Fender hot rod deluxe III - Distorção

    Autor Mensagem
    Shogo
    Veterano
    # out/12


    Bom dia pessoal! Acabei de adquirir um Fender Hot Rod Deluxe III e estou com dúvidas referente a distorção e saturação de válvulas (existem milhares de tópicos sobre isso, dei uma pesquisada mas ainda estou com dúvidas)...

    É meu primeiro amp valvulado, o som clean dele é lindo... Porém quando passo para o canal de distorção, ela sai fraca, sem muito ganho (acredito que seja uma característica do amp, que puxa para o blues, e da minha guitarra que possui captadores single).

    Eu tenho dois pedais de distorção, um DS-1 e um Tube Screamer. Se eu utilizar o canal limpo e usar algum desses pedais para distorção, eles irão saturar a valvula do power? Porque eu gostaria de sentir a distorção viva das válvulas do amp, porém utilizando pedal, esse som não sairia "transistorizado"? Porque me parece pecado ter um amp desses e não utilizar o canal distorção e as valvulas do pré...

    Shogo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vale lembrar que quando digo que a distorção sai fraca, o Drive está no máximo, e o master está no 4 de 12 (aumentar mais não rola)

    fla3d
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não tenho experiência com esse amp pra dizer, mas eu testaria o TS com drive zerado e ganho no máximo para usa-lo como boost, veja como fica aí.

    Shogo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O problema é que toda vez que eu fosse acionar a distorção teria que apertar o footswitch (para trocar para o canal drive) e depois o TS, dai ficaria inviável

    elciosouza
    Veterano
    # out/12
    · votar


    cara, eu tenho um Hot Rod, dos primeiros modelos e uso com uma Tagima com a parte elétrica Fender. Não existe diferença de volume entre os canais...deve ter algo bem errado aí. já ligou a guitarra direto no amp, sem pedais? se apresenta o mesmo problema e se vc acabou de comprar, leva de volta pra loja, e leva tua guita junto pra comprovar o problema.

    Ramsay
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Eu tenho dois pedais de distorção, um DS-1 e um Tube Screamer. Se eu utilizar o canal limpo e usar algum desses pedais para distorção, eles irão saturar a valvula do power? Porque eu gostaria de sentir a distorção viva das válvulas do amp, porém utilizando pedal, esse som não sairia "transistorizado"? Porque me parece pecado ter um amp desses e não utilizar o canal distorção e as valvulas do pré...


    Shogo

    Colega, a sua dúvida é muito pertinente!!
    A maior parte dos amplificadores valvulados da Fender (inclusive o seu) utilizam válvulas 6L6, que são válvulas muito difíceis de serem saturadas e, por isso, é costume utilizar pedais transistorizados, tipo o DS-1 ou o Tubescreamer para aumentar o ganho e empurrar a distorção o que faz com que o amp valvulado sature tanto nas válvulas do pré-amplifcador (normalmente válvulas 12AX7) como nas válvulas de potência 6L6.

    Agora, se vc não utilizar pedais externos, para obter a saturação do seu Fender, vc vai ter que botar o volume do amp quase no máximo no canal drive, o que vai dar um volume absurdamente alto e mesmo assim não vai ter aquele punch e qualidade sonora que teria se vc tivesse ligado pedais, tipo o DS-1 ou o Tubescreamer na entrada para empurrar o som.

    Os amps com válvulas EL34 são mais fáceis de saturar, mas, mesmo assim, com um pedal externo empurrando, o som sempre fica bem melhor!!!

    elciosouza
    Veterano
    # out/12 · Editado por: elciosouza
    · votar


    bicho, saturar o canal clean só após o volume 7,coisa que só fiz 1 vez. pelo que eu entendi, a dúvida é em relação a diferença de volume notada entre os canais. sendo isso, não existe diferença de volume. o canal drive não precisa de altos volumes pra saturar e em volumes altos, só abre mais as frequências e dá mais corpo ao som. mas se vc colocar o master no 2 e o drive no 4 vc vai ter bastante drive, pro que eu faço. só pra vc ter uma idéia real de como funciona comigo...eu coloco o canal clean no volume 2 e o canal drive, master 2 e drive3, a única diferença é o drive...mas o volume entre ambos é o mesmo.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Shogo
    Com single-coil, as válvulas de power vão saturar bem mais "tarde" do que com humbuckers. Com humbucker, o canal clean no volume 3 já apresenta uma distorção considerável. Com single-coil, o volume tem que estar no "talo" e mesmo assim a distorção é muito fraca.
    O canal de drive desse amp tem pouquíssimo ganho. Mesmo com a SG plugada com volume no máximo e canal de drive selecionado, sou obrigado a usar um SD-1 pra dar boost pra ter um ataque legal. Desse jeito rola legal tocar um Death/Sepultura/qualquer coisa não tão moderna.

    Quanto a usar o pedal no canal clean, a idéia é essa mesma heheh... Mesmo com a distorção das válvulas de power o ganho não é alto, então usando o TS com ganho moderado e volume no máximo o timbre vai sair bem "na cara". Não vá na onda de "sujar o timbre valvulado"...

    Shogo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    obrigado pelas respostas! Então acho que vou utilizar somente o canal clean e utilizar o DS1 ou TS para distorção. Dessa forma estarei inutilizando as valvulas do pré?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender hot rod deluxe III - Distorção