Microfonar caixa 4x12 ao vivo estereo

    Autor Mensagem
    RoLP
    Veterano
    # set/12


    Opa blz galera.
    Sempre utilizei meu half stack ao vivo sem microfonar e em estéreo...onde o som espalhava bem. Mas agora começamos a microfonar tudo e mudei para mono atrás da 4x12 para isto.
    Mas senti mta perda e queria usar ela microfonada em estéreo. Neste caso, como é feito? Usa-se dois mics, sendo um em cada falante oposto ou apenas um mic afastado da caixa? Ou há outra forma de fazer?

    Keith.Scott
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    RoLP
    É só seguir a lógica!
    Geralmente, usa-se dois mic's para microfonação em estereo! (seja no mesmo box, ou em amp's/caixas separados)...!
    Alguns chegam a usar quatro microfones.... dois em cada falante... (dependendo da resposta que se quer ter... variando posições e/ou caracteristicas de captação do proprio mic)!

    É perfeitamente possivel microfonar com apenas um mic... mas eu, particularmente, não vejo lógica nisso!
    Pra que microfonar um sistema estereo, com somente um microfone, se a grande sacada do estereo É justamente "o efeito estereo"??? (Desculpe a redundancia, mas vc entendeu, não é???) ;]

    Além do mais, o volume de palco da sua banda não deve ser baixo (visto que você sempre utilizou seu "half stack ao vivo sem microfonar e em estéreo...onde o som espalhava bem") e um microfone não direcionado e sem uma boa regulagem ali tenderia a captar tudo, e não somente o som da sua guitarra!

    Eu usaria dois Shure's SM57... um em cada falante, bem posicionados, e bem regulados!
    É assim que faço, por aqui!

    Boa sorte!
    ;)

    RoLP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Keith.Scott
    Faz muito sentido isto que vc me disse.
    Realmente se eu pensar da maneira lógica, este é o método mais correto.
    Mas estava em dúvida se poderia utilizar um somente.
    Tem shows que vi o guitarrista usando 4 caixas 4x12 e colocava dois mics, entre elas (2 estavam em cima e 2 embaixo) e pegava tudo.

    Mas acho que farei isto. Pegarei dois sm 57 e vou colocar em um falante de cada lado e mandar pra mesa.

    Mto boa sua dica...eu volto aqui pra falar como ficou.
    Obrigadão.

    RoLP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Uma coisa que pensei também é o seguinte.
    No show da minha banda, possuimos apenas 2 caixas de 330 watts para externar o som.
    Mas uma é passiva e outra ativa, onde uma alimenta a outra e temos somente o efeito mono.
    Aí neste caso melhor usar tudo mono mesmo né.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    RoLP
    Tem shows que vi o guitarrista usando 4 caixas 4x12 e colocava dois mics, entre elas (2 estavam em cima e 2 embaixo) e pegava tudo.
    acho que vai ser uma decepção, mas, nesses casos, as caixas "sem o microfone" provavelmente estão la só pra enfeite ou reserva....

    por outro lado, mesmo que as 4 caixas estivessem sendo usadas, se não tiver em stereo e não forem com AF diferentes, não faz sentido algum microfonar 4 vezes a mesma coisa... poderia usar tranquilamente 1 microfone apenas....

    Uma coisa que pensei também é o seguinte.
    No show da minha banda, possuimos apenas 2 caixas de 330 watts para externar o som.
    Mas uma é passiva e outra ativa, onde uma alimenta a outra e temos somente o efeito mono.
    Aí neste caso melhor usar tudo mono mesmo né.

    se o som final é mono, então é mono... é impossível usar um som mono em stereo... se você jogar em stereo, na hora do mix fica mono...

    Keith.Scott
    Veterano
    # set/12
    · votar


    se o som final é mono, então é mono... é impossível usar um som mono em stereo... se você jogar em stereo, na hora do mix fica mono...
    O Deco_ufrj já disse tudo, aí!

    E como eu comentei no meu primero post... "É só seguir a lógica!"

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    RoLP
    só de ciriosidade, quais amplis você usa? eu acho um perrengue ter que levar uma caixa 4 x 12 + 2 heads... não tenho vontade nenhuma... hehehe

    RoLP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Opa...eu tenho um stack marshall jcm e um blackstar head.
    Mas utilizo só um nos shows.
    O blackstar estou deixando com o outro guitarrista pra ele usar.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Mas utilizo só um nos shows.
    mas quando usava em stereo usava os 2 né? pq não da pra usar em stereo com um ampli mono...

    RoLP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Então..quando digo stereo, digo a caixa 4x12 selecionada na opção stereo atrás...
    Ele divide os falantes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonar caixa 4x12 ao vivo estereo