.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bom , eu tenho um JMD501. Busquei nos EUA e testei lá todos os amps possíveis . Inclusive o Blackstar Soloist 60. Os dois são muito fodas. Eu preferi o Marshall pela versatilidade infnitamente maior . Ele tem o mesmo footswitch do JVM , que permite salvar seus timbres como se fossem presets, assim você fica com um amp de 28 canais. Eu acho fantástico. Mas é aquilo, me despi de todo preconceito desse papo de all tube, apesar dele ser quase um all tube pois tem válvula no pre +DSP e um power todo valvulado. Resolvi confiar nos meus ouvidos. Daí levei o Marshall e não me arrependo. Mas é bom testar pra ver o que gosta mais. Cada um tem um gosto.

    Delson
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes
    Esta chave permite simular de Vox/marshall ao extremo mesa boogie por exemplo..

    Era nisso que eu estava em dúvida... Seria interessante se o modo "americano" simulasse um Fender Bassman, sei lá, e o modo "britânico" simulasse um JCM800 da vida... kkkkkk
    Valeu pela resposta.

    Victorblues
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Delson

    Essa mudança que procura de clean fender e drive marshall vc encontra em handmades nacionais de boa qualidade e baratos. A ISF do Blackstar atua nos drives dando "cores" nas eq e no punch no ganho que remetem aos mesa e marshall, mas para um som fender o knob tone e o botão voice do canal CLEAN dão uma proximidade muito boa ao som fender. Mas diga-se que as válvulas EL34 são mais ardidas que as 6l6 (tradicionais dos fender) resultando em um som limpo diferente dos Fender. Tem gente que não gosta... acha o clean ruim. Questão de gosto pessoal...acho o blackstar excelente para qualquer tipo de som.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Delson
    Olha o timbre de JCM800 que eu tiro aqui com JMD:
    Timbre AC/DC -JCM800
    E gravei de qualquer jeito, com amp flat, só pra dar uma idéia. Usei a saida XLR balanceada direto na interface .

    Hitman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    Mas é aquilo, me despi de todo preconceito desse papo de all tube

    cara, nem todo papo de all tube e preconceito.
    Voce so tem que saber distinguir o que eh gosto e o que eh preconceito...

    frP
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Hitman
    Led Zé
    Mas é aquilo, me despi de todo preconceito desse papo de all tube

    cara, nem todo papo de all tube e preconceito.
    Voce so tem que saber distinguir o que eh gosto e o que eh preconceito...


    O que o Led quiz falar é que metade(ou mais) da galera que vai comprar um amp, não sabe a mínima diferença entre um all tube e um ss a não ser as válvulas... se fizessem um teste cego com esse pessoal, aposto que não conseguiriam distinguir qualé o som de um e de outro... E caso tivesse gostado mais do som 'não all tube', ao saber deste fato iria mudar de opinião rapidinho... kekeke

    paulomichels
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pessoal , muito obrigado pelas respostas! Achei que muito legal que a maioria defendeu o Blackstar, achei que iria todo mundo gritar: "Marshall!!"
    Estou mais balançado mesmo para o blackstar, acho que vou apostar nele, mas vou deixar para comprar no sabado, para ver se rola mais alguma resposta por aqui!
    Valeu!
    PS; Se mais alguem quiser contribuir agradeço!!!

    Delson
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    Sonzêra mesmo!

    jigo__
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    paulomichels
    eu iria de blackstar fácil, SS deixa a desejar por melhor q seja a simulação, utilizei por mto tempo amp's ss com pedaleiras top, ainda hj uso uma zoom g2 pra ensaios pois é mais fácil q carregar meu amp 3 vezes na semana...

    mas a diferença é clara, não no começo, pois no começo td soa bem, mas com o tempo os timbres do SS ficam "secos" e as simulações, bem essas passam a soar artificiais, mas tem quem goste, na vdd eu msm curto mto algumas coisas digitais, como pedais de delay... mas não troco as válvulas por nd...

    enfim eu iria de blackstar pela qualidade do timbre por ele ser mais "quente"!!

    brunowebguitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    paulomichels
    Eu iria de Blackstar, apesar de não conhecer o Marshall em questão...
    Sobre o papo de all tube ou hibrido, devemos lembrar que o Blackstar também não é 100% valvulado, tem um monte de transistores ali que ajudam na distorção dele!!!

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    jigo__
    SS deixa a desejar por melhor q seja a simulação, utilizei por mto tempo amp's ss com pedaleiras top, ainda hj uso uma zoom g2 pra ensaios pois é mais fácil q carregar meu amp 3 vezes na semana...
    Mas o JMD não é um amp SS. Ele tem uma ecc83 no pre +DSP e um power todo valvulado com 2 EL34 (50w) e 4 EL34 (100w). Sem cntar que el possui um modo onde se pula o pre e usa só o power valvulado. E outra, o nível das simulações é outro. Citar a G2 não é dá né...Aqui se usa válvula no pre e power . Nada a ver com uma pedaleira convencional.

    mas a diferença é clara, não no começo, pois no começo td soa bem, mas com o tempo os timbres do SS ficam "secos" e as simulações, bem essas passam a soar artificiais, mas tem quem goste, na vdd eu msm curto mto algumas coisas digitais, como pedais de delay... mas não troco as válvulas por nd...

    Nesse caso não. Ele soa muito mais quente e mais sensível ao toque e dinâmica que meu antigo all tube. Vendi meu all tube por causa dele. Acho que você não conhece o JMD pois a porposta dele é bem diferente dos aparelhos citados por você como pedaleiras e amps SS. Eu também não conhecia até alguém me mostrar . Aí fiz uma bateria de testes com vários amps e ele deixou vários no chinelo, inclusive o Blackstar. Os únicos que soaram melhor do que ele eu não podia comprar então foi ele mesmo. Abrax

    jigo__
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    kkk bom se ele é valvulado ai ja é outra historia (valvulas no pré e power), não conheço o amp em questão... citei a zoom g2 pq é a q eu uso p/ ensaio, mas ja tive diversas pedaleiras zoom g7, gt-10, pod x3 e por aew...

    conheço o blackstar é um puta amp, q eu compraria e testei qdo fui comprar meu 2º valvulado, preferi ficar com o tiny terrror na ocasião pelo preço q axei...

    mas não gosto da ideia de amp com lances digitais, tanto q p/ mim ele era um SS com pré valvulado... mas se é tão bom assim como vc fala e se serve as tuas necessidades td bem, o fato é q pra mim não serve...

    abçs

    Hitman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    as se é tão bom assim como vc fala e se serve as tuas necessidades td bem, o fato é q pra mim não serve...


    Faco das palavras do jigo__ as minhas.
    Ja sei do que eu gosto e do que nao gosto... hibridos sao uma das coisas que nao esta na lista do "gosto"

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Hitman
    Com certeza , gosto não se discute. Só corrigi alguns pontos sobre o amp que estavam errados. Facilita para quem busca informação.

    Hitman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    Com certeza , gosto não se discute. Só corrigi alguns pontos sobre o amp que estavam errados. Facilita para quem busca informação.

    ah sim, claro

    Qual som vc diria que e o forte do jmd?

    Ramsay
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    paulomichels

    Já que vc testou os dois, e gostou de ambos, então, eu sugiro que vc foque na parte técnica, que implica em durabilidade e confiabilidade:

    1) Dê uma olhada nos alto-falantes que os amps utilizam e se um deles tiver alto-falante de marca, dê preferência.

    2) Os amps valvulados, híbridos ou não, normalmente tem 2 trafos, sendo o maior o trafo de força (que alimenta as válvulas do amp) e o menor o trafo de saída que leva o som da guitarra aos alto-falantes.
    Dê preferência ao amp que tiver o maior trafo de saída, porque, ele esquenta menos e dura mais.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Hitman
    Qual som vc diria que e o forte do jmd?
    Cara, como ele só simula Marshalls, eu diria que tudo na praia do JCM800, Plexi, 1974, JVM, ele faz muito bem. E tem o MELHOR clean que eu já vi em Marshalls. Aliás, são 4 cleans .Ele não é hi gain. Não acho um amp indicado pra metal pesado. Eu tiro uns metal boostando com um Sd-1, mas pra mim metal é Sabbath, Iron, Priest, etc...Essas músicas que neguinho arrota no microfone eu não toco não hehehehehe. Eu diria que é um amp roqueiro, com o DNA Marshall mesmo. Mais vintage do que moderno.
    Aqui vai a lista das modelações:
    1959
    1974
    JCM800 2203
    JMP-1
    JCM2000 DSL100
    Mode Four
    JVM
    Haze40

    Isso aí distribuído em 4 sessões . 4 cleans, 4 crunch, 4 overdrive e 4 lead.

    Ramsay

    O falante do JMD é um Celestion G12-70MD.

    Hitman
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    mas tipo, qual som vc mais curtiu dele?

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Hitman
    Aquele crunchzinho a lá Malcom Young e o clean do DSL. Tocaria um show inteiro só com os dois e um overdrive boostando de vez em quando.
    Coloque nos 6:00 e vá até os 7:22 desse vídeo. É basicamente o meus timbres.



    Drinho
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    achei que iria todo mundo gritar: "Marshall!!"

    Quando a turma grita marshall o papo já tá bem longe dos 3500 velho....

    eu achei o blackstar bem legal também... concordo com os colegas

    .Essas músicas que neguinho arrota no microfone eu não toco não hehehehehe.

    kkkkkkk musica que nego arrota é foda

    Aldo Guitar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Opinião de que tem um JMD 501:

    Amp é muito bom, toco ao vivo com ele todos ficão horrorizados como ele fala tão alto e com tanta qualidade... Não me arrependo nem um pouco de ter pago 3850,00 no amp, pq me agrada bastante o timbre que eu tiro... ele não soa nem um pouquiho como híbrido... é válvula fritando mesmo... som clássico de valvulado nervoso.... Led Zé fala a verdade, comprei o amp e não troco ele por nada...estou bastante satisfeito..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blackstar Soloist 60 ou Marshall JMD 501, qual comprar?